18/06/2013 - 16h47min - Atualizado em 18/06/2013 - 16h47min

Para votar em 2014, é necessário requerer título eleitoral até 7 de maio

Aqueles que já possuem o título mas mudaram de residência também devem procurar o cartório eleitoral até essa data para pedir a transferência de domicílio.

Em 5 de outubro do ano que vem, os brasileiros vão às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais ou distritais. Para votar no pleito de 2014, quem ainda não pediu a inscrição eleitoral tem até 7 de maio do próximo ano para procurar o cartório.

Aqueles que já possuem o título mas mudaram de residência também devem procurar o cartório eleitoral até essa data para pedir a transferência de domicílio. Dia 5 de outubro também é o último dia para que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicite sua transferência para uma seção eleitoral especial.

O voto no Brasil é obrigatório para quem tem de 18 a 70 anos. A Constituição Federal faculta a inscrição e a votação a quem tem 16 e 17 anos, aos que têm mais de 70 anos e aos analfabetos.

Quem não estiver em dia com a Justiça Eleitoral pode ficar sujeito a alguns impedimentos, correndo o risco de não poder tomar posse em órgão público e obter empréstimos em estabelecimento de crédito mantido pelo governo, entre outros. No entanto, como explica o secretário da Corregedoria-Geral Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Sergio Dias Cardoso, o maior impedimento para quem não tiver a inscrição eleitoral é não poder participar da escolha de seus representantes. “A inscrição eleitoral é a porta de entrada para a cidadania. Sem o título, não há como exercer o direito de escolher os seus representantes”, destaca o secretário.

Jovens
Sergio lembra aos jovens que, de acordo com levantamento do TSE sobre o perfil do eleitorado, nos últimos dias de inscrição dos anos anteriores, mais de 50% do atendimento foi destinado aos que tiraram o título pela primeira vez. Por isso, para que se evitem filas, quem tem 16 e 17 anos e deseja votar em 2014 deve requerer o seu título o quanto antes.

Título
Para facilitar e agilizar a emissão do título, os cidadãos podem iniciar a inscrição eleitoral no Portal do TSE, por meio do Título Net, que é um pré-atendimento. No entanto, para efetivar a inscrição e receber o documento impresso, é necessário comparecer ao cartório eleitoral que atenda a área de residência no prazo de até cinco dias corridos após a data de preenchimento do formulário pela internet ou na data do agendamento, caso o interessado faça esta opção. Caso o eleitor não tenha acesso à internet, pode dirigir-se diretamente ao cartório.

Quando do comparecimento ao cartório, é necessário apresentar: o número do protocolo gerado pelo Título Net; um documento oficial de identificação pessoal contendo, no mínimo, nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade (não serão aceitos a Carteira Nacional de Habilitação nem o novo modelo de passaporte por não conterem, respectivamente, nacionalidade / naturalidade e filiação); um comprovante de residência; e o comprovante de quitação militar (obrigatório a partir de 30 de junho do ano em que completar 18 anos).

Transferência de domicílio
Para transferir o local de votação, o eleitor que mudou de endereço deve seguir os mesmos passos da inscrição eleitoral e estar quite com a Justiça Eleitoral, ou seja, tem que apresentar os comprovantes de votação das eleições anteriores.

Recadastramento Biométrico
Já os eleitores das 490 cidades que identificarão os seus votantes por meio das digitais em 2014 têm de comparecer ao cartório eleitoral para fazer o recadastramento biométrico, de acordo com o calendário de seu município. Caso contrário, terá o seu título cancelado.

Para reaver o título, o eleitor que não comparecer à cidade onde vota e quiser continuar votando naquele local terá de ir ao seu cartório de origem até 7 de maio de 2014. Se o eleitor não puder ir à cidade onde vota, deve pedir a transferência do seu local de votação para o município onde estiver estabelecido. Após 7 de maio, não será mais possível regularizar a situação nem votar nas Eleições 2014.

O título do eleitor que não se recadastrar será cancelado porque o recadastramento biométrico não objetiva somente coletar as digitais para identificação no dia da eleição. No momento do recadastramento, faz-se também uma revisão eleitoral e todos os dados do eleitor são atualizados.

Clique aqui para saber se a sua cidade terá recadastramento biométrico e confira tudo sobre biometria.

