PF desarticula associação criminosa de tráfico de drogas em Guajará Mirim e Porto Velho

Foram cumpridos 32 mandados judiciais, sendo 14 mandados de busca e apreensão, 11 de prisão e cinco conduções coercitivas, além da suspensão judicial das atividades comerciais...

Publicada em 23 de July de 2015 às 10:43:00

Porto Velho/RO - A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (23) a Operação Nova Dimensão visando combater organização criminosa responsável por rota de tráfico de drogas e a lavagem de capitais provenientes do crime em Porto Velho/RO e Fortaleza/CE.

Foram cumpridos 32 mandados judiciais, sendo 14 mandados de busca e apreensão, 11 de prisão e cinco conduções coercitivas, além da suspensão judicial das atividades comerciais de dois estabelecimentos utilizados como “fachada” para a suposta prática do crime de lavagem de capitais.

As investigações, iniciadas em janeiro deste ano após denúncias recebidas pela Polícia Federal, apontaram a existência de uma organização criminosa muito bem estruturada, com ramificações em outros estados da Federação, realizando o transporte mensal de aproximadamente 150 quilos de cocaína de Rondônia para o Ceará.

Ao longo das investigações vários membros da organização foram presos em flagrante por tráfico de drogas durante o transporte dos entorpecentes até a região nordeste do Brasil. As apreensões ocorreram em diversos pontos do país, tal como no Distrito Federal e no Maranhão.

Os policiais federais identificaram que os criminosos mantinham, em sua maioria, um padrão de vida totalmente incompatível com os rendimentos auferidos, visto que não exerciam nenhuma atividade lícita que pudesse subsidiar os bens imóveis e veículos que possuíam em nome de familiares e terceiros (laranjas). Dentre tais bens, foram identificados imóveis de alto padrão tanto na cidade de Fortaleza/CE quanto em Porto Velho/RO, além de veículos utilizados pelo grupo, objeto das buscas por terem sido adquiridos com dinheiro ilícito.

Os presos após serem ouvidos serão encaminhados ao Presídio Pandinha e a Penitenciária Estadual Feminina, em Porto Velho, e responderão pelos crimes de tráfico interestadual de drogas, associação para o tráfico e lavagem de capitais, perante a Justiça Estadual.

 A Polícia Federal informou que cumpriu  30 mandados judiciais, sendo 18 de prisão e 12 de busca e apreensão nas cidades de Guajará-Mirim, Ji-Paraná e em Porto Velho, expedidos pela Justiça Federal.

A operação ocorre em conjunto com a Operação “Nova Dimensão” em razão de possuírem como principal investigado o mesmo indivíduo, ainda que por fatos criminosos diversos relacionados ao tráfico de drogas.

Durante as investigações relacionadas à “Operação 01”, a Polícia Federal constatou que no ano de 2013 um grupo criminoso adquiria as substâncias entorpecentes diretamente na cidade de Guayaramerín/Bolívia, em um sistema de “consórcio de drogas”, os quais seriam remetidos para outros estados da Federação.

Em meados de 2013, policiais federais de Guajará-Mirim realizaram algumas apreensões de drogas da quadrilha, a primeira de 56 quilos, a segunda de 38 quilos e uma terceira de 13 quilos de cocaína (cloridrato e pasta base), acarretando na prisão em flagrante dos envolvidos, além de outras apreensões de entorpecentes em menor escala.

Parte da quadrilha seria responsável pela receptação de veículos furtados em Porto Velho/RO e região, os quais eram transportados até a fronteira com a Bolívia, nas margens do Rio Mamoré em Guajará-Mirim e Nova Mamoré, para serem atravessados para o país vizinho servindo como pagamento pela droga enviada ao Brasil. Vários destes veículos foram recuperados e restituídos aos proprietários.

Os presos, após serem ouvidos, serão encaminhados a Casa de Detenção de Guajará-Mirim e responderão pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, perante a Justiça Federal.

DPF