Padre Ton propõe recuperar áreas degradadas para inibir desmatamento

Criar política para recuperar áreas de pastagens degradadas em Rondônia é proposta do candidato a governador pelo PT....

Publicada em 09 de September de 2014 às 09:09:00

Criar política para recuperar áreas de pastagens degradadas em Rondônia é proposta do candidato a governador pelo PT, deputado federal Padre Ton, anunciada em reunião realizada no distrito de Terra Boa, município de Alvorada do Oeste, nesta segunda-feira (8), com agricultores e lideranças políticas da região. Estima-se que mais de 3 milhões de hectares estejam degradados no Estado.

“Se não houver uma política de resgate desse solo, a tendência da pessoa é vender a área, e vai desmatar em outro lugar”, disse Padre Ton, alertando então para a ocorrência de novos desmatamentos, desnecessários caso o governo do Estado defina em parceria com o setor produtivo uma política para recuperar solos enfraquecidos e assim definir sua utilização.

Padre Ton esteve com agricultores da Linha 6, KM 25 de São Francisco do Guaporé. Além de anunciar a intenção de viabilizar um programa de recuperação de áreas degradadas, o candidato disse que irá buscar a retomada do programa Luz para Todos, explicando que 18 mil pessoas no campo ainda estão no escuro, e irá pressionar a Eletrobrás para fazer investimentos em Rondônia para possibilitar que todo o Estado seja interligado ao Linhão.

O candidato disse ainda que irá retomar o programa de entrega de sementes, e viabilizar a implantação, paralelo ao Pro-Leite, já existente, do projeto Balde Cheio, uma experiência que tem permitido ampliar a produção de leite em propriedades de 90 produtores, com apoio de seu mandato na Câmara dos Deputados.

Rever o zoneamento socioeconômico e ecológico e adotar um programa de distribuição de calcário, fundamental para corrigir solos com acidez, são outras iniciativas que serão implantadas no eventual governo Padre Ton.

A recuperação de áreas degradadas foi anunciada também em reunião anterior, na Linha 6, KM 25, município de São Francisco do Guaporé, na noite de domingo, para lideranças do PT e agricultores, totalizando cerca de 100 pessoas.

A residência de Manoel da Silva, o Necão, recebeu, além do candidato Padre Ton, os candidatos a deputado estadual Renato Capixaba; Professor Emerson e Marcio Mateus e a candidata a deputada federal Claudia do Posto. Estiveram presentes ainda Zezinho, presidente do diretório petista de Santa Luzia e João Bigode, de Parecis.