Pedida a cassação do vereador Léo Moraes

Centenas de recibos e cópias de cheques de delegados de polícia com doações supostamente ilegais para Léo Moraes foram apreendidos na sede do Sindicato da categoria

Publicada em 24 de October de 2014 às 17:05:00

Porto Velho, Rondônia - O servidor público estadual Atila Micail Leite de Aquino protocolou nesta sexta-feira, às 11 horas, na Câmara Municipal de Porto Velho, o pedido de cassação do vereador Léo Moraes (PTB), que foi eleito deputado estadual no último dia 5.

Segundo a denúncia apresentada na Câmara por Àtila Micail, a Polícia Federal realizou busca e apreensão na sede do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado , “onde foram apreendidos documentos e computadores” que comprovariam arrecadação ilegal de recursos para gastos em campanha. Para o denunciante, a conduta de Léo Moraes fere o decoro parlamentar.

Entre os documentos que instruem a denúncia constam 90 recibos com valores que variam de R$ 300 a R$ 600 com o logotipo do sindicato, informando que os recursos se destinaram à campanha de Léo Moraes. Também foram encontradas cópias de cheques que, junto com os recibos, configurariam doação irregular para a campanha, com a agravante do sindicato ter sido usado como espécie de comitê eleitoral para a arrecadação de dinheiro, o que é proibido por lei.

No documento protocolado na Câmara, Atila Micail requer a criação de uma comissão específica para apurar a prática de caixa dois em campanha eleitoral e, uma vez constatada veracidade dos fatos, que seja aberto o processo para a perda do mandato por quebra de decoro parlamentar .