12/01/2012 - 16h46min - Atualizado em 12/01/2012 - 16h46min

PCCR, insalubridade e transposição voltam à pauta de discussão entre Sindsaúde e Sesau

A revisão do PCCR foi elaborada por uma equipe de técnicos da própria Sesau e dos sindicatos representativos dos servidores da saúde estadual.


Caio Marin disse que todos os temas abordados são de extrema urgência para os servidores, mas ressalta que a questão do PCCR possui uma relevância maior, pois trata-se de um plano onde haverá ganho considerável nos vencimentos dos servidores da saúde.

Diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado de Rondônia se reuniu ontem (11.01) com o secretário de Estado da Saúde (Sesau), Ricardo Rodrigues, para mais uma rodada de negociação envolvendo temas de interesse do servidor público da saúde como a questão do PCCR, Insalubridade, Transposição, condições de trabalho, falta de funcionários nas unidades, e denúncias de assédio moral. A discussão envolveu também a questão da alimentação fornecida aos servidores que é de péssima qualidade.

Na reunião, o presidente do Sindsaúde, Caio Marin, disse que todos os temas abordados são de extrema urgência para os servidores, mas ressalta que a questão do PCCR possui uma relevância maior, pois trata-se de um plano onde haverá ganho considerável nos vencimentos dos servidores da saúde. “Uma das condicionantes da aprovação do Projeto das Organizações Sociais foi a aprovação da revisão do PCCR da Saúde. O que estamos pedindo do Governo é apenas agilidade neste processo e envio da matéria para aprovação na Assembleia”, disse.

Caio Marin disse que os trabalhos de revisão do PCCR já foi aprovado em 9 de agosto pelo Conselho Estadual de Saúde e, portanto, está pronto para ser transformado em Mensagem pelo Executivo. A revisão do PCCR foi elaborada por uma equipe de técnicos da própria Sesau e dos sindicatos representativos dos servidores da saúde estadual. A minuta de revisão do PCCR, segundo o secretário, será levado ao conhecimento do governador e logo após haverá uma outra reunião com o sindicato para efetivar as negociações.

Em relação à insalubridade, Caio pediu agilidade na análise dos processos que encontram-se na Secretaria de Estado da Administração há quase 3 anos. Segundo o presidente, o Governo do Estado formou uma comissão com esse objetivo, mas até agora não começaram as análises dos processos de insalubridade.

Outro ponto que foi alvo da discussão foi a falta de funcionários nas unidades, que tem levado servidores ao cumprimento de extensas jornadas de trabalho. Caio lembrou que já existe uma decisão da Vara da Fazenda Pública de Porto Velho para que a Sesau realize concurso público para evitar a prática do desvio de função nas unidades.

ASSÉDIO MORAL – Uma denúncia grave também foi feita pelos diretores do Sindsaúde ao secretário: a ocorrência de assédio moral contra servidores nas unidades de saúde, principalmente, Hospital de Base (setor de psiquiatria) e João Paulo II (pronto-socorro). A prática é uma constante, principalmente, feita por servidores comissionados. Trabalhar no João Paulo II já é difícil por causa da superlotação e a situação vexatória a que são submetidos os funcionários só piora a situação.

ALIMENTAÇÃO – Outra situação que tem gerado inúmeras denúncias de servidores é a alimentação servida pelas empresas que executam o serviço terceirizado. A comida, parece que não acompanhamento de nutricionista, pois é feita fora dos padrões gastronômicos que o serviço requer. A comida servida aos apenados no Estado, segundo os servidores, é bem melhor que a que é servida nas unidades de saúde.

Assessoria SINDSAÚDE

comentários
publicidade

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 23/07/2016 ás 08:56:00

MPF diz que Escola sem Partido é inconstitucional e impede o pluralismo

O documento defende que, sob o pretexto de defender princípios como a "neutralidade política, ideológica e religiosa do Estado", assim como o "pluralismo de ideias no ambiente acadêmico", o Programa Escola sem Partido coloca o professor em constante vigil

POLíTICA | matéria escrita em 22/07/2016 ás 14:23:00

PMDB de Ariquemes oficializa os nomes dos pré -candidatos a prefeito, vice e vereadores neste domingo

Será oficializado o nome dos pré - candidatos a prefeito, Thiago Flores (PMDB), do vice, Lucas Follador (Democratas), e dos vereadores.