TSE

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Avatar de JAIR

Postado por JAIR em 20/06/2013 às 19:18

Deveria sim, haver mudanças breves e justas no processo eleitoral,aceitar doações para campanha eleitoral é "formação de quadrilha"

187.6.94.67

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 30/05/2015 ás 15:41:00

Maurão de Carvalho prestigia solenidade de lançamento da SIC TV

O deputado saudou ainda aos funcionários do Sistema Imagem de Comunicação, pelo trabalho e dedicação com que transmitem as notícias e informações no dia a dia.

POLíTICA | matéria escrita em 30/05/2015 ás 09:33:00

Dr. Neidson cobra entrega da Fhemeron em Rolim de Moura

O requerimento foi aprovado por unanimidade pelos deputados presentes à sessão plenária da Assembleia Legislativa.

POLíTICA | matéria escrita em 30/05/2015 ás 09:32:00

Airton Gurgacz assina ordem de serviço para o Biancão

De acordo com o deputado, a partir da assinatura da ordem de serviço a empresa vencedora da licitação poderá iniciar a qualquer momento os trabalhos.

POLíTICA | matéria escrita em 30/05/2015 ás 09:30:00

Laerte assegura asfalto e limpeza em Costa Marques

Junto com o prefeito de Costa Marques, Chico Território (PT), Laerte Gomes participou da assinatura da ordem de serviço para a retomada do asfalto urbano na cidade, com extensão de 10 km.

POLíCIA | matéria escrita em 30/05/2015 ás 09:21:00

Fiscais do Ibama e policiais ambientais sofrem emboscada em Rondônia

A intenção era impedir a apreensão e a retirada de maquinário utilizado na exploração ilegal de madeiras na terra indígena Karipuna durante ação de combate aos desmatamentos ilegais.

POLíTICA | matéria escrita em 29/05/2015 ás 23:54:00

Maurão entrega implementos agrícolas para associações

Na quinta-feira (28), após a realização da sessão itinerante em Ji-Paraná, ainda no parque Hermínio Victorelli, onde acontece a 4ª edição da Rondônia Rural Show, Maurão recebeu a vereadora Ana Paula ...

POLíTICA | matéria escrita em 29/05/2015 ás 23:52:00

Assembléia aprova Ji-Paraná como a Capital do Agronegócio

Deputados explicam que o título foi concedido devido à localização o município e ao volume de negócios.

POLíTICA | matéria escrita em 29/05/2015 ás 23:49:00

Asfalto ligando Ariquemes a Machadinho será retomado

Ordem de serviço foi assinada na última quinta-feira (29), durante a Rondônia Rural Show.

POLíTICA | matéria escrita em 29/05/2015 ás 23:46:00

Ordem de serviço para asfaltamento da RO 489 é assinada

Maurão de Carvalho prestigiou o ato de assinatura, ao lado de parlamentares, do diretor geral do DER e do prefeito.

POLíTICA | matéria escrita em 29/05/2015 ás 23:43:00

Sistema elétrico de Rondônia é debatido na Assembleia Legislativa

O evento foi prestigiado pelas autoridades do setor, prefeitos municipais, parlamentares e pela população.

GERAL | matéria escrita em 29/05/2015 ás 23:37:00

Desfile de moda marcará Semana de Integração Farmacêutica da Fimca

O encerramento da Terceira Semana de Integração Farmacêutica elaborada com o apoio dos graduandos do 9º período será neste sábado (30) com uma gincana.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 29/05/2015 ás 23:35:00

Escola de Estudos e Pesquisas da SEJUS/RO realizará curso para servidores

Será um momento com palestras, discussões e reflexões sobre a gestão pública do setor, contando com a colaboração de pesquisadores e professores.

GERAL | matéria escrita em 29/05/2015 ás 23:33:00

Juiz federal pede apoio de senadores para aprovação do Plano de Cargos e Salários dos Servidores

O diretor do foro em exercício também expediu ofício para a Corregedoria Regional do Tribunal Regional Federal da 1ª Região requerendo a suspensão dos prazos processuais nos dias 02 e 03 de junho.

GERAL | matéria escrita em 29/05/2015 ás 23:31:00

Fórum do TCE encerra com abordagens sobre licitação e lei anticorrupção

Em sua apresentação, a professora focou na fase interna das licitações, abordando aspectos como descrição do objeto, padronização, legislação, vedações, pesquisa e registro de preços.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2013 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com