18/06/2013 - 16h47min - Atualizado em 18/06/2013 - 16h47min

Para votar em 2014, é necessário requerer título eleitoral até 7 de maio

Aqueles que já possuem o título mas mudaram de residência também devem procurar o cartório eleitoral até essa data para pedir a transferência de domicílio.

Em 5 de outubro do ano que vem, os brasileiros vão às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais ou distritais. Para votar no pleito de 2014, quem ainda não pediu a inscrição eleitoral tem até 7 de maio do próximo ano para procurar o cartório.

Aqueles que já possuem o título mas mudaram de residência também devem procurar o cartório eleitoral até essa data para pedir a transferência de domicílio. Dia 5 de outubro também é o último dia para que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicite sua transferência para uma seção eleitoral especial.

O voto no Brasil é obrigatório para quem tem de 18 a 70 anos. A Constituição Federal faculta a inscrição e a votação a quem tem 16 e 17 anos, aos que têm mais de 70 anos e aos analfabetos.

Quem não estiver em dia com a Justiça Eleitoral pode ficar sujeito a alguns impedimentos, correndo o risco de não poder tomar posse em órgão público e obter empréstimos em estabelecimento de crédito mantido pelo governo, entre outros. No entanto, como explica o secretário da Corregedoria-Geral Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Sergio Dias Cardoso, o maior impedimento para quem não tiver a inscrição eleitoral é não poder participar da escolha de seus representantes. “A inscrição eleitoral é a porta de entrada para a cidadania. Sem o título, não há como exercer o direito de escolher os seus representantes”, destaca o secretário.

Jovens
Sergio lembra aos jovens que, de acordo com levantamento do TSE sobre o perfil do eleitorado, nos últimos dias de inscrição dos anos anteriores, mais de 50% do atendimento foi destinado aos que tiraram o título pela primeira vez. Por isso, para que se evitem filas, quem tem 16 e 17 anos e deseja votar em 2014 deve requerer o seu título o quanto antes.

Título
Para facilitar e agilizar a emissão do título, os cidadãos podem iniciar a inscrição eleitoral no Portal do TSE, por meio do Título Net, que é um pré-atendimento. No entanto, para efetivar a inscrição e receber o documento impresso, é necessário comparecer ao cartório eleitoral que atenda a área de residência no prazo de até cinco dias corridos após a data de preenchimento do formulário pela internet ou na data do agendamento, caso o interessado faça esta opção. Caso o eleitor não tenha acesso à internet, pode dirigir-se diretamente ao cartório.

Quando do comparecimento ao cartório, é necessário apresentar: o número do protocolo gerado pelo Título Net; um documento oficial de identificação pessoal contendo, no mínimo, nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade (não serão aceitos a Carteira Nacional de Habilitação nem o novo modelo de passaporte por não conterem, respectivamente, nacionalidade / naturalidade e filiação); um comprovante de residência; e o comprovante de quitação militar (obrigatório a partir de 30 de junho do ano em que completar 18 anos).

Transferência de domicílio
Para transferir o local de votação, o eleitor que mudou de endereço deve seguir os mesmos passos da inscrição eleitoral e estar quite com a Justiça Eleitoral, ou seja, tem que apresentar os comprovantes de votação das eleições anteriores.

Recadastramento Biométrico
Já os eleitores das 490 cidades que identificarão os seus votantes por meio das digitais em 2014 têm de comparecer ao cartório eleitoral para fazer o recadastramento biométrico, de acordo com o calendário de seu município. Caso contrário, terá o seu título cancelado.

Para reaver o título, o eleitor que não comparecer à cidade onde vota e quiser continuar votando naquele local terá de ir ao seu cartório de origem até 7 de maio de 2014. Se o eleitor não puder ir à cidade onde vota, deve pedir a transferência do seu local de votação para o município onde estiver estabelecido. Após 7 de maio, não será mais possível regularizar a situação nem votar nas Eleições 2014.

O título do eleitor que não se recadastrar será cancelado porque o recadastramento biométrico não objetiva somente coletar as digitais para identificação no dia da eleição. No momento do recadastramento, faz-se também uma revisão eleitoral e todos os dados do eleitor são atualizados.

Clique aqui para saber se a sua cidade terá recadastramento biométrico e confira tudo sobre biometria.

