13/03/2012 - 09h08min - Atualizado em 13/03/2012 - 09h08min

Parecer que deixou de fora demitidos por Bianco pode resultar em exonerações

“Se o próprio Estado é contrario a estabilidade desses servidores, vocês acham que o Governo Federal vai aceitá-los?! Quanto menos servidores forem transferidos, melhor para a União!”, observou Nazif

Após o parecer da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), que foi traduzido como tentativa de “mais um golpe” contra os  servidores demitidos no governo Bianco - quando não reconhece a estabilidade destes e, conseguintemente, o direito à transposição para os quadros da União – , os sindicalistas reagiram: pediram ao governador Confúcio Moura exonerações imediata na PGE. O pedido foi feito por telefone, ao final da tarde desta segunda-feira (12).

Revoltados, os sindicalistas se reuniram entre as 16 e 18 horas na sede do Sindsaúde, em Porto Velho. O objetivo foi decidir por uma ação rápida em defesa dos servidores sob ameaça do parecer da PGE. A decisão foi por unanimidade. O ato da cúpula da Procuradora Geral do Estado, que causou pavor aos servidores marcados por um golpe no passado, foi considerado imperdoável pelos sindicalistas, que concordaram entre si em emitir ao governador pedido de exoneração imediata da Procuradora e sua equipe.

Foi então que, antes mesmo do término da reunião, o deputado federal Mauro Nazif (também presente na reunião, como representante da bancada federal) pegou o celular informando que ligaria naquele instante para o governador. E, diante de sindicalistas atentos, o deputado completou a ligação transmitindo ao governador Confúcio Moura o repúdio dos representantes dos servidores públicos de Rondônia manifestado através do pedido de exoneração.

Para a presidenta do Sintraer, Mirtes Feitosa (que convocou a reunião), o parecer da PGE é injusto. “É um absurdo emitir um parecer como esse, sustentando que os servidores demitidos não têm direito à transposição. Isso é muito cruel! Basta o que eles já sofreram no passado!”, declarou a sindicalista acrescentando: “agora vamos esperar par ver se a posição do governador é à favor desse parecer da PGE ou se é à favor dos servidores!”.
BOM PARA A UNIÃO No entendimento do deputado Mauro Nazif, o parecer não chega a gerar um precedente, “mas”, segundo ele, “é perigoso na medida em que o próprio Estado assume um posicionamento contrário a uma causa de tamanha importância para o Estado de Rondônia. “Se o próprio Estado é contrario a estabilidade desses servidores, vocês acham que o Governo Federal vai aceitá-los?! Quanto menos servidores forem transferidos, melhor para a União!”, observou Nazif.

comentários

COMENTÁRIOS


publicidade
GERAL | matéria escrita em 22/07/2014 ás 11:01:00

Da Ferrovia do Diabo a Construção das Usinas do Madeira

Mais de um século depois... Estão terminando duas grandes Usinas... Por cima de parte dos restos mortais da estrada Madeira Mamoré... Estão sendo erguidas as duas meninas...

GERAL | matéria escrita em 22/07/2014 ás 10:09:00

Prefeito recebe comissão de moradores do Bairro Floresta

O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, junto ao secretário Edemilson Lemos e uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária (Semur).

GERAL | matéria escrita em 22/07/2014 ás 10:01:00

Projeto inovador integra criação de pirarucu com fertirrigação

Em meio a plantações de frutas, verduras e legumes, ele cuida de uma unidade demonstrativa de criação de um dos maiores peixes de água doce do mundo: o pirarucu.

POLíTICA | matéria escrita em 21/07/2014 ás 22:41:00

PAINEL POLÍTICO - ALAN ALEX

Julgamento de Expedito é o mais aguardado dessa eleição.

GERAL | matéria escrita em 21/07/2014 ás 16:43:00

Câncer institucional - Governo de Rondônia descumpre lei federal e expõe servidores a risco de morte

Servidores são expostos à radiação ionizante além do recomendado e ficam suscetíveis a alterações genéticas e ao desenvolvimento de doenças como câncer, anemia, pneumonia...

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 21/07/2014 ás 16:24:00

Datafolha: OAB é a instituição de maior credibilidade

“O índice elevado de aprovação demonstra que a entidade está num bom caminho”, avalia Marcus Vinicius Furtado Coêlho, presidente nacional da OAB.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 21/07/2014 ás 16:20:00

Liminar autoriza candidato a prestar prova em horário diferenciado por motivos religiosos

Para o conselheiro Fabiano Silveira, o direito de agir de acordo com sua crença religiosa está ligado a um importante paradigma expressado no princípio constitucional da dignidade da pessoa humana.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 21/07/2014 ás 16:04:00

Projeto cria carreira de assistente de advocacia para graduados não aprovados no Exame da OAB

O Exame da OAB é tema de vários projetos em tramitação no Senado.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 21/07/2014 ás 15:59:00

Igreja Universal é condenada a pagar mais de meio milhão em danos morais na Justiça do Trabalho

O reclamante alegou que a Reclamada sempre explorou a mão de obra de policiais militares e outros agentes públicos para se esquivar de pagar encargos previdenciários e tributários.

POLíTICA | matéria escrita em 21/07/2014 ás 15:47:00

Seguro-defeso: Amir Lando denuncia atraso e governo federal anuncia pagamento aos pescadores

Cerca de quatro mil pescadores já estariam passando necessidades com suas famílias pelo atraso do repasse.

POLíTICA | matéria escrita em 21/07/2014 ás 15:48:00

Policiais militares pedem equiparação salarial

O militar rondoniense já foi o 3º melhor soldo do país, porém com a defasagem para alguns cargos, ele ocupa a 26ª posição no ranking nacional.

GERAL | matéria escrita em 21/07/2014 ás 12:35:00

MP-RO acata denúncia do Crea-RO e recomenda a regulamentação dos critérios técnicos de avaliação dos projetos contra incêndio

De acordo com o presidente do Conselho “muitos profissionais liberais, registrados no Conselho de Classe

GERAL | matéria escrita em 21/07/2014 ás 12:34:00

MP obtém liminar para regularizar transporte escolar em Alvorada do Oeste

A liminar foi concedida em ação civil pública de obrigação de fazer ajuizada pela Promotoria de Justiça de Alvorada.

GERAL | matéria escrita em 21/07/2014 ás 12:23:00

Segundo dia da Pré-Conferência da Ponta do Abunã acontece em Extrema

Na Pré-Conferência de Extrema foram aprovados os dez eixos temáticos propostos pela Semagric, que são bovinocultura leiteira

GERAL | matéria escrita em 21/07/2014 ás 12:19:00

Núcleo Maria da Penha existe, mas é preciso meios para estruturá-lo

A Defensoria Pública em Rondônia possui o núcleo que presta atendimento à mulher vítima de violência doméstica

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com