02/08/2012 - 10h49min - Atualizado em 02/08/2012 - 10h49min

O silêncio que incomoda

Para quem gosta de falar pelos cotovelos como Hermínio Coelho, deve estar sendo muito difícil manter a língua presa. Mas, como ensina o livro de Eclesiastes, para tudo há um tempo.

Valdemir Caldas

O presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia, José Hermínio Coelho(PSD), andava sumido da mídia, principalmente, depois que pipocou o escândalo das diárias. Quarta feira (1), porém, Coelho apareceu na televisão, lendo um texto alusivo ao centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Por enquanto, nenhuma palavra sobre a concessão de diárias a servidores da ALE, para acompanhá-lo em férias, conforme noticiou o site Tudo Rondônia.

Para quem gosta de falar pelos cotovelos como Coelho, deve estar sendo muito difícil manter a língua presa. Mas, como ensina o livro de Eclesiastes, para tudo há um tempo. Um tempo de calar e um tempo de falar. Já disse alguém, que mesmo um tolo, quando segura a língua, é considerado sábio. Entretanto, pecar pelo silêncio, quando se deveria protestar, transforma homens em covardes, escreveu Abraham Lincoln.

No vídeo, Coelho procurou mostrar tranqüilidade. Em vão. Aquela história das diárias o feriu profundamente e mexeu com o seu brio. Em menos de uma semana, Coelho passou do paraíso ao inferno. Já não mais parece aquele político influente, nem o mais endeusado por setores da mídia. Foi um golpe implacável.

Melhor que fingir tranquilidade ou superioridade que ninguém enxerga, deve Coelho fazer de tudo o que estiver ao seu alcance, para provar que não cometeu nenhuma irregularidade – se assim entender. Caso contrário, a saída é vir à pública, reconhecer o erro e pedir desculpada à população, principalmente aos que nele votaram.

O que deseja a sociedade é que Coelho ajude a esclarecer os fatos e concorra para que paire acima de qualquer suspeita seu nome, seu mandato e, de quebra, sua administração a frente da ALE. Até porque o povo está cansado de conviver com essa conversa mole “do não sabia de nada”.

O político que se diz comprometido com a moralidade e a transparência nos negócios públicos tem o irrecusável dever de facilitar, concorrer – exigir, até – que tudo de quanto se o acuse seja devidamente esclarecido. Afinal, não basta que a mulher de César seja honesta, séria, decente; é preciso que nem sequer seja suspeitada. Assim, a qualquer homem público, ao tributo da honestidade há que se ajuntar a aparência de honestidade, seriedade e respeito à coisa pública.

Longe de mim, contudo, querer colocar em xeque essas e outras qualidades que o presidente José Hermínio Coelho garante ter, mas insistir no silêncio como resposta ou pretender jogar a denúncia para debaixo do tapete, não vai ajudá-lo em nada. Pelo contrário, só contribuirá para comprometer a imagem de paladino da moralidade pública, que ele teima em encarnar.

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Avatar de DANI

Postado por DANI em 02/08/12 às 13:08

Em primeiro lugar quero enfatizar o texto inteligete produzido pelo comentarista do Tudorondonia, gosto muito do conteudo de seus comentarios. Quero dizer que na linguagem do povo: "Quem cala consenti".

187.5.98.11
Avatar de PAULO CESAR

Postado por PAULO CESAR em 02/08/2012 às 12:25

Alardear mais o que é visível são se colocar em foco! O silêncio dos corruptos é a forma de manipular os inocentes, quando nos calarmos eles voltam como vitimas de perseguição política! São como Demônios que vivem da desgraça da pessoa humana, fazer o mal são próprios de sua natureza.

177.1.255.226

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 25/05/2013 ás 17:31:00

Rondoniense ganha carro zero em Promoção das Mães com 7 cupons

Presentes das mães representam crescimento de 15% em vendas no Porto Velho Shopping.

POLÍTICA | matéria escrita em 25/05/2013 ás 17:25:00

Euclides destaca importância da Rondônia Rural Show e anuncia instalação de frigorifico de pescado

Euclides disse que o produtor rural estão tendo a oportunidade de participarem de um dos maiores eventos comercial, social e de conhecimento tecnológico do Brasil.

