Operação Apocalipse: a Polícia Civil fez o seu papel

Valdemir Caldas

Publicada em 11 de September de 2013 às 10:19:00

Como disse o jornal eletrônico Tudo Rondônia, das mais de oitenta pessoas presas e indiciadas pela Polícia Civil, durante a Operação Apocalipse(deflagrada no dia 4 de julho deste ano), cinquenta foram denunciadas à Justiça pelo Ministério Público de Rondônia por vários crimes.

Trata-se de uma vitória e tanto da Polícia Civil, principalmente, se se considerar que ainda hoje, passados mais de sessenta dias da operação, muitos insistem em confundir a ação meritória da polícia como instrumento de vindita política.

Na ânsia de defenderem seus interesses (não os da sociedade), alguns promoveram desabrida campanha para tentar desqualificar e desmerecer o trabalho policial. Por pouco não disseram que a culpa era da instituição.

A Polícia Civil, a despeito da intransigência dos que pescam melhor em águas turvas, deu à opinião pública uma resposta adequada e firme, não somente com relação à Operação Apocalipse, mas a uma infinidade de casos que tem recebido. E isso precisa ser destacado, até por uma questão de justiça.

A população aguarda, com expectativa, o desdobramento desse episódio que maculou a imagem de Rondônia. Não serão julgados apenas os cinquenta denunciados, mas, também, um sistema que se alimentava de recursos públicos, por meio de possíveis nomeações fraudulentas.

Com a apresentação, pelo Ministério Público de Rondônia, da denúncia à Justiça, foi dado um passo importante na direção de que as coisas sejam devidamente colocadas nos seus devidos lugares. Agora, é esperar que a Justiça coloque um ponto final nessa história, cumprindo os trâmites legais nessa nova fase do processo. É preciso mudar o conceito que domina expressiva parcela da opinião pública de que cadeia só foi feita para ladrão de galinha.