Palco Giratório apresenta dois espetáculos nesta segunda-feira

Dois espetáculos fazem parte da programação do Festival Palco Giratório nesta segunda-feira.

Publicada em 22 de September de 2014 às 12:32:00

Dois espetáculos fazem parte da programação do Festival Palco Giratório nesta segunda-feira, o infantil Louça Cinderella, da Cia Gente Falante (RS) e o adulto Boi de Piranha, do grupo Boi de Piranha (RO).

Louça Cinderella é inspirado em Gata Borralheira dos Irmãos Grimm, escrita no século XIX, essa adaptação sintética da Cia. Gente Falante convertida em teatro narrativo de objetos conta história de Cinderella, uma xícara de louça comum, sem adornos ou valor histórico, porém com conteúdo especial, sempre cheia de chás aromáticos e curativos prontos para esquentar quem estivesse necessitado em noites frias do inverno. Uma divertida e poética adaptação brasileira criada para
compartilhar com o pequeno público as delícias de um “chá das cinco”

Boi de Piranha é ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, quando mais de 60 mil nordestinos foram alistados compulsoriamente em um esforço de guerra brasileiro que os levaria a trocar a árida geografia do sertão pelas terras alagadas da Amazônia. A missão dos “soldados da borracha”, como ficaram conhecidos, era extrair o látex da seringueira para a produção da goma elástica que abasteceria os países aliados. Para alguns recrutas, no entanto, essa seria uma viagem sem volta; com o fim do conflito, eles foram entregues a própria sorte, em uma terra estranha e os que sobreviveram só tiveram seus direitos assegurados muito tempo depoisCidade dos Outros

Domingo foi com casa cheia para prestigiar o espetáculo “Cidade dos Outros” da Cia Pessoal de Teatro (MT). Numa narrativa que conta a história de dois personagens fazendo planos para gastar o dinheiro de loteria, que se porventura ganhassem, a apresentação permeia a inércia do ser humano em esperar os acontecimentos sem buscar outras alternativas para fazer com que a vontade se transforme em realidade. As atrizes Tatiana Horevischt e Juliana Capilé traduzem em cena o eterno esperar de cada indivíduo. Essa espera que é angustiante e provoca um riso nervoso na plateia.

Juliana Capilé, atriz e dramaturga do espetáculo, diz que é uma honra participar do Festival Palco Giratório, pela grandeza do projeto que circula o país inteiro e ressalta que em Porto Velho a receptividade do público e da equipe do Sesc fez toda a diferença. “A gente tem equipes competentes em outros lugares, mas nem sempre afetuosos” e finaliza agradecendo “Quero
parabenizar a equipe do Sesc que são não só competentes, mas afetuosos”.

Final de semana emocionante

Nesta sexta e sábado o público de Porto Velho prestigiou o talento das bailarinas Angel Vianna e Maria Alice Poppe durante o espetáculo “Qualquer coisa a gente muda” apresentado no Teatro SESC – Serviço Social do Comércio | Departamento Regional no Estado de Rondônia Av. Presidente Dutra, 4175 - Olaria - Porto Velho/RO CEP76801-327 TEL 69 3229 5882
1 do Sesc Esplanada. Em cena a leveza e força de duas gerações unidas pelo amor a dança e a vida. O espetáculo trouxe a vitalidade e experiência de Angel Vianna, que com 86 anos de idade se dedica ao estudo do corpo e suas possibilidades. Maria Alice Poppe completa esse cenário de celebração a vida com graça e beleza.

O espetáculo “Qualquer coisa a gente muda” foi criado em 2010, sob a direção de João Saldanha.

Durante o Pensamento Giratório realizado a apresentação, Angel Vianna explicou que não imaginou a dimensão que o espetáculo iria ganhar, pois foi idealizado para o Fórum Internacional de Dança de Belo Horizonte e hoje, com quatro anos, o trabalho percorre as cidades do país onde acontece o Festival Palco Giratório.

Angel Vianna é considerada a dama da dança no Brasil e seu trabalho é reconhecido em todo país, através da Escola e Faculdade de dança que leva o seu nome. A bailarina e coreografa busca a valorização da vida em tudo que faz e desempenha um trabalho especial junto aos deficientes físicos, incutindo a importância do movimento em cada um deles. Quando questionada sobre a fonte de tanta energia Angel Vianna responde que o corpo é um instrumento maravilhoso e precisa de movimento e completa: “Tem gente que nasce e morre e não sabe que viveu”.

