18/06/2013 - 16h47min - Atualizado em 18/06/2013 - 16h47min

Para votar em 2014, é necessário requerer título eleitoral até 7 de maio

Aqueles que já possuem o título mas mudaram de residência também devem procurar o cartório eleitoral até essa data para pedir a transferência de domicílio.

Em 5 de outubro do ano que vem, os brasileiros vão às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais ou distritais. Para votar no pleito de 2014, quem ainda não pediu a inscrição eleitoral tem até 7 de maio do próximo ano para procurar o cartório.

Aqueles que já possuem o título mas mudaram de residência também devem procurar o cartório eleitoral até essa data para pedir a transferência de domicílio. Dia 5 de outubro também é o último dia para que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicite sua transferência para uma seção eleitoral especial.

O voto no Brasil é obrigatório para quem tem de 18 a 70 anos. A Constituição Federal faculta a inscrição e a votação a quem tem 16 e 17 anos, aos que têm mais de 70 anos e aos analfabetos.

Quem não estiver em dia com a Justiça Eleitoral pode ficar sujeito a alguns impedimentos, correndo o risco de não poder tomar posse em órgão público e obter empréstimos em estabelecimento de crédito mantido pelo governo, entre outros. No entanto, como explica o secretário da Corregedoria-Geral Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Sergio Dias Cardoso, o maior impedimento para quem não tiver a inscrição eleitoral é não poder participar da escolha de seus representantes. “A inscrição eleitoral é a porta de entrada para a cidadania. Sem o título, não há como exercer o direito de escolher os seus representantes”, destaca o secretário.

Jovens
Sergio lembra aos jovens que, de acordo com levantamento do TSE sobre o perfil do eleitorado, nos últimos dias de inscrição dos anos anteriores, mais de 50% do atendimento foi destinado aos que tiraram o título pela primeira vez. Por isso, para que se evitem filas, quem tem 16 e 17 anos e deseja votar em 2014 deve requerer o seu título o quanto antes.

Título
Para facilitar e agilizar a emissão do título, os cidadãos podem iniciar a inscrição eleitoral no Portal do TSE, por meio do Título Net, que é um pré-atendimento. No entanto, para efetivar a inscrição e receber o documento impresso, é necessário comparecer ao cartório eleitoral que atenda a área de residência no prazo de até cinco dias corridos após a data de preenchimento do formulário pela internet ou na data do agendamento, caso o interessado faça esta opção. Caso o eleitor não tenha acesso à internet, pode dirigir-se diretamente ao cartório.

Quando do comparecimento ao cartório, é necessário apresentar: o número do protocolo gerado pelo Título Net; um documento oficial de identificação pessoal contendo, no mínimo, nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade (não serão aceitos a Carteira Nacional de Habilitação nem o novo modelo de passaporte por não conterem, respectivamente, nacionalidade / naturalidade e filiação); um comprovante de residência; e o comprovante de quitação militar (obrigatório a partir de 30 de junho do ano em que completar 18 anos).

Transferência de domicílio
Para transferir o local de votação, o eleitor que mudou de endereço deve seguir os mesmos passos da inscrição eleitoral e estar quite com a Justiça Eleitoral, ou seja, tem que apresentar os comprovantes de votação das eleições anteriores.

Recadastramento Biométrico
Já os eleitores das 490 cidades que identificarão os seus votantes por meio das digitais em 2014 têm de comparecer ao cartório eleitoral para fazer o recadastramento biométrico, de acordo com o calendário de seu município. Caso contrário, terá o seu título cancelado.

Para reaver o título, o eleitor que não comparecer à cidade onde vota e quiser continuar votando naquele local terá de ir ao seu cartório de origem até 7 de maio de 2014. Se o eleitor não puder ir à cidade onde vota, deve pedir a transferência do seu local de votação para o município onde estiver estabelecido. Após 7 de maio, não será mais possível regularizar a situação nem votar nas Eleições 2014.

O título do eleitor que não se recadastrar será cancelado porque o recadastramento biométrico não objetiva somente coletar as digitais para identificação no dia da eleição. No momento do recadastramento, faz-se também uma revisão eleitoral e todos os dados do eleitor são atualizados.

Clique aqui para saber se a sua cidade terá recadastramento biométrico e confira tudo sobre biometria.

