Parte do maquinário adquirido pela prefeitura é entregue à Semob, Semusb e Semagric

Com a entrega dos maquinários, a partir desta quarta-feira, serão abertas várias frentes de trabalho em Porto Velho, anuncia Prefeitura.

Publicada em 16 de April de 2014 às 16:28:00

Porto Velho, Rondônia - O prefeito Mauro Nazif entregou oficialmente nesta quarta-feira, 16, parte do maquinário adquirido pela prefeitura com recursos economizados pelo município. A solenidade ocorrida na rua Lourenço Antônio Pereira Lima, bairro Embratel, próximo à Maternidade Municipal, teve a participação de populares, servidores e secretários.

São mais de 100 veículos pesados entre tratores de esteira, retroescavadeiras, PC hidráulicas, rolos compressores, caçambas, além de veículos pequenos destinados à Secretaria Municipal de Obras (Semob), Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) e Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric).

Foram investidos mais de R$ 30 milhões dos R$ 70 milhões que a prefeitura tem para a compra de máquinas. O prefeito Mauro Nazif adiantou que a prefeitura inaugura uma nova etapa em sua administração, a partir deste ano, que muito em breve será sentida pela população da capital.

“Cheguei à prefeitura com duas metas bem claras e definidas. A primeira a valorização dos servidores, promessa já cumprida com o reajuste salarial concedido à categoria. Nós não poderíamos exigir dos servidores se eles estavam com a autoestima baixa, sem o mínimo para o sustento de sua família. E vencemos essa etapa, mesmo com as dificuldades enfrentadas no ano passado. A segunda meta, é investir na cidade e começamos a fazer isso com a compra dessas máquinas”, disse o prefeito.

Mauro Nazif lembrou que essa é a primeira vez na história de Porto Velho que a cidade consegue adquirir um número grande de veículos pesados, o que representará uma economia significativa para o município. Na ocasião, o prefeito revelou que torcia para que a Justiça não liberasse os contratos das horas/máquinas, porque para ele esse investimento era desperdício de dinheiro público. "Entendo que investir na compra desses equipamentos estamos otimizando os recursos do contribuinte, porque deixamos de alugar essas máquinas. E mostrando de forma clara aos munícipes onde e como estamos empregando o dinheiro do imposto que ele paga”, frisou.

Frentes de trabalho
Com a entrega dos maquinários, a partir desta quarta-feira, serão abertas várias frentes de trabalho. O secretário Gílson Nazif, da Semob, adiantou que já está com o todo o cronograma das ações que serão desenvolvidas. “Vamos trabalhar por setores. Dividimos a cidade em regiões para onde serão destinadas as equipes de trabalho. O serviço de tapa buracos, por exemplo, será ampliado para oito equipes. Serão, a partir de agora, quatro pela manhã e quatro à noite. Agora é seguir a determinação do prefeito, arregaçar as mangas e trabalhar firme para recuperar o tempo perdido”, afirmou.

O secretário Leonel Bertolin, da Semagric, montará quatro equipes de patrulha mecanizada para atuar na cidade e no interior. Uma atenderá o assentamento Joana D'arc e região; outra ficará sediada em Jacy-Paraná e atenderá Rio Pardo e União bandeirantes; a de Porto velho atender o setor chacareiro, Nova Aliança, Cujubim e demais regiões próximas da capital e a quarta patrulha mecanizada vai atender os cinco distritos da Ponta do Abunã (Fortaleza, Abunã, Extrema, Vista Alegre e Nova Califórnia).

“Nossa prioridade será as estradas vicinais por onde passam os ônibus do transporte escolar e também as regiões atingidas pela enchente do rio Madeira. Vamos também poder fomentar a produção agrícola com a destinação de mais veículos para o transporte dos produtos dos agricultores para serem vendidos na cidade. Vamos poder melhorar também o serviço de destoca e gradagem de áreas degradadas, limpezas laterias, patrolamento, colocação de bueiros e construção e manutenção de pontes”, revelou.

A Semusb também já está com o calendário de trabalho pronto para ser executado. “Como disse o prefeito, em pouco tempo a população perceberá essa mudança com os serviços que serão realizados com mais agilidade e eficiência. E só quem ganha com isso é a população que apostou nessa administração”, adiantou o secretário adjunto da pasta, Itamar Ribeiro.

Além da Semusb, Semob e Semagric, também receberam veículos a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran) e a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur).

Por Joel Elias