POLÍTICA | matéria escrita em 25/05/2013 ás 17:18:00

Marinha Raupp pede desinterdição do aeroporto de Guajará Mirim na ANAC

Enquanto as adequações finais não ficam prontas, a deputada solicitou que voos de emergência, de missões de misericórdia e para o transporte de doentes sejam liberados.

GERAL | matéria escrita em 25/05/2013 ás 16:22:00

Reunião com presidente do INSS, bancada federal e sindicalistas define medidas para melhorar atendimento

Péssimos serviços prestados pelo órgão em Rondônia são discutidos em Brasília.

RONDÔNIA JURÍDICO | matéria escrita em 25/05/2013 ás 16:12:00

Andrey Cavalcante confirma presença no V Encontro de Direito Médico de Rondônia

Na sua quinta edição, o encontro oferece aos profissionais da área médica e jurídica, estudantes de Direito e de Medicina, o debate de temas importantes...

POLÍTICA | matéria escrita em 25/05/2013 ás 15:51:00

Isolado e enfraquecido, Confúcio evita servidores públicos temendo vaias

Como os grevistas prometem endurecer, as aparições do governador em solenidades públicas deverão ser ainda mais limitadas. E a presença da tropa de choque a PM, mais constante.

POLÍTICA | matéria escrita em 25/05/2013 ás 15:23:00

Políticos do grupo de prefeito comentam lançamento da pré-candidatura da primeira dama

Nunca foi segredo para ninguém que ambos pretendem disputar as eleições de 2014, concorrendo ao cargo de deputado estadual, contando com apoio do prefeito.

GERAL | matéria escrita em 24/05/2013 ás 17:24:00

Rondônia: Grevistas doam sangue em mutirão

Em uma parceria com a Fundação Fhemeron, os grevistas saíram da concentração em Porto Velho para reforçar o banco de sangue do hemocentro.

POLÍTICA | matéria escrita em 24/05/2013 ás 17:21:00

Em Linhas Gerais: com desculpas esfarrapadas e descaso, Prefeitura deixa capital à base de buracos

Gessi Taborda

GERAL | matéria escrita em 24/05/2013 ás 16:47:00

Banda Branco Ou Tinto e The Jacks no GREGO ORIGINAL PUB

Branco Ou Tinto já fez show em Porto Velho em 2007 no Festival Beradeiros, é neste fim de semana faz show no Festival Casarão 2013 e noGREGO ORIGINAL PUB.

GERAL | matéria escrita em 24/05/2013 ás 15:57:00

AGU defende normatização das recomendações expedidas pelo MPaos órgãos públicos

A Advocacia-Geral entrou com Pedido de Providências no CNMP em razão das ameaças de responsabilização pessoal do agente público caso sejam descumpridos os termos das recomendações.

GERAL | matéria escrita em 24/05/2013 ás 15:54:00

Enfermeiros voltarão a prescrever remédios e a solicitar exames em Brasília

Com esta decisão, os enfermeiros da rede pública distrital voltam a ter estas competências.

RONDÔNIA JURÍDICO | matéria escrita em 24/05/2013 ás 15:51:00

Lei das Eleições permite substituição de candidato a prefeito na véspera da votação

A defesa de Moura Júnior alegou que a substituição ocorreu devido ao não julgamento do recurso de Moura pai em decorrência da Lei da Ficha Limpa em tempo hábil.

RONDÔNIA JURÍDICO | matéria escrita em 24/05/2013 ás 15:48:00

Supermercado indenizará empregado obrigado a dançar na frente de clientes

Alegou que a situação era constrangedora e o expunha ao ridículo, pois submetia o grupo a todo um gestual típico da cultura norte-americana que muitas vezes servia de chacota.

RONDÔNIA JURÍDICO | matéria escrita em 24/05/2013 ás 15:45:00

STJ suspende trâmite de todas as ações sobre TAC e TEC no país, em qualquer juízo e instância

Pela decisão, toda ação em que se discuta a legitimidade da cobrança de tarifas administrativas para concessão e cobrança de crédito, qualquer...

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com