OAB participa de evento no STJ de combate à corrupção

A OAB Nacional participou nesta quarta-feira (27) do “Encontro Ítalo-Brasileiro: Operação Mãos Limpas e Combate à Corrupção”, realizado pelo Superior Tribunal de Justiça e Conselho da Justiça Federal.

Publicada em 28 de April de 2016 às 12:18:00

Brasília – A OAB Nacional participou nesta quarta-feira (27) do “Encontro Ítalo-Brasileiro: Operação Mãos Limpas e Combate à Corrupção”, realizado pelo Superior Tribunal de Justiça e Conselho da Justiça Federal. O secretário-geral adjunto da Ordem, Ibaneis Rocha, e o procurador nacional de defesas das prerrogativas, Charles de Menezes, representaram a advocacia no evento.

“O Brasil vive processo muito desgastante, político e administrativo, no qual se observa a corrupção instaurada dos mais altos postos até os mais baixos. A advocacia tem de estar firme no combate a esta chaga, que compromete de forma grava o Estado Democrático de Direito. Obviamente, tem de se respeitar sempre, de forma inarredável e intransigente, o devido processo legal, o contraditório, a ampla defesa e as prerrogativas dos advogados que atuam nesses processos”, afirmou Menezes.

Na abertura do evento, o presidente do STJ e do CJF, ministro Francisco Falcão, traçou paralelos entre a Operação Mãos Limpas, que investigou grande esquema de corrupção na Itália, e a Lava Jato, afirmando que a corrupção é um fenômeno global. “Pretendemos fomentar debates, recolher contribuições e identificar caminhos para a sociedade. Combate à corrupção não é labor de um homem ou uma instituição”, disse.

Participaram da abertura do evento também o corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Og Fernandes; o diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, ministro Humberto Martins; o coordenador científico do evento, juiz federal Bruno Leonardo Câmara Carrá; o presidente da Ajufe, juiz federal Antonio César Bochenek; e representantes da Universidade de Bolonha.