TSE

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Avatar de JAIR

Postado por JAIR em 20/06/2013 às 19:18

Deveria sim, haver mudanças breves e justas no processo eleitoral,aceitar doações para campanha eleitoral é "formação de quadrilha"

187.6.94.67
publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 30/09/2016 ás 20:47:00

Donadon: uma família barrada pela Ficha Limpa

Impugnados pela Justiça Eleitoral, membros originais do clã estão fora do pleito deste domingo, mas tentam eleger parentes. Família tem um ex-deputado preso e outro ex-deputado foragido.

POLíTICA | matéria escrita em 30/09/2016 ás 19:40:00

Léo Moraes lidera para a Prefeitura de Porto Velho e ganha de Mauro Nazif no segundo turno, diz pesquisa IBOPE

O Ibope também simulou um segundo turno entre Léo, Mauro Nazif , Roberto Sobrinho e Pimentel. O deputado ganharia de todos eles. Já Mauro Nazif só ganharia de Roberto Sobrinho, assim mesmo com a diferença de apenas 1% dos votos, e perderia para os demais

GERAL | matéria escrita em 30/09/2016 ás 13:02:00

Mobilização defende educação pública

Servidores e alunos dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realizaram durante a quinta-feira (29) atos de mobilização em defesa da educação pública.

POLíTICA | matéria escrita em 30/09/2016 ás 12:58:00

Presidente da Assembleia e governador reafirmam apoio ao Instituto Abaitará

Deputado Só na Bença também acompanhou a visita à unidade, localizada em Pimenta Bueno.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 30/09/2016 ás 12:55:00

CNJ busca qualificar decisões dos juízes para combater as máfias da saúde

Cirurgias desnecessárias, internações fraudulentas e até mesmo pedidos de remédios para pessoas que sequer estavam doentes.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 30/09/2016 ás 12:53:00

Segunda Seção cassa ato de juiz que ignorou determinação do STJ

Acompanhando de forma unânime o relator do caso, ministro Raul Araújo, a seção determinou a restituição ao banco das quantias indevidamente bloqueadas.

GERAL | matéria escrita em 30/09/2016 ás 12:47:00

​No rastro do trem e da floresta, criação do município de Porto Velho completa 102 anos neste domingo

Aos 102 anos de criação como município, a ser completados em 2 de outubro, Porto Velho ainda tem muito a conhecer.

GERAL | matéria escrita em 30/09/2016 ás 12:45:00

Rolim de Moura vai receber mais 28 quilômetros de asfalto do governo estadual

A ordem de serviço para a pavimentação asfáltica, que também inclui um quilômetro de pavimentação e drenagem para o distrito de Jardinópolis, no município de Castanheiras, foi assinada na quarta feira (28).

GERAL | matéria escrita em 30/09/2016 ás 12:43:00

Time Rondônia encerra participação nos Jogos Escolares da Juventude com duas medalhas de prata e três de bronze

Basquete feminino garantiu uma das medalhas de prata.

GERAL | matéria escrita em 30/09/2016 ás 12:36:00

Débitos estaduais podem ser parcelados até 31 de outubro com descontos em juros e multas

Dívidas podem ser pagas com descontos de até 95% em juros e multas.

GERAL | matéria escrita em 30/09/2016 ás 12:35:00

Pagamento do concurso (IFRO) encerra na próxima segunda-feira

Os inscritos poderão efetuar o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) até o dia 3 de outubro.

GERAL | matéria escrita em 30/09/2016 ás 12:28:00

UNIR e IFRO pesquisam produção inédita de carne de Tambaqui enlatada

Os projetos são desenvolvidos no município de Ariquemes pela doutora Juliana Minardi Galo, docente do IFRO – Campus Ariquemes, e pela mestre Débora Francielly de Oliveira, docente do Curso de Engenharia de Alimentos do campus de Ariquemes da UNIR.

POLíTICA | matéria escrita em 30/09/2016 ás 12:25:00

Fatos e Opiniões

Por Luiz Paulo Batista

GERAL | matéria escrita em 30/09/2016 ás 12:15:00

Faculdades Integradas Aparício Carvalho inaugura Clínicas Odontológicas

A cerimônia de inauguração das Clínicas também contou com a presença da 1ª turma do curso de música, onde puderam expor com muita categoria tudo o que aprendem durante o curso.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 30/09/2016 ás 11:32:00

Posse de Juízes por videoconferência é realizada no TRT14

Foi realizada no dia 26 de setembro de 2016 posse simultânea a magistrados para ocuparem cargos vagos em Varas do Trabalho de Rondônia e Acre.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2013 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com