GERAL | matéria escrita em 22/07/2016 ás 12:15:00

Iperon autoriza processo seletivo para contratação de 36 estagiários

São 36 vagas distribuídas, sendo 27 vagas para o ensino de nível superior, e 9 para o ensino médio.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 22/07/2016 ás 12:13:00

TST altera cláusula sobre acúmulo de folgas que permitia até 20 dias corridos de trabalho

A cláusula fazia parte da convenção coletiva celebrada entre o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Pelotas e o Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Pelotas em dissídio coletivo.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 22/07/2016 ás 12:11:00

Pai de produtora rural que administrava sítio é recusado como preposto por não ser empregado

De acordo com a Quinta Turma, o acórdão do TRT contrariou a Súmula 377 do TST, segundo a qual o preposto deve ser necessariamente empregado da empresa.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 22/07/2016 ás 12:08:00

Carta precatória em ação de bancário obriga juízo de outra Vara a transcrever depoimento

A decisão refere-se a conflito negativo de competência apresentado pela juíza da Vara do Trabalho de Pacajus (CE), após ninguém se dispor a realizar a transcrição de declarações obtidas mediante carta precatória.

GERAL | matéria escrita em 22/07/2016 ás 12:04:00

CNT pede reabertura do programa de refinanciamento de dívida tributária

Presidente da CNT, Clésio Andrade pede ao governo federal a reabertura do Refis, diante da grave crise na economia.

GERAL | matéria escrita em 22/07/2016 ás 12:02:00

TAC firmado pelo MP alerta para proibição de propaganda eleitoral durante cavalgada e exposição agropecuária em Rolim

Conforme o documento, é proibida a realização de atos de promoção pessoal e/ou propaganda política pelos órgãos e entidades que assinaram o TAC, durante a realização da Expoagro e cavalgada.

GERAL | matéria escrita em 22/07/2016 ás 11:57:00

Instituto Butantan inicia testes da vacina contra a dengue em Porto Velho

Estudo, que será feito em parceria com o Centro de Pesquisas em Medicina Tropical de Rondônia, envolverá 1,2 mil pessoas na capital rondoniense.

POLíTICA | matéria escrita em 22/07/2016 ás 11:51:00

Projeto transforma homicídio por arma de fogo em crime hediondo

A regra vale inclusive para o crime praticado com arma de calibre proibido.

GERAL | matéria escrita em 22/07/2016 ás 11:48:00

TCE-RO inova e estabelece processo seletivo para contratação de cargos em comissão

As regras valem para contratações de comissionados no Gabinete do Conselheiro Presidente e setores ligados à Presidência...

GERAL | matéria escrita em 22/07/2016 ás 11:41:00

Vila Nova de Teotônio inaugura hospedagem para visitantes

Na praia, criada a partir do enchimento do reservatório da Hidrelétrica Santo Antônio, além de apreciar a vista, é possível saborear o filé de dourado e de surubim...

GERAL | matéria escrita em 22/07/2016 ás 11:13:00

Movimento Rondônia pela Educação mobiliza campanha para Enem 2016

Serão realizadas palestras, aulões de reforço e divulgação da plataforma Hora do Enem que auxiliará os inscritos em seus estudos para o exame.

POLíTICA | matéria escrita em 22/07/2016 ás 11:04:00

Senador Raupp e deputada Marinha defendem na APEX investimentos no Distrito Industrial e na ZPE de Porto Velho

Ficou definido nesta audiência, que uma equipe do Ministério irá a Porto Velho em agosto próximo para promover uma reunião com o setor empresarial e com técnicos do governo do estado...

GERAL | matéria escrita em 22/07/2016 ás 10:52:00

Projeto Açaí III abre quinto módulo em Presidente Médici para formação de professores indígenas

Nesse curso normal de nível médio, 108 indígenas de diferentes etnias se formam para atuar especificamente em suas aldeias no Estado de Rondônia.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com