18/06/2013 - 16h47min - Atualizado em 18/06/2013 - 16h47min

Para votar em 2014, é necessário requerer título eleitoral até 7 de maio

Aqueles que já possuem o título mas mudaram de residência também devem procurar o cartório eleitoral até essa data para pedir a transferência de domicílio.

Em 5 de outubro do ano que vem, os brasileiros vão às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais ou distritais. Para votar no pleito de 2014, quem ainda não pediu a inscrição eleitoral tem até 7 de maio do próximo ano para procurar o cartório.

Aqueles que já possuem o título mas mudaram de residência também devem procurar o cartório eleitoral até essa data para pedir a transferência de domicílio. Dia 5 de outubro também é o último dia para que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicite sua transferência para uma seção eleitoral especial.

O voto no Brasil é obrigatório para quem tem de 18 a 70 anos. A Constituição Federal faculta a inscrição e a votação a quem tem 16 e 17 anos, aos que têm mais de 70 anos e aos analfabetos.

Quem não estiver em dia com a Justiça Eleitoral pode ficar sujeito a alguns impedimentos, correndo o risco de não poder tomar posse em órgão público e obter empréstimos em estabelecimento de crédito mantido pelo governo, entre outros. No entanto, como explica o secretário da Corregedoria-Geral Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Sergio Dias Cardoso, o maior impedimento para quem não tiver a inscrição eleitoral é não poder participar da escolha de seus representantes. “A inscrição eleitoral é a porta de entrada para a cidadania. Sem o título, não há como exercer o direito de escolher os seus representantes”, destaca o secretário.

Jovens
Sergio lembra aos jovens que, de acordo com levantamento do TSE sobre o perfil do eleitorado, nos últimos dias de inscrição dos anos anteriores, mais de 50% do atendimento foi destinado aos que tiraram o título pela primeira vez. Por isso, para que se evitem filas, quem tem 16 e 17 anos e deseja votar em 2014 deve requerer o seu título o quanto antes.

Título
Para facilitar e agilizar a emissão do título, os cidadãos podem iniciar a inscrição eleitoral no Portal do TSE, por meio do Título Net, que é um pré-atendimento. No entanto, para efetivar a inscrição e receber o documento impresso, é necessário comparecer ao cartório eleitoral que atenda a área de residência no prazo de até cinco dias corridos após a data de preenchimento do formulário pela internet ou na data do agendamento, caso o interessado faça esta opção. Caso o eleitor não tenha acesso à internet, pode dirigir-se diretamente ao cartório.

Quando do comparecimento ao cartório, é necessário apresentar: o número do protocolo gerado pelo Título Net; um documento oficial de identificação pessoal contendo, no mínimo, nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade (não serão aceitos a Carteira Nacional de Habilitação nem o novo modelo de passaporte por não conterem, respectivamente, nacionalidade / naturalidade e filiação); um comprovante de residência; e o comprovante de quitação militar (obrigatório a partir de 30 de junho do ano em que completar 18 anos).

Transferência de domicílio
Para transferir o local de votação, o eleitor que mudou de endereço deve seguir os mesmos passos da inscrição eleitoral e estar quite com a Justiça Eleitoral, ou seja, tem que apresentar os comprovantes de votação das eleições anteriores.

Recadastramento Biométrico
Já os eleitores das 490 cidades que identificarão os seus votantes por meio das digitais em 2014 têm de comparecer ao cartório eleitoral para fazer o recadastramento biométrico, de acordo com o calendário de seu município. Caso contrário, terá o seu título cancelado.

Para reaver o título, o eleitor que não comparecer à cidade onde vota e quiser continuar votando naquele local terá de ir ao seu cartório de origem até 7 de maio de 2014. Se o eleitor não puder ir à cidade onde vota, deve pedir a transferência do seu local de votação para o município onde estiver estabelecido. Após 7 de maio, não será mais possível regularizar a situação nem votar nas Eleições 2014.

O título do eleitor que não se recadastrar será cancelado porque o recadastramento biométrico não objetiva somente coletar as digitais para identificação no dia da eleição. No momento do recadastramento, faz-se também uma revisão eleitoral e todos os dados do eleitor são atualizados.

Clique aqui para saber se a sua cidade terá recadastramento biométrico e confira tudo sobre biometria.

