Parlamento Jovem Brasileiro seleciona projeto de estudante de Rondônia

Este ano, o recorde de inscrições do programa Parlamento Jovem Brasileiro foi superado e chegou ao número de 2.079 projetos.

Publicada em 29 de August de 2014 às 15:38:00

O projeto da aluna Suellen Galvão Quirino, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aluízio Ferreira, de Ji-Paraná, foi o único selecionado entre os 13 inscritos pelo estado de Rondônia para participar do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB).

Ao tomar conhecimento da conquista, o secretário Emerson Castro, da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), enviou os cumprimentos à aluna pelo feito e disse que “mostra que o Governo do Estado está correto em priorizar a educação e a melhoria da qualidade do ensino”,

O projeto de estudante é sobre a contratação de jovens do ensino médio que se destacam na rede pública de ensino para auxiliar professores do ensino fundamental em sala de aula.

Alunos do ensino médio, de escolas públicas ou particulares, inscrevem projetos de leis de âmbito nacional que tramitam por comissões e depois são levados ao plenário para que sejam votados, numa simulação do trabalho dos parlamentares.

A simulação da rotina dos trabalhos legislativos pretende despertar nos jovens a reflexão crítica da importância da representação política. O Parlamento Jovem Brasileiro, programa anual da Câmara dos Deputados, acontece de 21 a 26 de
setembro de 2014, em Brasília. Esta é a décima primeira edição do PJB.

Este ano, o recorde de inscrições do programa Parlamento Jovem Brasileiro foi superado e chegou ao número de 2.079 projetos.

DINÂMICA

Os estudantes inscrevem os projetos nas suas escolas, que os enviam para avaliação e triagem das Secretarias de Educação dos estados. Depois os projetos são encaminhados para a Câmara dos Deputados, onde uma comissão de analistas legislativos e outros servidores analisam e classificam cada um deles de acordo com critérios como originalidade, justificativa e clareza.

Em 2014, destaca-se o número de projetos voltados para a área de educação, (32 dos 78), cujas propostas pedem, por exemplo, a implantação de plataforma multimídia na rede pública de ensino e a contratação de jovens que se destacam no ensino médio para auxiliarem professores do ensino fundamental.

Outras propostas pedem modificações em projetos de lei já existentes, projetos na área de saúde, meio-ambiente, segurança pública, economia, entre outros. Os jovens parlamentares se preocupam, por exemplo, com o trabalho compulsório em presídios, a formação política dos cidadãos, a simplificação de registro de imóveis e a criação de conselhos tutelares de fronteiras.

O número de representantes jovens por estado e pelo Distrito Federal segue a proporção de um para oito, ou seja, a cada oito deputados federais, seleciona-se um deputado jovem.