OAB lembra Dia de Santo Ivo, padroeiro dos advogados

É de Santo Ivo o primeiro e célebre Decálogo do Advogado, considerado como um sintético tratado de Deontologia da profissão.

Publicada em 19 de May de 2015 às 18:14:00

Brasília – “São comemoradas duas datas importantes nesta terça-feira, 19 maio: o Dia Nacional dos Defensores Públicos e o Dia de Santo Ivo, padroeiro dos advogados”, ressaltou o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho. “O advogado é a voz dos direitos legais da sociedade, por ser essencial à justiça e ao estado de direito. O defensor público é advogado e integram a administração pública direta”.

Marcus Vinicius afirmou que o Conselho Federal da OAB representa aproximadamente 870 mil advogados brasileiros e, ainda, destacou a importância da defesa das prerrogativas, pois quem viola o advogado, agride o cidadão. “Advogado valorizado significa o cidadão respeitado”, completou.

SANTO IVO

Santo Ivo, cujo nome é Yves Hélory de Kermartin, nasceu em 17 de outubro de 1253 em Bretanha, na França e faleceu, aos 50 anos, em 19 de maio de 1303. Ele dedicou sua vida à defesa dos miseráveis e oprimidos. Ivo foi canonizado, pelo Papa Clemente VI, em 19 de maio de 1347, quando foi “inscrito no Catálogo dos Santos da Igreja como patrono dos Advogados e Defensores”.

É de Santo Ivo o primeiro e célebre Decálogo do Advogado, considerado como um sintético tratado de Deontologia da profissão. Além disso, foi de sua inspiração a criação da “Instituição dos Advogados dos Pobres”, especialmente para pelejar as causas dos revéis, pobres, viúvas e órfãos.

DECÁLOGO DE SANTO IVO

1. O advogado deve pedir a ajuda de Deus nas suas demandas, pois Deus é o primeiro protetor da Justiça; 2. Nenhum advogado aceitará a defesa de casos injustos, porque são perniciosos à consciência e ao decoro; 3. O advogado não deve onerar o cliente com gastos excessivos; 4. Nenhum advogado deve utilizar, no patrocínio dos casos que lhe são confiados, meios ilícitos ou injustos; 5. Deve tratar o caso de cada cliente como se fosse seu próprio; 6. Não deve poupar trabalho nem tempo para obter a vitória do caso de que se tenha encarregado; 7. Nenhum advogado deve aceitar mais causas do que o tempo disponível lhe permite; 8. O advogado deve amar a Justiça e a honradez tanto como as meninas dos olhos; 9. A demora e a negligência de um advogado causam prejuízo ao cliente e quando isso acontece deve indenizá-lo; 10. Para fazer uma boa defesa, o advogado deve ser verídico, sincero e lógico.