03/06/2012 - 14h42min - Atualizado em 03/06/2012 - 14h42min

Para conselheiro, Lei de Improbidade é pouco efetiva

De acordo com a pesquisa, houve 256 julgamentos definitivos no ano passado com base na Lei 8.429, 251 deles pela Justiça dos estados.

 

Depois de 20 anos em vigor, a Lei 8.429 – a Lei de Improbidade Administrativa – ainda é pouco efetiva na punição aos que cometem crimes contra a administração pública. Esta é a conclusão de pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) junto aos tribunais.

“É uma lei inovadora, que merece todo aplauso. Mas no que se refere à sua efetividade é motivo de preocupação para nós”, afirmou o conselheiro Gilberto Martins Valente ao divulgar os resultados da pesquisa no Seminário Nacional de Probidade Administrativa.

De acordo com a pesquisa, houve 256 julgamentos definitivos no ano passado com base na Lei 8.429, 251 deles pela Justiça dos estados. O STJ julgou um caso e o Tribunal Regional Federal da 3ª Região julgou outros quatro. Os outros tribunais regionais não registraram nenhum caso de julgamento definitivo por improbidade. Ao final de 2011, havia 4.250 processos de improbidade tramitando na Justiça Federal e 14.011 nos tribunais estaduais.

A situação se repete nos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, tratados pela Lei 9.613, de 1998. Em 2011, o STJ recebeu quatro denúncias, não julgou nenhum caso e não havia processo em tramitação para julgar esse tipo de crime. Para Gilberto Martins, aparentemente há incoerência nos números, já que as denúncias deveriam se transformar em processo em tramitação, a não ser que a parte tenha conseguido no Supremo Tribunal Federal suspender a ação. A questão, lembra ele, é que algumas ações impetradas em anos anteriores deveriam estar tramitando em 2011.

O TRF da 1ª Região, que atende a 14 estados, é outro caso que desperta atenção: não recebeu denúncia em 2011 e não tinha nem sequer um processo de corrupção e lavagem de dinheiro em tramitação. Para Gilberto Martins, isso é impossível, já que vários prefeitos foram denunciados pelo Ministério Público nos últimos anos. Ele suspeita de erros nas informações repassadas pelos tribunais ao CNJ.

Gilson Luiz Euzébio
Agência CNJ de Notícias

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
POLÍTICA | matéria escrita em 25/05/2013 ás 15:51:00

Isolado e enfraquecido, Confúcio evita servidores públicos temendo vaias

Como os grevistas prometem endurecer, as aparições do governador em solenidades públicas deverão ser ainda mais limitadas. E a presença da tropa de choque a PM, mais constante.

POLÍTICA | matéria escrita em 25/05/2013 ás 15:23:00

Políticos do grupo de prefeito comentam lançamento da pré-candidatura da primeira dama

Nunca foi segredo para ninguém que ambos pretendem disputar as eleições de 2014, concorrendo ao cargo de deputado estadual, contando com apoio do prefeito.

GERAL | matéria escrita em 24/05/2013 ás 17:24:00

Rondônia: Grevistas doam sangue em mutirão

Em uma parceria com a Fundação Fhemeron, os grevistas saíram da concentração em Porto Velho para reforçar o banco de sangue do hemocentro.

POLÍTICA | matéria escrita em 24/05/2013 ás 17:21:00

Em Linhas Gerais: com desculpas esfarrapadas e descaso, Prefeitura deixa capital à base de buracos

Gessi Taborda

GERAL | matéria escrita em 24/05/2013 ás 16:47:00

Banda Branco Ou Tinto e The Jacks no GREGO ORIGINAL PUB

Branco Ou Tinto já fez show em Porto Velho em 2007 no Festival Beradeiros, é neste fim de semana faz show no Festival Casarão 2013 e noGREGO ORIGINAL PUB.

GERAL | matéria escrita em 24/05/2013 ás 15:57:00

AGU defende normatização das recomendações expedidas pelo MPaos órgãos públicos

A Advocacia-Geral entrou com Pedido de Providências no CNMP em razão das ameaças de responsabilização pessoal do agente público caso sejam descumpridos os termos das recomendações.

GERAL | matéria escrita em 24/05/2013 ás 15:54:00

Enfermeiros voltarão a prescrever remédios e a solicitar exames em Brasília

Com esta decisão, os enfermeiros da rede pública distrital voltam a ter estas competências.

RONDÔNIA JURÍDICO | matéria escrita em 24/05/2013 ás 15:51:00

Lei das Eleições permite substituição de candidato a prefeito na véspera da votação

A defesa de Moura Júnior alegou que a substituição ocorreu devido ao não julgamento do recurso de Moura pai em decorrência da Lei da Ficha Limpa em tempo hábil.

RONDÔNIA JURÍDICO | matéria escrita em 24/05/2013 ás 15:48:00

Supermercado indenizará empregado obrigado a dançar na frente de clientes

Alegou que a situação era constrangedora e o expunha ao ridículo, pois submetia o grupo a todo um gestual típico da cultura norte-americana que muitas vezes servia de chacota.

RONDÔNIA JURÍDICO | matéria escrita em 24/05/2013 ás 15:45:00

STJ suspende trâmite de todas as ações sobre TAC e TEC no país, em qualquer juízo e instância

Pela decisão, toda ação em que se discuta a legitimidade da cobrança de tarifas administrativas para concessão e cobrança de crédito, qualquer...

POLÍCIA | matéria escrita em 24/05/2013 ás 15:40:00

Fugitivo de Rondônia se passava por jornalista para assaltar na Paraíba

O foragido é acusado de uma série de assaltos a lojas de confecções, salão de beleza, relojoaria e sapataria.

POLÍTICA | matéria escrita em 24/05/2013 ás 15:07:00

POLÍTICA SEM CENSURA - DAVI NOGUEIRA

Ivo Cassol é o dono do PR e do PP... e aí?

GERAL | matéria escrita em 24/05/2013 ás 15:01:00

NA SEFIN NÃO HÁ DIFICULDADES FINANCEIRAS!

Todos os Gestores da SEFIN, pelo menos até o mês passado, vinham recebendo o CDS do cargo como verba indenizatória.

GERAL | matéria escrita em 24/05/2013 ás 14:57:00

Sintero pede a liberação do processo da isonomia no CNJ

A ação da isonomia beneficia os professores e os técnicos administrativos federais do ex-território.

GERAL | matéria escrita em 24/05/2013 ás 14:52:00

Servidores do sistema penitenciário e socioeducativo ficam indignados e rejeitam proposta do Estado

A contraproposta da categoria já foi recebida pelo secretário de Estado de Planejamento, George Braga, o qual se comprometeu a enviá-la imediatamente aos demais membros da Menp.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com