O petismo e a sua cantilena enfadonha de golpe

Valdemir Caldas

Publicada em 03 de May de 2016 às 07:14:00

É prática de menino birrento, quando apanhando em erro, tentar envolver os circunstantes em suas traquinagens. Assim é o petismo. A presidente Dilma Rousseff corre o risco de ser cassada, por infringir a Lei de Responsabilidade Fiscal, conforme relatório do Tribunal de Contas da União. Mesmo assim, seus séquitos insistem em ignorar as evidências, dizendo que ela está sendo banida do poder com um golpe orquestrado por setores da mídia, mancomunada com adversários políticos. Depois que a imprensa mundial virou as costas para essa história de golpe, nem apropria Dilma fala mais sobre o assunto. O Brasil saiu de uma ditadura há trinta anos e essa gente vem hoje falar de golpe.

Dilma, Lula e o PT foram vítimas de sua própria sede de poder. Durante a tramitação do processo de cassação na Câmara dos Deputados, ela teve inúmeras oportunidades para produzir sua defesa. Entretanto, o que se viu, até hoje, foi a tentativa infrutífera de desqualificar as denúncias. A busca de anular evidências, que a apuração das irregularidades propiciou, constitui, dessa forma, exercício infundado, cuja mais visível consequência foi a de tentar desacreditar não somente a mais alta corte de contas deste país, como também os autores do pedindo de impeachment da presidente, um deles fundador do PT.

A opinião pública sabe, agora, a verdadeira intenção da presidente Dilma, ou seja, burlar a LRF para tentar passar à sociedade uma imagem que só existia na sua cabeça e na de muitos que a cercam, mas o tirou acabou saindo pela culatra. Falar em golpe, quando estamos em pleno Estado de Direito, quando os próprios acontecimentos apontam nessa direção, é, no mínimo, desfaçatez. As instituições estão funcionamento regularmente e não se vislumbra qualquer atitude que indique a tendência à ruptura da ordem constitucional. A cassação da presidente Dilma são favas contadas. Temer vai assumir e o país continuará essa zona que se vive hoje. Tudo isso, evidentemente, por causa do petismo, que não soube tratar a coisa pública com o devido respeito e, principalmente, a população brasileira, que depositou nessa gente todas as suas esperanças. E o que eles fizeram? Simplesmente transformaram o país numa choldra. Golpe é cantilena enfadonha de quem acha que a sociedade é formada apenas por energúmenos.