‘Não imaginava que seria escolhida’, diz aluna de Rolim de Moura selecionada para viagem aos Estados Unidos

A adolescente estuda no 2º ano do Ensino Médio da Cândido Portinari e conta que não conhecia muito sobre a expedição científica liderada pelo coronel Mariano Cândido Rondon.

Publicada em 10 de April de 2014 às 12:16:00

Adriana Gomes diz que está animada para sua primeira viagem internacional

Quando Adriana Micaeli Gomes Rocha chegou à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cândido Portinari, em Rolim de Moura, não entendeu o porquê de os professores estarem a abraçando e dando parabéns. O motivo das felicitações foi revelado por outro professor, dizendo que a redação da jovem de 15 anos tinha sido escolhida pelo Projeto Histórico Educacional Rondon-Roosevelt, o qual contemplará oito alunos da rede pública estadual para um intercâmbio cultural nos Estados Unidos.

A adolescente estuda no 2º ano do Ensino Médio da Cândido Portinari e conta que não conhecia muito sobre a expedição científica liderada pelo coronel Mariano Cândido Rondon junto com o ex-presidente americano Theodore Roosevelt e que teve de pesquisar na internet para se aprofundar no assunto. “Achei muito interessante. Descobri que a expedição contribuiu com a fauna e a flora da região, e que eles enfrentaram vários problemas, como a malária que o Roosevelt contraiu”, lembra.


Aluna de Rolim de Moura junto com colegas de classe da Escola Cândido Portinari Outra descoberta que Adriana teve foi quando recebeu a notícia que sua redação tinha sido selecionada para participar do projeto de intercâmbio promovido pela Embaixada Americana e pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A jovem afirma que foi pega de surpresa na escola. “Não imaginava que a minha redação daqui de Rolim seria escolhida”, comenta a aluna, que garante não ter sido a única a ficar surpreendida com a notícia quando viu a reação dos seus pais ao contar sobre a seleção.

Pela primeira vez no exterior, a jovem diz que está muito ansiosa para o dia da viagem, que acontece em maio. “Não bastando ser uma viagem aos Estados Unidos, ainda, ‘de cara’, vou conhecer quatro estados”, enfatiza, animada. Adriana acredita que a realização do intercâmbio irá contribuir muito para o seu aprendizado e futuro. “Vou conhecer muita coisa nessa viagem e sei que vai me ajudar a ter outra visão sobre os Estados Unidos e o Brasil”, declara.

Expedição
O objetivo da Expedição Científica Rondon-Roosevelt era ‘descobrir’ a nascente e a foz do então Rio da Dúvida, batizado assim pelo coronel Mariano Cândido Rondon durante a implantação de uma linha telegráfica.

Rondon não sabia nada sobre o Rio da Dúvida e decidiu incluir esse rio no mapa. Para isso foi organizada a expedição científica e em 1914 foi encontrada a foz no rio Aripuanã, no Amazonas. Então o rio recebeu o nome de Roosevelt, em homenagem ao ex-presidente que acompanhou a descoberta.


Texto: Halex Frederic

Fotos: Escola Cândido Portinari