TSE

Leia também:

comentários
publicidade

COMENTÁRIOS


Avatar de JAIR

Postado por JAIR em 20/06/2013 às 19:18

Deveria sim, haver mudanças breves e justas no processo eleitoral,aceitar doações para campanha eleitoral é "formação de quadrilha"

187.6.94.67

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 29/04/2016 ás 18:06:00

Nota de falecimento - jornalista Nara Vargas

A sua súbita morte nos pegou de surpresa, nos trazendo, de forma inesperada, dor e consternação. Diante do inevitável só nos resta pedir a Deus que lhe ilumine e dê paz, e que Deus dê conforto e a sua família para que possam enfrentar esta dor com serenid

GERAL | matéria escrita em 29/04/2016 ás 17:03:00

MP de Rondônia oferece nova denúncia contra ex-Prefeito de Porto Velho, servidores e empresários por desvio de dinheiro público

O CAEX-GAECO instaurou procedimentos para apurar supostas irregularidades no âmbito de 18 processos licitatórios da EMDUR, pertinentes à aquisição de material de iluminação pública. Ao final, constatou-se a ocorrência de diversas condutas criminosas ...

GERAL | matéria escrita em 29/04/2016 ás 16:58:00

Professor Ari Ott é eleito reitor da UNIR

Ari Ott é docente do departamento de Ciências Sociais e pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa .

GERAL | matéria escrita em 29/04/2016 ás 16:43:00

Morre em Porto Velho a jornalista e professora Nara Vargas

Nara morreu fazendo aquilo de que mais gostava: dando aula. Ela teve um ataque cardíaco fulminante na Escola Estadual Rio Branco, onde lecionava.

GERAL | matéria escrita em 29/04/2016 ás 12:01:00

TCU encontra mais de 160 mil famílias com indícios de irregularidades no Bolsa Família

O tribunal comparou dados da Receita Federal com registros do CadÚnico, o que permitiu a identificação de famílias com renda per capita superior ao limite do Programa Bolsa Família (PBF).

GERAL | matéria escrita em 29/04/2016 ás 11:50:00

CASAL FITNESS representa Rondônia no campeonato de fisiculturismo

O jovem casal Tadeu Jr (24 anos) e Jéssica Cascino (24 anos) é um belo exemplo de parceria e boa forma

GERAL | matéria escrita em 29/04/2016 ás 11:42:00

Pesquisadores da UNIR divulgam resultado de estudo sobre impactos das usinas hidrelétricas na reprodução de bagres

O artigo analisou os padrões espaciais e temporais da distribuição desses jovens no antigo trecho de corredeiras do rio Madeira, antes dos impactos ocorridos com a instalação das UHEs.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 29/04/2016 ás 11:36:00

Lamachia recebe presidente da Frente Parlamentar Internet Livre e Ilimitada

O deputado veio pedir o apoio da Ordem nos projetos da Câmara para barrar a imposição de limites de consumo para internet banda larga.

GERAL | matéria escrita em 29/04/2016 ás 11:11:00

Mariana Carvalho apresenta projeto que prevê conscientização sobre doença rara

A deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO) apresentou projeto de lei estabelecendo 28 de abril como o Dia Nacional da Conscientização sobre a Doença de Fabry.

GERAL | matéria escrita em 29/04/2016 ás 11:08:00

Questionadas normas da ANS que regulamentam relação de planos de saúde com prestadores de serviços

A ação pede a concessão de medida cautelar para suspender a eficácia do artigo 3º da Resolução Normativa 363/2014, que dispõe sobre as regras para celebração dos contratos escritos firmados entre as operadoras e os prestadores de serviços

GERAL | matéria escrita em 29/04/2016 ás 10:55:00

Estrutura do Complexo Hospitalar Regional de Cacoal impressiona Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa

O diretor do Complexo Hospitalar, que engloba tanto o HRC como o Heuro, se mostrou satisfeito com a visita dos parlamentares.

GERAL | matéria escrita em 29/04/2016 ás 10:50:00

Exportação da carne de Rondônia para mais países árabes é discutida em Brasília

O embaixador khalid Said demonstrou interesse em conhecer Rondônia e disse ter ficado impressionado com a capacidade de produção do Estado.

GERAL | matéria escrita em 29/04/2016 ás 10:40:00

Eletrobras Distribuição Rondônia prorroga inscrições para o Concurso Público

A alteração da data deve-se ao acréscimo no item 2, da tabela 01 do Cargo/Função de Profissional de Nível Fundamental I / Leiturista.

GERAL | matéria escrita em 29/04/2016 ás 10:28:00

Samd redobra atendimento ao socorrer baleados, dependentes químicos e acidentados de moto com sequelas neurológicas

A cada semana ocorrem, em média, dois a quatro assassinatos na Capital e, a pedido da família ou da direção hospitalar, sobreviventes recebem atendimento em casa.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2013 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com