O aniversário do AM

Valdemir Caldas

Publicada em 14 de April de 2014 às 18:08:00

Abril é mês de aniversário do jornal Alto Madeira. Comprado pela família Tourinho, na década de 60, de um grupo de comunicação fundado e controlado pelo jornalista Francisco de Assis Chateaubriand, o AM é um dos jornais mais antigos do país e, hoje, tornar-se o mais velho do Estado de Rondônia, quando completa 97 anos.

Fundar um jornal e mantê-lo durante tanto tempo em atividade, com poucos recursos e contrariando privilégios de poderosos, quase sempre virulentos, principalmente quando sentem a derrota mordiscando-lhes os calcanhares, não é uma tarefa comum. É preciso ter coragem, elevado sentimento de justiça, espírito público, determinação e, sobretudo,Fé, amor pelo trabalho e respeito ao leitor, quando se dispõe realmente a defender os interesses do povo.

E essa tem sido, entre tantas, a proposta da família Tourinho no comando do AM, refletida na retidão e no profissionalismo da figura impoluta e carismática que é o jornalista Euro Tourinho,um baluarte da honradez, da credibilidade e da decência, valores que ele tem sabido cultivar e faz questão de disseminar para todos aqueles que privam de seu convívio, como eu, que o conheço há 25 anos e tenho orgulho de desfrutar de sua sincera amizade.

Mas o AM não é só a família Tourinho. Há um grupo de abnegados profissionais, que foram contagiados pelas ideias do mestre Euro. De fato, sem a união da família quase nada teria sido realizado, pois quando se busca defender o interesse público, muitas portas se fecham. Sem o envolvimento completo da família, nada disso teria sido possível.
É no exemplo de pessoas extraordinárias como o jornalista Euro Tourinho, que podemos tirar ensinamentos, quer seja no campo pessoal, quer seja no campo profissional. Alguém que soube, pelo esforço próprio, vencer as adversidades e colocar a logomarca AM no mural da história de Rondônia.