14/04/2011 - 17h55min - Atualizado em 14/04/2011 - 17h55min

OAB cobra do MP envio de mais promotores para Jaru

Presidente da Subseção da OAB Jaru, Mario Roberto, afirma que só um promotor é insuficiente para a Comarca.

A Comarca de Jaru, a 3ª maior do Estado em número de atendimento à população (a 1ª é Porto velho e a 2ª é Vilhena), corre o risco de ficar sem promotor de Justiça. Apenas um promotor atende toda a Comarca que abrange outros municípios da região. Com os trabalhos concentrados em uma única pessoa, devido à sobrecarga, processos e decisões que dependem do envolvimento do promotor acabam sendo postergados, o que causa morosidade na finalização dos processos. A denúncia é do presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Jaru, advogado Mário Roberto Pereira de Souza.

Segundo Mário Roberto, depois de um levantamento foi constatado que Comarcas menores, como a de Ariquemes e Ji-Paraná, têm até seis promotores cada uma. “Como aqui (em Jaru) só tem um, se ele adoecer, a Comarca ficará desassistida pelo Ministério Público”, alerta. O advogado acrescenta que a permanecer o atual quadro, o promotor não agüentará por muito tempo devido ao stresse da sobrecarga de trabalho e responsabilidades a que é submetido.

Alertando a corregedoria do Ministério Público para problema, o presidente da Subseção da OAB Jaru lembra que o promotor é peça fundamental no andamento de ações, formando, junto com o juiz e o advogado o conhecido tripé que a Justiça. “O promotor representa o estado como parte acusadora e sua ausência inviabiliza o funcionamento da Justiça”, reitera.

De acordo como Mário Roberto, muitos cidadãos implicados em processos sofrem com a demora da análise do caso. “O promotor não é onipresente, há audiências que chegam a ser realizadas sem ele, por que, na maioria das vezes, o promotor já está executando outras tarefas de responsabilidade da promotoria”. Mário Roberto acentua que o problema prejudica os trabalhos e compromete o tripé que compõe a Justiça (advogado, promotor de Justiça e Juiz).

Há a necessidade urgente, segundo o presidente da Subseção da OAB Jaru, de se encaminhar mais um promotor para a comarca. “Nossa reclamação não é quanto o trabalho do promotor. Sabemos que é humanamente impossível uma só pessoa cumprir a demanda da Comarca. O mínimo que pode ser feito é o Ministério Público encaminhar mais um promotor para atender Jaru”, reclama.


Assessoria de Imprensa OAB-RO

comentários

COMENTÁRIOS


Avatar de MARINO DOS SANTOS

Postado por MARINO DOS SANTOS em 15/04/11 às 06:04

nada contra a cidade de Jaru, mias aqui em Vilhena tem promotor sobrando, pois eles estão inventando serviço, e só levar, para nos não vai fazer falta alguma, muinto pelo contrario vai ajudar nossa cidade.

201.3.30.149

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
POLÍTICA | matéria escrita em 21/05/2013 ás 16:50:00

POLITICA E PODER - ROBERTO KUPPÊ

O colunista reafirma mais uma vez que não tem nada, absolutamente nada contra evangélicos e que possui muitos amigos e até parentes que pertencem a este segmento religioso.

GERAL | matéria escrita em 21/05/2013 ás 16:42:00

Defensoria Pública assiste população ribeirinha na Justiça Itinerante

Os assistidos participam de audiências de conciliação representados pelo defensor público João Sismeiro, que atua em questões cíveis e criminais.

GERAL | matéria escrita em 21/05/2013 ás 16:45:00

Semusa intensificará ações de prevenção ao Tabagismo

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com o Governo do Estado, realizará no próximo dia 29 de maio ações em prol do Dia Mundial Sem Tabaco (oficialmente dia 31 de maio).

GERAL | matéria escrita em 21/05/2013 ás 16:37:00

Escritora do Paraná lança livro na IX Jornada Literária do Sesc, em Porto Velho

Estrela Leminski, filha do poeta Paulo Leminski, traz música e poesia no palco do Teatro 1.

GERAL | matéria escrita em 21/05/2013 ás 16:33:00

Forca Sindical em Rondônia elege nova direção

O comerciário Francisco de Assis Pinto Rodrigues, 40, foi eleito por aclamação na manhã desta terça-feira 21 o novo presidente da Força Sindical em Rondônia.

GERAL | matéria escrita em 21/05/2013 ás 16:35:00

MP vai promover audiência para discutir serviços da Caerd em Ouro Preto

O Ministério Público do Estado de Rondônia, por intermédio da Promotoria de Justiça de Ouro Preto do Oeste, realizará audiência pública, no dia 7 de junho, às 8h30min.

GERAL | matéria escrita em 21/05/2013 ás 16:29:00

Olimpíada Nacional em História do Brasil recebe inscrições

Alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) também poderão participar. A primeira fase iniciará em 19 de agosto, Dia do Historiador.

GERAL | matéria escrita em 21/05/2013 ás 16:28:00

Seas divulga lista dos sorteados para 593 casas em Ji-Paraná

O Governo, através da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), torna pública a lista contendo os nomes dos sorteados.

GERAL | matéria escrita em 21/05/2013 ás 16:23:00

Seduc e Ifro interagem e definem parceria

Parceria e integração foram as palavras defendidas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) no encontro desta terça-feira (21) na sala de reunião do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (Ifro).

GERAL | matéria escrita em 21/05/2013 ás 16:22:00

Governo busca tecnologia italiana na produção de móveis e design

A Missão Itália foi chefiada pelo secretário da Sedes, Emerson Castro.

GERAL | matéria escrita em 21/05/2013 ás 16:21:00

Ministros visitam a 2ª Rondônia Rural Show

Os ministros do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Antônio Andrade, estão com agenda confirmada para abertura da 2ª Rondônia Rural Show.

POLÍTICA | matéria escrita em 21/05/2013 ás 15:51:00

Greves de servidores pipocam no Estado; deputados vão para o Nordeste com tudo pago pela ALE

Servidores do Judiciário, Sistema Penitenciário e trabalhadores da educação estão em greve. Enquanto isso, deputados estão em Recife.

RONDÔNIA JURÍDICO | matéria escrita em 21/05/2013 ás 15:32:00

TRE-RO regulamenta “Carga Rápida” de processos para advogados

A “Carga Rápida” consiste na retirada de autos em andamento por advogados, constituídos ou não, quando não estiverem sujeitos a sigilo, nas unidades jurisdicionais de primeiro grau e na secretaria do TRE-RO.

GERAL | matéria escrita em 21/05/2013 ás 15:22:00

SEFIN INSISTE NO DESVIO FUNCIONAL E SE RECUSA A CUMPRIR A LEI

Inúmeros servidores administrativos ingressaram em juízo pleiteando reparação financeira por estarem exercendo atividades dos Técnicos Tributários e tiveram seu direito reconhecido.

GERAL | matéria escrita em 21/05/2013 ás 12:46:00

Greve dos trabalhadores em educação estaduais começa com passeata e protesto em frente ao Palácio do Governo

Os servidores públicos estão ainda mais revoltados com a notícia de que ocupantes de cargos comissionados passaram a ganhar quase 300% a mais do que o CDS que ocupavam anteriormente.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com