Odacir Soares lamenta que o Governo de Rondônia esteja abusando das desculpas para não agilizar transposição

O senador vê ineficiência administrativa e garantiu continuar cobrando e criticando o Executivo Estadual enquanto não começar a se esforçar pela demanda, que é direito do cidadão rondoniense.

Publicada em 28 de August de 2014 às 09:43:00

Porto Velho, RO – O senador  Odacir Soares (PP) já falou várias vezes sobre o assunto que envolve  a transposição dos servidores do Estado de Rondônia para quadro em extinção da União sem retroceder em momento algum suas declarações.

– Visitei o interior de Rondônia esta semana e a reclamação vem da maioria. E é algo justo, visto tratar-se de direito já reconhecido inclusive pelo governo federal, que já concedeu, do seu lado, o mecanismo necessário para que essa seja, logo mais, uma demanda superada – disse.

O congressista ressaltou outra vez a incompetência e inoperância por parte do Governo do Estado de Rondônia que, tendo ciência de como é possível resolver o problema o quanto antes, faz vista grossa e anda a passos curtíssimos, arriscando perder inclusive o novo prazo aberto pela presidente Dilma Rousseff (PT) de mais um ano para a vigência da comissão interministerial que cuida da questão em Brasília.

– É preciso acabar com a história falsa de que o atravancamento da transposição é culpa do governo federal. Isso é uma mentira, uma balela deslavada! Querer culpa a presidente Dilma Rousseff por isso é jogo político dos mais baixos. Ela fez o que lhe cabia fazer – criticou.

Na visão do senador, a lerdeza da atual administração de Rondônia em tomar uma atitude logística é sinônimo de descaso com a população:

– O Governo de Rondônia é negligente. E não adianta correr disso. Já falei desde a primeira vez que a solução logística seria unificar os esforços para a questão. Unindo servidores técnicos e procuradores numa Central Administrativa da Transposição, repito, em três meses todo rondoniense que tem este direito teria um sorriso no rosto e uma vitória a comemorar. Mas do jeito que está, não dá – alegou Odacir Soares.

Odacir ainda disse que no ano que vem o Brasil poderá ter um novo presidente da República, caso Dilma não seja reeleita, somando mais um motivo para que o Governo do Estado de Rondônia tome as rédeas da situação e a encerrasse de vez:

– Houve bom senso por parte do governo federal, coisa que não se pode garantir a partir do ano que vem, pois é possível que tenhamos outro presidente da República não tão favorável à questão e nem tão disposto a solucioná-la tão cedo. Esse é outro fator que deveria empurrar o atual governador a ter pulso e fazer valer o direito do rondoniense. É preciso lembrar que não é necessário usar todo o prazo de um ano concedido pela presidente da República para a vigência da comissão, quando se sabe que se o Governo de Rondônia quiser realmente, tudo se resolveria em no máximo três meses – disse.

E concluiu:

– Para que tudo transcorra de forma célere, relembro, a documentação tem de ser enviada à Brasília de forma correta, e não de qualquer jeito. Os casos de processos encaminhados e feitos à mão são uma vergonha, parece proposital para emperrar mesmo, de má vontade. É uma tremenda burrice um Estado como Rondônia ainda não poder usufruir dessa economia, causando prejuízo aos servidores que têm direito a transposição por negligência administrativa de gestores despreparados. Uma vergonha sem tamanho. Todo procedimento a ser adotado para concluir a transposição é administrativo e está nas mãos do Governo do Estado fazê-lo com rapidez – finalizou.

Assessoria