Para o Ibope*, Hildon já ganhou

Segundo o instituto, Hildon seria eleito com 59% dos votos válidos (excluídos os brancos ,  nulos e indecisos) , mas, considerando a margem de erro, poderia  ter até 63% dos votos,  contra 41% de seu adversário, o ex-deputado estadual Léo Moraes.

Publicada em 20 de October de 2016 às 16:17:00

Valdemir Caldas

Entramos na reta final da campanha eleitoral para a prefeitura de Porto Velho. Nos dias que antecedem a troca de comando do palácio Tancredo Neves, muitos portovelhenses têm-se empenhado para conhecer as propostas e confrontar as ideias dos postulantes, através dos programas eleitorais, debates, das entrevistas e nas redes sociais.

Hildon Marques (PSDB) e Léo Moraes (PTB) chegaram, portanto, na reta final, com todos os méritos, embora se saiba que o primeiro desfruta de uma vantagem significativa, conforme recente pesquisa de intenção de voto, realizada pelo Ibope. O problema é que o Ibope saiu do primeiro turno com a credibilidade arranhada. Pelos números do Instituto, o tucano aparecia no final da fila. Computados os votos, Hildon acabou em primeiro.

Independente de quem seja o eleito, não encontrará facilidades. Pelo contrário, a esperar-lhe há um município que patina no cipoal de dificuldades capaz de fazer sangrar o mais empedernido dos corações. Basta observar o caos que impera no sistema de saúde municipal, onde, em algumas unidades, não há sequer uma simples Dipirona.

E o que dizer, ainda, do transporte escolar para os alunos da área rural. Há dois meses, a empresa contratada pela prefeitura suspendeu o serviço por falta de pagamento. Com isso, dezenas de crianças estão perdendo aula. A secretaria municipal de educação joga a culpa na empresa.  Esta, por sua vez, reclama da prefeitura. Na briga do mar contra o rochedo, o marisco leva sempre a pior. Neste caso, as principais vítimas são as crianças, que não têm nada que ver com o problema.

Passada a refrega, e espera-se que nenhum dos postulantes apele para o jogo sujo na hora derradeira, o momento será de união, de somar forças para resolver esses e outros problemas crônicos contra os quais a sociedade se debate. Os desafios são muitos. Não há espaços para idiossincrasias. Perder ou ganhar faz parte do jogo democrático. Que o eleito, seja Hildon ou Léo, saiba, enfim, pensar grande, conquanto para o Ibope, o tucano já ganhou.

*Dados sobre a pesquisa Ibope citada pelo colunista:

O Ibope divulgou na última  segunda-feira a primeira pesquisa para prefeito de Porto Velho neste segundo turno . Segundo o instituto. O candidato do PSDB, Hildon Chaves, seria eleito com 59% dos votos válidos (excluídos os brancos ,  nulos e indecisos) , mas, considerando a margem de erro, poderia  ter até 63% dos votos,  contra 41% de seu adversário, o ex-deputado estadual Léo Moraes (P)TB), que, ainda levando em conta a margem de erro, poderia obter até  45% dos votos válidos. 

A margem de erro é de 4% para mais ou para menos. Votos brancos e nulos somaram 10%. Não sabem ou não responderam, 4%.  O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, considerando a margem de erro, a chance do resultado retratar a realidade é de 95%.  Foram ouvidos 602 eleitores entre os dias 14 e 16 deste mês. A pesquisa foi encomendada pela Rede Amazônica de Televisão e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia – 06549/2016