16/12/2009 - 17h07min - Atualizado em 16/12/2009 - 17h07min

Pesquisas de opinião devem ser registradas a partir de 1º de janeiro de 2010

Para registrar a pesquisa, as empresas devem informar, entre outros dados, quem contratou e pagou a consulta.

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (16) a instrução que define o dia 1º de janeiro de 2010 como data a partir da qual as pesquisas de opinião relativas aos candidatos, para conhecimento público, devem ser registras na Justiça Eleitoral com antecedência mínima de cinco dias de sua divulgação. As pesquisas são relativas aos candidatos nas eleições 2010, marcadas para 3 de outubro.

As pesquisas referentes a presidente da República serão registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e as de governador, senador e deputados federais e estaduais, no Tribunal Regional Eleitoral do Estado pelo qual o candidato vai concorrer.

Para registrar a pesquisa, as empresas devem informar, entre outros dados, quem contratou e pagou a consulta; o valor e origem dos recursos para realizá-la; a metodologia, o período e o sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados. As empresas ainda devem apresentar o plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; a área física de realização do trabalho e a margem de erro.

As pesquisar realizadas antes das eleições poderão ser divulgadas a qualquer momento, inclusive no dia do pleito. A divulgação de pesquisa não registrada sujeita os responsáveis à multa que varia de R$ 53.205,00 a 106.410,00. Quem divulgar pesquisa fraudulenta, além do pagamento da mesma multa ainda pode ser punido com detenção de seis meses a um ano.

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 12:20:00

Rondônia discute em Pimenta futuro da pecuária

Será realizado no próximo dia 28, no parque de exposições de Pimenta Bueno, uma Audiência Pública que vai debater a sanidade animal de Rondônia.

GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 12:12:00

V Encontro de Direito Médico de Rondônia

Evento debaterá aspectos jurídicos da relação médico-paciente.

GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 12:12:00

Demitidos no Governo Bianco têm direito a transposição até 1991, assegura Hélio Vieira

Os dez mil servidores demitidos no ano 2000 pela administração do então governador José Bianco também têm direito a ser enquadrados pela transposição para os quadros do Governo Federal.

GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 12:07:00

OAB encerra campanha de doação de sangue no espaço alternativo neste sábado

A campanha de doação que iniciou na OAB/RO na última terça-feira (14), encerra neste sábado (18) com uma grande mobilização no Espaço Alternativo, a partir das 16h.

GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 12:08:00

Hiran Gallo vê viés ideológico na importação de médicos cubanos

Para ele, há claramente um viés ideológico nessa iniciativa, já que essa oportunidade de vir trabalhar no Brasil poderia ser estendida aos médicos de outros países.

GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 11:53:00

Idaron de União Bandeiras orienta produtores através de programa de rádio

Os técnicos da Agência participam com frequência para informar os produtores rurais e fortalecer a vigilância passiva na região, divulgando sobre os programas sanitários desenvolvidos pela Idaron nas áreas animal e vegetal.

GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 11:49:00

Funcultural promove evento no museu da EFMM até domingo

Desde a última segunda-feira (13), diversas atividades culturais estão acontecendo na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, face a semana nacional organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus.

GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 11:35:00

MPF/RO faz reunião com frigoríficos sobre TAC da carne legal

Frigoríficos receberam esclarecimentos sobre o acordo.

GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 11:35:00

Manutenção e conservação permanente dos parques e praças passam a ser da Semusb

A partir de segunda-feira, 20, a Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) passa a ter responsabilidade direta sobre a administração dos parques e praças da cidade

GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 11:35:00

Conheça dicas sobre o preparo de aves para deixar qualquer um com água na boca

A falta de tempo e de imaginação são duas das grandes culpadas pela monotonia nas cozinhas.

RONDÔNIA JURÍDICO | matéria escrita em 18/05/2013 ás 08:58:00

Mulher que levou cocaína de Rondônia para Minas é condenada pela Justiça

Ela foi presa em maio de 2011 em Sete Lagoas com cerca de dois quilos da droga.

POLÍTICA | matéria escrita em 18/05/2013 ás 08:47:00

Escolha o político mais feio de Rondônia

De vereador a senador. Participe. Em breve as fotos estarão no site para votação.

POLÍTICA | matéria escrita em 18/05/2013 ás 08:34:00

Licitação para obras da BR-425 ocorre com sucesso em Brasília

Hoje a 425 está intrafegável em alguns trechos, impossibilitando o escoamento da produção.

GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 08:29:00

Em dois anos, houve aumento de 92% no número de atendimento da Defensoria

Defensores públicos participam de homenagem à Defensoria Pública na Assembleia Legislativa.

GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 08:26:00

MP obtém liminar para suspensão de lei municipal sobre obras em Porto Velho

Para o Ministério Público, a Lei Complementar nº 464/2013 ofende os princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade, além de afrontar o melhor interesse público.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com