Parceria CRMV-RO/Fimca contribui na formação dos acadêmicos

Oferecer cursos e palestras de profissionais renomados e de grande experiência na área faz parte do Projeto de Educação Continuada do CRMV-RO.

Publicada em 03 de April de 2014 às 10:07:00

Profissionais e acadêmicos de Medicina Veterinária participaram, nesta terça-feira (1), de palestra técnica sobre oftalmologia veterinária. O evento foi promovido pela parceria firmada entre o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Rondônia (CRMV-RO) e o curso de Medicina Veterinária das Faculdades Integradas Aparício Carvalho (Fimca). A palestra foi ministrada pelo vice-presidente do CRMV-PA, Marcello Monte Santo e contou com a presença do Dr. Edson Ladislau, presidente do CRMV-PA

Oferecer cursos e palestras de profissionais renomados e de grande experiência na área faz parte do Projeto de Educação Continuada do CRMV-RO. “A proposta desse Projeto é levar aos Médicos Veterinários e Zootecnistas a oportunidade de se reciclarem, qualificarem e atualizarem seus conhecimentos” enfatiza o presidente do CRMV-RO, Rodrigo Bruno Loyo Cadette.

Desta vez, o tema acordado entre o CRMV-RO e a Fimca foi oftalmologia Veterinária, especialidade que vem despertando maior interesse dos profissionais nos últimos anos. “A gente sempre faz uma pesquisa entre os acadêmicos para saber sobre suas necessidades e interesses”, diz Liana Villela, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Fimca. Para ela essa é uma ação que traz motivação aos alunos e contribui na transmissão dos princípios de éticas e da regulamentação dos profissionais.

Oportunidade e aprendizado Para os acadêmicos essa é a oportunidade de se obter um aprendizado mais efetivo, e a troca de informações e de experiências com os profissionais nas diversas áreas existentes tem sido salutar. Hemylie Melo, acadêmica do 3.º período de Medicina Veterinária da Fimca demonstrou seu entusiasmo ao falar da oportunidade que a parceria CRMV-RO/Fimca está oferecendo. “A maioria dos meus colegas visa trabalhar com grandes animais, em áreas de fazenda, mas eu estou aberta para conhecer outros caminhos. Assim como a oftalmologia, a odontologia veterinária também tem despertado meu interesse e essa aproximação da faculdade com o Conselho tem nos permitido obter esses novos conhecimentos”.

A palestra sobre oftalmologia veterinária foi proferida pelo especialista na área, Médico Veterinário Marcello Monte Santo, que abordou o subtema “olho vermelho”. Mas outras como: resenhas de equinos (pelagem); coleta de amostras para anemia e mormo, já estão previstas e deverão ser oferecidas aos profissionais e alunos, em breve.

Outra ação que deverá contar com a parceria do CRMV-RO é a semana acadêmica. A atividade será realizada no segundo semestre deste ano pela Fimca, com o objetivo de promover maior integração entre estudantes, professores e a comunidade em geral. “Já estamos trabalhando no planejamento das ações e devemos, em breve, apresentar ao Conselho para convidá-lo a estar conosco”, diz Liana.



Wania Ressutti