18/06/2013 - 16h47min - Atualizado em 18/06/2013 - 16h47min

Para votar em 2014, é necessário requerer título eleitoral até 7 de maio

Aqueles que já possuem o título mas mudaram de residência também devem procurar o cartório eleitoral até essa data para pedir a transferência de domicílio.

Em 5 de outubro do ano que vem, os brasileiros vão às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais ou distritais. Para votar no pleito de 2014, quem ainda não pediu a inscrição eleitoral tem até 7 de maio do próximo ano para procurar o cartório.

Aqueles que já possuem o título mas mudaram de residência também devem procurar o cartório eleitoral até essa data para pedir a transferência de domicílio. Dia 5 de outubro também é o último dia para que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicite sua transferência para uma seção eleitoral especial.

O voto no Brasil é obrigatório para quem tem de 18 a 70 anos. A Constituição Federal faculta a inscrição e a votação a quem tem 16 e 17 anos, aos que têm mais de 70 anos e aos analfabetos.

Quem não estiver em dia com a Justiça Eleitoral pode ficar sujeito a alguns impedimentos, correndo o risco de não poder tomar posse em órgão público e obter empréstimos em estabelecimento de crédito mantido pelo governo, entre outros. No entanto, como explica o secretário da Corregedoria-Geral Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Sergio Dias Cardoso, o maior impedimento para quem não tiver a inscrição eleitoral é não poder participar da escolha de seus representantes. “A inscrição eleitoral é a porta de entrada para a cidadania. Sem o título, não há como exercer o direito de escolher os seus representantes”, destaca o secretário.

Jovens
Sergio lembra aos jovens que, de acordo com levantamento do TSE sobre o perfil do eleitorado, nos últimos dias de inscrição dos anos anteriores, mais de 50% do atendimento foi destinado aos que tiraram o título pela primeira vez. Por isso, para que se evitem filas, quem tem 16 e 17 anos e deseja votar em 2014 deve requerer o seu título o quanto antes.

Título
Para facilitar e agilizar a emissão do título, os cidadãos podem iniciar a inscrição eleitoral no Portal do TSE, por meio do Título Net, que é um pré-atendimento. No entanto, para efetivar a inscrição e receber o documento impresso, é necessário comparecer ao cartório eleitoral que atenda a área de residência no prazo de até cinco dias corridos após a data de preenchimento do formulário pela internet ou na data do agendamento, caso o interessado faça esta opção. Caso o eleitor não tenha acesso à internet, pode dirigir-se diretamente ao cartório.

Quando do comparecimento ao cartório, é necessário apresentar: o número do protocolo gerado pelo Título Net; um documento oficial de identificação pessoal contendo, no mínimo, nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade (não serão aceitos a Carteira Nacional de Habilitação nem o novo modelo de passaporte por não conterem, respectivamente, nacionalidade / naturalidade e filiação); um comprovante de residência; e o comprovante de quitação militar (obrigatório a partir de 30 de junho do ano em que completar 18 anos).

Transferência de domicílio
Para transferir o local de votação, o eleitor que mudou de endereço deve seguir os mesmos passos da inscrição eleitoral e estar quite com a Justiça Eleitoral, ou seja, tem que apresentar os comprovantes de votação das eleições anteriores.

Recadastramento Biométrico
Já os eleitores das 490 cidades que identificarão os seus votantes por meio das digitais em 2014 têm de comparecer ao cartório eleitoral para fazer o recadastramento biométrico, de acordo com o calendário de seu município. Caso contrário, terá o seu título cancelado.

Para reaver o título, o eleitor que não comparecer à cidade onde vota e quiser continuar votando naquele local terá de ir ao seu cartório de origem até 7 de maio de 2014. Se o eleitor não puder ir à cidade onde vota, deve pedir a transferência do seu local de votação para o município onde estiver estabelecido. Após 7 de maio, não será mais possível regularizar a situação nem votar nas Eleições 2014.

O título do eleitor que não se recadastrar será cancelado porque o recadastramento biométrico não objetiva somente coletar as digitais para identificação no dia da eleição. No momento do recadastramento, faz-se também uma revisão eleitoral e todos os dados do eleitor são atualizados.

Clique aqui para saber se a sua cidade terá recadastramento biométrico e confira tudo sobre biometria.

TSE

Leia também:

comentários
publicidade

COMENTÁRIOS


Avatar de JAIR

Postado por JAIR em 20/06/2013 às 19:18

Deveria sim, haver mudanças breves e justas no processo eleitoral,aceitar doações para campanha eleitoral é "formação de quadrilha"

187.6.94.67

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 29/07/2016 ás 13:51:00

DER divulga lista dos classificados no processo seletivo para contratação de operário, oficial de manutenção e operador de máquinas

Os classificados serão convocados de acordo com a ordem de classificação, atendendo as vagas disponíveis.

