O Senador Odacir Soares defende medidas para estimular desenvolvimento da Região Norte

“O Norte brasileiro abarca estados de dimensões colossais, alguns deles com áreas dezenas de vezes maiores que a de países europeus”, destacou em discurso.

Publicada em 23 de October de 2014 às 10:45:00

Brasília, DF – O senador Odacir Soares (PP-RO) afirmou que para o Brasil se tornar mais competitivo e igualitário precisa estimular o desenvolvimento dos estados do Norte do país e, para isso, defende a concessão de compensações financeiras e fiscais em benefício da região.
Segundo o parlamentar, o Brasil precisa aproveitar o grande potencial econômico da Região Norte, incentivando o turismo interno e externo na Amazônia e explorando melhor o potencial hidroviário, com a ampliação do transporte de mercadorias e de pessoas pelos rios amazônicos.

Ele considera essencial o fomento à pesquisa, visando o patenteamento dos princípios ativos da fauna e da flora amazônicas para medicamentos e outros produtos, o que, de acordo com o senador, ajudaria no combate à biopirataria.


Odacir Soares explicou que o desenvolvimento da Região Norte depende de decisões políticas da sociedade brasileira e de seus representantes nos próximos anos. E na avaliação do senador, a melhor política para a Amazônia deve promover o equilíbrio entre a preservação da floresta e os avanços econômicos, em vez de se resumir à proteção ambiental.


— Para tanto, faz-se necessário a nossa reflexão conjunta, até mesmo a respeito da atual divisão territorial daquela região. O Norte brasileiro abarca estados de dimensões colossais, alguns deles com áreas dezenas de vezes maiores que a de países europeus. Talvez tenhamos que nos debruçar sobre essa questão decisiva para o nosso futuro, qual seja, a necessidade de reconfiguração dos territórios estaduais na Amazônia Ocidental e na Região Norte como um todo. A nova divisão territorial poderá implicar na criação de novos estados ou mesmo de novos territórios federais — disse.


Odacir Soares acrescentou que a chamada Amazônia Ocidental, formada pelos estados do Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia, é a parte mais bem preservada da Região Norte e possui não só uma grande biodiversidade como também imensas reservas de petróleo, gás natural, cassiterita e outros minérios. E essas riquezas, de acordo com o senador, precisam ser exploradas para garantir melhor qualidade de vida a sua população.