Obra dos viadutos da Jatuarana e Trevo do Roque em plena execução

Está em plena execução a obra dos viadutos. Até o momento, o serviço é executado em duas frentes de trabalho, uma no viaduto da Jatuarana com a BR 364 e outra no Trevo do Roque.

Publicada em 12/06/2012 às 09:50:00

Está em plena execução a obra dos viadutos. Até o momento, o serviço é executado em duas frentes de trabalho, uma no viaduto da Jatuarana com a BR 364 e outra no Trevo do Roque. Uma outra frente de trabalho, a da Campos Sales, deve ser aberta nos próximos dias. A informação foi confirmada na segunda-feira, 11, pela Secretaria municipal de Projetos e Obras Especiais (Sempre).

A secretária adjunta da Sempre, Silvana Cavol, adiantou que a empresa responsável pela obra aguarda apenas a remoção de um posto de combustível para iniciar a intervenção no local. “Para que a estrutura do posto seja removida, falta ainda o DNIT fazer o pagamento da indenização que acreditamos que deva ocorrer dentro dos próximos dias. Com isso, o local fica liberado para a sequência do serviço”, disse.

Enquanto a nova frente não é liberada, os trabalhos estão concentrados nos viadutos da Jatuarana e do Trevo do Roque e na abertura das marginais, que terá uma extensão de 10 quilômetros de cada lado da BR 364, até a altura da Faculdade de Rondônia (Faro), totalizando 20 quilômetros. Nas marginais está sendo concluída a obra de drenagem para que possa receber o asfalto.

O viaduto da Jatuarana é onde a obra está mais adiantada. O trabalho atual consiste na recuperação da base para a colocação do asfalto. A intervenção é necessária porque com as chuvas, o aterro ficou encharcado impedindo o serviço de pavimentação. “Depois da colocação do asfalto, o trânsito que hoje é feito na BR será desviado para o viaduto, para que possa ser iniciado o trabalho na pista lateral”, informou o secretário da Sempre, Israel Xavier.

No viaduto do Trevo do Roque, o serviço também está adiantado, e assim como o da Jatuarana, já foi concluída toda a estrutura física. O trabalho agora está sendo na abertura do desvio por onde passará o novo traçado da BR 364. Outra intervenção que irá contribuir para que a obra avance, é a remoção da rede de alta tensão, serviço que está sendo realizado pela Eletrobrás Distribuidora Rondônia (antiga Ceron).

Por causa desse serviço, no último sábado a avenida Raimundo Cantuária, entre a Nações Unidas e rua Uruguai, ficou interditada no horário da 05h30 às 14h, para que a Eletrobrás realizasse a instalação do circuito I, da linha de alta tensão de 69 KV. O início do trabalho foi acompanhado pelo secretário Israel Xavier. “O remanejamento da rede para essa nova rota vai viabilizar a obra do viaduto do Trevo do Roque, pois com a retirada da rede da BR 364, liberará tanto o Trevo do Roque, como também as marginais, até a subestação da Eletronorte do Areal”, adiantou o secretário. No próximo domingo, 17, haverá nova interdição da via para que possam ser finalizados os pontos de “jumpers” (desvio) e interligação entre as redes de pára raios. As interdições continuarão nos próximos finais de semana até que sejam concluídos os dois circuitos, que passarão pela Raimundo Cantuária, desde a rua João Pedro da Rocha, rua Guanabara, até a subestação do Areal.