Maria Alice Poppe foi aluna de Angel Vianna e hoje divide o palco como colega da bailarina, com uma intimidade que fica evidente em cena na troca de carinhos que acontece durante o espetáculo. Maria Alice ressalta que Angel é uma pessoa inquieta que busca sempre ajudar os outros e descobrir novas formas de trabalhar o corpo. "Ela é essa pessoa muito pura, que está procurando, está sempre descobrindo coisas no corpo dela, no corpo dos outros e assim que ela ajuda os alunos dela, que tiveram a oportunidade de conviver com ela de estar sempre nessa procura constante, porque o corpo não para, ele está sempre se transformando”, diz. A passagem da dama dança em Porto Velho deixará saudades porque acima de tudo foi uma lição de vida para quem assistiu “Qualquer coisa a gente muda”.

Oficinas

Nesta sexta e sábado o grupo Cia Pessoal de Teatro (MT) ministrou a oficina Dramaturgia da Cena. Um grupo de aproximadamente vinte e cinco pessoas participou e pôde ter a percepção de seus corpos e a importância de cada movimento durante em cena. O professor disse que foi um encontro maravilhoso com pessoas queridas, com a estética, com novos atores e uma experiência ótima como pesquisa. “Bom particularmente eu tenho muito medo de atuar, eu sou um diretor, um professor muito racional e me senti tão a vontade enquanto ator, enquanto pesquisador que eu busquei alguma coisa em mim que essa oficina despertou. Então essa dramaturgia da cena, que parte do corpo, que parte do ator, da descoberta ela é deliciosa. Para o ator é fundamental essa descoberta, essa pesquisa porque ela é difícil e encontrar o difícil na arte é muito complicado e ao

mesmo tempo muito prazeroso”.

Nesta última semana do Festival Palco Giratório estão programadas mais duas oficinas. O Grupo Alfândega 88 (RJ) ministra a oficina “Iluminação Cênica” no dia 23 (terça-feira). A oficina versará sobre a História da Iluminação: conhecimentos básicos da trajetória da utilização da iluminação SESC – Serviço Social do Comércio | Departamento Regional no Estado de Rondônia Av. Presidente Dutra, 4175 - Olaria - Porto Velho/RO CEP76801-327 TEL 69 3229 5882artificial para as artes cênicas e a iluminação cênica no Brasil. Os refletores mais utilizados no Teatro Brasileiro e suas principais características. Noções básicas de cor, luz e pigmento.

E encerrando a programação de oficinas tem “Iniciação a palhaçaria” com palhaça Barrica (SC).

A oficina tem como objetivo realizar uma iniciação à linguagem do palhaço /clown, estabelecendo um diálogo entre teoria e prática a fim de descobrir a comicidade individual e a propensão ao riso.

Através de jogos e técnicas clownescas propõe uma forma diferenciada de se relacionar com o corpo na cena e com a máscara, o nariz de palhaço.

Programação

Data: 22/09

Espetáculo: Louça Cinderella (Teatro de objetos)

Grupo: Cia. Gente Falante (RS)

Local: Tapiri – O Imaginário – Rua Franklin Tavares, 1349 Bairro Pedrinhas

Hora: 18h30 e 19h30

Duração: 20 minutos

Classificação: Livre

Distribuição de ingressos uma hora antes do espetáculo. Obs.: 50 lugares por sessão

Data: 22/09

Espetáculo: Boi de Piranha

Grupo: Grupo Boi de Piranha (RO) - Convidado

Local: Teatro 1 Sesc Esplanada – Av. Pres. Dutra, 4175 - Olaria

Hora: 20h30min

Data: 23/09

Oficina: Iluminação Cênica

Grupo: Alfândega 88 (RJ)

Local: Tapiri - O Imaginário - Rua Franklin Tavares, 1349 Bairro Pedrinhas

Hora: 09h às 12h e 14h às 17h

A programação do Palco Giratório continua até o dia 28 de setembro, com entrada gratuita. A retirada de ingressos tem início uma hora antes do espetáculo.

Acompanhe também pelo Facebook (https://www.facebook.com/palcogiratorioro) e Instagram (@sescro).