Padre Ton lamenta corrupção envolvendo vários partidos e diz ter sugerido o afastamento de deputada Epifânia Barbosa da direção do PT

“... esperamos que as providências sejam tomadas; como membro da executiva do PT sugeri que a deputada se afaste do cargo de presidente para que sejam apuradas as denúncias”.

Publicada em 25/11/2011 às 09:32:00

 Durante entrevista  quinta-feira (24) à tarde na Rádio Educativa Liberdade FM de Rolim de Moura, ao ser indagado sobre a Operação Termópilas e o suposto envolvimento da presidente regional do PT deputada Epifânia Barbosa, o deputado federal Padre Ton lamentou mais um caso de corrupção envolvendo parlamentares de diversos partidos, dizendo que espera todas as providências da Justiça.

Disse também que, como membro da Executiva de seu partido, sugeriu o afastamento da deputada da direção até que fossem concluídas as investigações. “Creio que a atitude seria melhor para ela e especialmente para o partido, que fica em situação difícil; seus militantes estão sofrendo com isso, sendo cobrados a todo instante”, disse Padre Ton. Com agenda em seis municípios da região da Zona da Mata, Padre Ton também foi indagado sobre seu trabalho na Câmara dos Deputados.

Ele relatou encontro da bancada com o governador Confúcio Moura (PMDB), em Brasilia, na manhã de quinta-feira, para definir emendas de bancada ao Orçamento Geral da União. “Hoje, 24 (ontem), foi o último dia para destinar esses recursos, e o governador sugeriu emendas para programas priorizados pelo governo federal, e definimos destinar para a erradicação da miséria, até porque o governo estadual está alinhado com essa iniciativa através do Plano FutuRO”, disse. O deputado falou sobre uma inovação no Orçamento da União.

“Para o próximo ano teremos uma boa novidade. Municípios com população inferior a 50 mil habitantes poderão realizar audiências públicas para sugerir emendas até o valor de R$ 600 mil, que deverão ser investidas em infraestrutura e saúde básica”, relatou, lembrando que para a área de saúde foi destinada emenda de bancada sugerida pelo senador Acir Gurgacz para a saúde em Rondônia. Na oportunidade, o deputado agradeceu o espaço para prestar contas de suas ações para os ouvintes da emissora na região. Contou ter recebido as irmãs católicas que administram o Hospital Santa Marcelina em Porto Velho e os diretores da JICRED, entidade responsável pelo aeroporto de Ji-Paraná, que atende toda esta região do interior do estado.

Padre Ton lamentou episódios assistidos nas ultimas semanas como a greve da Unir e as denúncias do envolvimento de deputados de vários partidos em corrupção.

“Como cidadãos esperamos que as providências sejam tomadas, e como membro da executiva do PT em Rondônia sugeri que a deputada Epifânia se afaste do cargo de presidente para que sejam apuradas as denúncias”. Com relação a sua atuação na Câmara, Padre Ton destacou os trabalhos da Comissão Especial que debate a exploração de minérios em terras indígenas.

“Eu fui escolhido o presidente da Comissão e me reuni com o relator para definirmos a agenda necessária para o setor. A partir de agora estamos estudando legislações e vamos ouvir os movimentos organizados para que possamos definir o que for melhor para todas as comunidades indígenas”, definiu. Ele lembrou que esta semana foi aprovada a Desvinculação de Receitas da União (DRU), que regulamenta o percentual do orçamento da União que ficará a disposição da Presidência da Republica para remanejamento, sem autorização do Congresso.

“20% do Orçamento Geral da União ficará disponível a cada ano, até o final do governo Dilma Rousseff”. Questionado sobre seu primeiro ano de atuação, o deputado disse que aprendeu bastante. Lembrou que tem priorizado algumas áreas e tem visitado todo estado de Rondônia buscando conhecer os principais problemas. “Creio que apanhei bastante, mas temos uma grande lição. Esperamos que para o próximo ano seja executado o orçamento e possa diminuir a corrupção que tanto atrapalha o crescimento do país”, finalizou.

O vereador Márcio Mateus, do mesmo partido, também participou da entrevista e explicou sobre os trabalhos voltados para os Arranjos Produtivos Locais (APLs), que ele coordena no território da Zona da Mata. Segundo ele, a Fundação Banco do Brasil sinaliza para o apoio na implantação de agroindústrias, com destaque para um pequeno laticínio que deverá implantado na associação da linha 200 sul. Esta ação beneficiará os produtores envolvidos em derivados do leite, mel e abatedouro de frangos. Mara Paraguass