GERAL | matéria escrita em 29/07/2016 ás 13:49:00

Abertas inscrições para três mil vagas em cursos de capacitação a distância para profissionais do sistema prisional

Gratuitas e ofertadas integralmente na modalidade a distância, as formações são destinadas, principalmente, a agentes penitenciários...

GERAL | matéria escrita em 29/07/2016 ás 13:46:00

Plano foca na prevenção e o uso de tecnologia para segurança no Residencial Orgulho do Madeira, em Porto Velho

Também estão sendo providenciadas câmeras de vídeo fixas que fornecerão ampla cobertura de visão da comunidade.

GERAL | matéria escrita em 29/07/2016 ás 13:43:00

Mutirão de regularização fundiária será no auditório da prefeitura de Corumbiara a partir de segunda (1)

Começa na próxima segunda-feira (1) e vai até dia 12 de agosto, quando já serão entregues os títulos definitivos das propriedades regularizadas.

GERAL | matéria escrita em 29/07/2016 ás 13:37:00

Idaron oferece formação integrada em sanidade agropecuária para alunos do Instituto Abaitará

O projeto, desenvolvido pela assistente de Fiscalização Agropecuária da Idaron de Pimenta Bueno, Ediran Amaral Dias, foi elaborado para contribuir com a formação dos alunos do Instituto Abaitará...

GERAL | matéria escrita em 29/07/2016 ás 13:35:00

Programa Mais Calcário chega ao município de Pimenteiras do Oeste

Com esse quantitativo, o município poderá atender a mais de 300 produtores, recuperando um hectare cada, conforme explicou o secretário estadual da Agricultura, Evandro Padovani.

GERAL | matéria escrita em 29/07/2016 ás 13:32:00

Atletas e equipe técnica do Joer recebem a visita do governador Confúcio Moura no Centro de Convivência em Cacoal

O evento está maravilhoso, bem organizado. Estamos trabalhando e incentivando os estudantes a se tornarem grandes atletas, disse o governador.

GERAL | matéria escrita em 29/07/2016 ás 13:30:00

Concurso vai impulsionar Rondônia para o mercado internacional do café canéfora

As 184 amostras já foram encaminhadas para análise de classificação e, em breve, serão conhecidos os 20 primeiros selecionados para concorrer à etapa final.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 29/07/2016 ás 13:27:00

Conselheiro do CNJ destaca atuação da Justiça de RO no PJe

Allemand reconhece a expertise do TJRO no aperfeiçoamento do Processo Judicial Eletrônico.

POLíTICA | matéria escrita em 29/07/2016 ás 13:24:00

Senador Valdir Raupp propõe que Ministério da Saúde aumente o teto de transferência de recursos do SUS para Rondônia

Segundo o senador, o estado e os municipais precisam que o teto de recursos repassados seja elevado devido à demanda de pacientes que procuram os hospitais regionais e municipais para serem atendidos nas mais diversas especialidades médicas.

GERAL | matéria escrita em 29/07/2016 ás 13:20:00

Reunião no Ministério Público discute implantação da casa da Mulher em Porto Velho

A Casa da Mulher Brasileira é uma inovação no atendimento humanizado às mulheres.

GERAL | matéria escrita em 29/07/2016 ás 10:49:00

Baile da Rainha da 31ª Expoagro acontece nesta sexta-feira

11 candidatas disputarão os títulos de rainha, madrinha e princesa.

GERAL | matéria escrita em 29/07/2016 ás 10:44:00

NOTA DE ESCLARECIMENTO - “Justiça Eleitoral de Rondônia oferta vagas temporárias para Técnicos de Apoio à Eleição”

Este Regional esclarece que a seleção dos referidos técnicos (postos temporários de trabalho) serão realizadas diretamente pela empresa LIFE Tecnologia e Consultoria contratada, por meio de licitação, para suprir a demanda dos referidos postos de serviço.

POLíTICA | matéria escrita em 29/07/2016 ás 10:18:00

Laerte Gomes leva recuperação a estradas e assentamentos

O deputado esteve nesta quinta-feira nos assentamentos Paulo Freire 1 e 2, Oziel do Carajás e Bela Vista levando notícias de início dos trabalhos de recuperação e melhoria de estradas.

POLíTICA | matéria escrita em 29/07/2016 ás 09:59:00

Jean Oliveira cobra novamente 3ª aproximação do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico

O deputado explicou que o requerimento foi em função de centenas de agricultores e produtores rurais que o procuram semanalmente com questionamentos sobre a legalização do seu pedaço de terra para que possam produzir com tranquilidade nele.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2013 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com