TSE

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Avatar de JAIR

Postado por JAIR em 20/06/2013 às 19:18

Deveria sim, haver mudanças breves e justas no processo eleitoral,aceitar doações para campanha eleitoral é "formação de quadrilha"

187.6.94.67
publicidade
GERAL | matéria escrita em 29/08/2014 ás 22:24:00

Ministério Público de Rondônia recebe relatório produzido pelo CREA sobre enchentes no rio Madeira

A investigação teve início no Senge-RO, em novembro de 2013, após um pedido de uma comissão de moradores do bairro Triângulo.

GERAL | matéria escrita em 29/08/2014 ás 22:23:00

MP obtém condenação de motorista que atropelou e matou três pessoas da mesma família em São Francisco do Guaporé

O acidente que matou a família ocorreu na BR-429, quando Jorge Backes, dirigindo seu veículo, sob a influência de álcool e em velocidade excessiva, atingiu as vítimas .

POLíTICA | matéria escrita em 29/08/2014 ás 22:20:00

PM de Rolim de Moura ganhará autonomia em sua gestão , diz Padre Ton

Segundo o candidato, a estrutura hoje existente não atende mais as necessidades de segurança para a população da região.

POLíTICA | matéria escrita em 29/08/2014 ás 22:19:00

“Bacharel em Direito está no ‘limbo’ da carreira jurídica”, diz senador Odacir Soares ao defender paralegais

O projeto vai introduzir no Brasil prática comum em diversos países do Mundo, inclusive nos Estados Unidos da América.

GERAL | matéria escrita em 29/08/2014 ás 15:40:00

Santo Antônio Energia reafirma que não há inadimplência com o mercado livre

Esta recomposição de lastro – ou seja, a diferença entre o que vendeu e o que gerou efetivamente, representou um aporte de aproximadamente R$ 2,6 bilhões.

GERAL | matéria escrita em 29/08/2014 ás 15:38:00

Parlamento Jovem Brasileiro seleciona projeto de estudante de Rondônia

Este ano, o recorde de inscrições do programa Parlamento Jovem Brasileiro foi superado e chegou ao número de 2.079 projetos.

GERAL | matéria escrita em 29/08/2014 ás 15:35:00

Seduc debate Projeto Guaporé de Educação Integral

O coordenador Marcus Vinícius Bortoleto anunciou que no próximo mês será realizado pela equipe uma formação para professores estagiários.

GERAL | matéria escrita em 29/08/2014 ás 15:33:00

Representando o governo de Rondônia, secretário mostrou números positivos para oficiais de vários países

O secretário estadual de Saúde Williames Pimentel, que representou o governo de Rondônia, foi o palestrante.

GERAL | matéria escrita em 29/08/2014 ás 15:29:00

Água Para Todos atenderá 742 famílias em Rondônia

Assinatura de acordo beneficiou sete municípios que fiscalizarão as obras em 30 poços.

GERAL | matéria escrita em 29/08/2014 ás 15:26:00

Colégio Tiradentes, em Jacy-Paraná, ganha instrumentos musicais para banda de fanfarra

O secretário Emerson Castro destacou a importância da escola, que foi inaugurada em fevereiro deste ano, para o distrito de Jacy-Paraná.

GERAL | matéria escrita em 29/08/2014 ás 15:22:00

De cada 800 ligações feitas ao CIOP, 33% são falsas

Peço que os adultos orientem as crianças e aqueles que eventualmente pensem em passar um trote, que lembrem que muitos cidadãos precisam do serviço do CIOP.

GERAL | matéria escrita em 29/08/2014 ás 14:41:00

Prefeitura vai realocar ambulantes instalados nas praças de Porto Velho

O secretário também falou sobre a padronização das barracas nas feiras livres. Segundo ele, as 38 barracas foram danificadas durante um forte temporal.

GERAL | matéria escrita em 29/08/2014 ás 14:38:00

Prefeitura asfalta ruas danificadas pela enchente no entorno do Terminal Hidroviário

Depois da reforma, a estrutura precisa receber o certificado de que está apita a ser utilizada novamente, além de autorização da Marinha para operar.

GERAL | matéria escrita em 29/08/2014 ás 14:35:00

Comunidades do interior beneficiadas com tratores agrícolas

O secretário adiantou ainda que os serviços de apoio à área rural são uma preocupação do prefeito Mauro Nazif.

GERAL | matéria escrita em 29/08/2014 ás 14:25:00

Conselho Regional de Contabilidade entrega 25 novas carteiras profissionais

"Nosso objetivo vai além de registrar, cabe a nós fiscalizarmos o exercício da atividade prezando pela ética e competência" .

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2013 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com