12/01/2012 - 16h46min - Atualizado em 12/01/2012 - 16h46min

PCCR, insalubridade e transposição voltam à pauta de discussão entre Sindsaúde e Sesau

A revisão do PCCR foi elaborada por uma equipe de técnicos da própria Sesau e dos sindicatos representativos dos servidores da saúde estadual.


Caio Marin disse que todos os temas abordados são de extrema urgência para os servidores, mas ressalta que a questão do PCCR possui uma relevância maior, pois trata-se de um plano onde haverá ganho considerável nos vencimentos dos servidores da saúde.

Diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado de Rondônia se reuniu ontem (11.01) com o secretário de Estado da Saúde (Sesau), Ricardo Rodrigues, para mais uma rodada de negociação envolvendo temas de interesse do servidor público da saúde como a questão do PCCR, Insalubridade, Transposição, condições de trabalho, falta de funcionários nas unidades, e denúncias de assédio moral. A discussão envolveu também a questão da alimentação fornecida aos servidores que é de péssima qualidade.

Na reunião, o presidente do Sindsaúde, Caio Marin, disse que todos os temas abordados são de extrema urgência para os servidores, mas ressalta que a questão do PCCR possui uma relevância maior, pois trata-se de um plano onde haverá ganho considerável nos vencimentos dos servidores da saúde. “Uma das condicionantes da aprovação do Projeto das Organizações Sociais foi a aprovação da revisão do PCCR da Saúde. O que estamos pedindo do Governo é apenas agilidade neste processo e envio da matéria para aprovação na Assembleia”, disse.

Caio Marin disse que os trabalhos de revisão do PCCR já foi aprovado em 9 de agosto pelo Conselho Estadual de Saúde e, portanto, está pronto para ser transformado em Mensagem pelo Executivo. A revisão do PCCR foi elaborada por uma equipe de técnicos da própria Sesau e dos sindicatos representativos dos servidores da saúde estadual. A minuta de revisão do PCCR, segundo o secretário, será levado ao conhecimento do governador e logo após haverá uma outra reunião com o sindicato para efetivar as negociações.

Em relação à insalubridade, Caio pediu agilidade na análise dos processos que encontram-se na Secretaria de Estado da Administração há quase 3 anos. Segundo o presidente, o Governo do Estado formou uma comissão com esse objetivo, mas até agora não começaram as análises dos processos de insalubridade.

Outro ponto que foi alvo da discussão foi a falta de funcionários nas unidades, que tem levado servidores ao cumprimento de extensas jornadas de trabalho. Caio lembrou que já existe uma decisão da Vara da Fazenda Pública de Porto Velho para que a Sesau realize concurso público para evitar a prática do desvio de função nas unidades.

ASSÉDIO MORAL – Uma denúncia grave também foi feita pelos diretores do Sindsaúde ao secretário: a ocorrência de assédio moral contra servidores nas unidades de saúde, principalmente, Hospital de Base (setor de psiquiatria) e João Paulo II (pronto-socorro). A prática é uma constante, principalmente, feita por servidores comissionados. Trabalhar no João Paulo II já é difícil por causa da superlotação e a situação vexatória a que são submetidos os funcionários só piora a situação.

ALIMENTAÇÃO – Outra situação que tem gerado inúmeras denúncias de servidores é a alimentação servida pelas empresas que executam o serviço terceirizado. A comida, parece que não acompanhamento de nutricionista, pois é feita fora dos padrões gastronômicos que o serviço requer. A comida servida aos apenados no Estado, segundo os servidores, é bem melhor que a que é servida nas unidades de saúde.

Assessoria SINDSAÚDE

comentários

COMENTÁRIOS


publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 01/09/2014 ás 19:16:00

Marina: país não pode desperdiçar espírito empreendedor dos jovens

Ela destacou os últimos resultados do desempenho da economia do país e ressaltou que a situação está prejudicando o desenvolvimento profissional da juventude.

POLíTICA | matéria escrita em 01/09/2014 ás 19:13:00

Aécio adianta propostas de governo na área de segurança

Aécio disse que o objetivo é diminuir a “sensação de impunidade que hoje permeia a sociedade brasileira”.

POLíCIA | matéria escrita em 01/09/2014 ás 19:10:00

TRE-SP indefere candidatura de Maluf à Câmara dos Deputados

Em nota, Maluf disse que respeita a decisão do TRE-SP, mas, recorrerá ao TSE.

POLíTICA | matéria escrita em 01/09/2014 ás 19:01:00

Odacir Soares defende unificação das polícias civil e militar

Segundo ele, a ditadura militar impôs às polícias uma atuação que colocasse os interesses da sociedade em segundo plano.

POLíTICA | matéria escrita em 01/09/2014 ás 18:57:00

Candidatos encaram novas regras na campanha eleitoral

A distribuição de santinhos é permitida até as 22h do dia anterior à votação.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 01/09/2014 ás 18:52:00

Terceira Seção afirma legitimidade do Ministério Público estadual para atuar no STJ

O colegiado, especializado em direito penal, concluiu que não se pode impedir o titular da ação pública de buscar a correção de julgados em ações provenientes de sua unidade federativa.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 01/09/2014 ás 18:49:00

Combate à morosidade não é obrigação só da Justiça, diz novo presidente do STJ

Segundo Falcão, o número de processos na Justiça brasileira “continua alarmante, e mais alarmante é que não para de crescer”.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 01/09/2014 ás 18:46:00

Juízes e servidores devem ser valorizados, afirma presidente eleito do STF

Ao falar aos magistrados, o ministro Lewandowski reforçou a importância das escolas para o desenvolvimento do Judiciário.

POLíTICA | matéria escrita em 01/09/2014 ás 18:36:00

MP investiga médicos da rede pública que teriam cobrado para fazer parto em hospital municipal

O MP vê indícios de improbidade administrativa e por isso instaurou inquérito cível público para investigar o caso.

POLíTICA | matéria escrita em 01/09/2014 ás 14:20:00

Amir Lando é contra a flexibilização da Voz do Brasil e a favor das 30 horas semanais para enfermeiros

O parlamentar apresentou um requerimento de inclusão de pauta da matéria no Plenário da Câmara

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 01/09/2014 ás 11:27:00

TJRO mantém condenação de 10 anos por estupro

Ainda, segundo os desembargadores, a vítima conseguiu descrever minimamente as características do acusado e, diante disso, o pai o identificou como autor do delito.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 01/09/2014 ás 11:12:00

TJ-Rondônia mantém condenação de sindicalista que achacou empresa

Ele foi acusado pelo MP de ameaçar o dono da empresa de não mais homologar rescisões trabalhistas e ainda aumentar para 16% o pedido de reajuste salarial dos empregados, quando usualmente...

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 01/09/2014 ás 10:28:00

TJ-Rondônia manda incluir membros de Comissão da Seduc em ação de improbidade administrativa

Na sua defesa, após recebida a denúncia, Pascoal Pascoal de Aguiar Gomes alegou ter sido induzido a erro pelos servidores integrantes da Comissão Especial designada para acompanhar a execução...

GERAL | matéria escrita em 01/09/2014 ás 09:55:00

Os piadistas do programa eleitoral - Valdemir Caldas

Paradoxalmente, vivemos numa democracia, mas ainda somos obrigados a votar e trabalhar no dia da eleição.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com