PF faz operação Naclo nesta quarta contra o tráfico de droga envolvendo PMs em Rondônia; 13 foram presos

(Atualizada) 13 pessoas foram presas, inclusive 9 policiais militares do 5º BPM, todas acusadas de diversos crimes.

Publicada em 17 de September de 2014 às 07:57:00

Da redação do Tudorondonia

A Polícia Federal realiza, nesta quarta-feira, em Rondônia, a Operação Naclo. Os alvos são policiais militares lotados no 5º Batalhão,  acusados de envolvimento com o tráfico de droga, extorsão e outros crimes. Uma sevidora da Câmara Municipal de Porto Velho foi conduzida à sede da PF para esclarecimentos nas primeiras horas da manhã.   13 pessoas , a maioria policiais, foram presas . Várias equipes de policiais, inclusive PMs, foram mobilizadas na operação que foi desencadeada em vários bairros de Porto Velho. A Corregedoria Geral da PM acompanha as investigações e a operação. O coronel Geraldo Ataíde, sucomandante geral da PM,  disse que a coorporação não aceita, em hipótese alguma, desvios de conduta de seus integrantes.  A servidora detida nas primeiras horas da manhã teria vendido um carro a um policial supostamente envolvido no tráfico de drogas e foi conduzida à sede da PF para explicar o negócio. Ela não teria ligações com a quadrilha.  

SIBA MAIS

A Operação Naclo é realizada pela Polícia Federal em conjunto com a  Polícia Militare culminou e culminou com a prisão de 13 pessoas, entre elas 9 policiais militares lotados no 5º BPM, além de realizar busca em 14 endereços desta capital.

A operação teve início para apurar envolvimento de Policiais com tráfico ilícito de entorpecente. Entretanto, no desenrolar dos trabalhos investigativos, além da confirmação da prática de crimes de tráfico de drogas, percebeu-se a existência de associação criminosa (antiga quadrilha) formada pelos policiais militares para prática de diversos outros crimes, tais como: concussão, corrupção ativa e passiva, apropriação indébita, contrabando, além do próprio tráfico de drogas, associação para o tráfico e formação de associação criminosa.
As diligências continuam no sentido de se confirmar mais crimes perpetrados pela Organização Criminosa.

As ordens judiciais foram emanadas de três juízos diferentes (Vara de Delito de Tóxicos, Vara da Auditoria Militar e 3ª Vara Criminal, todas desta capital), em razão da natureza das infrações penais investigadas, totalizando 15 (quinze) mandados de prisão, 16 (dezesseis) mandados de busca e apreensão e 2 (dois) de condução coercitiva.

Além do cumprimento desses mandados foram realizadas 4 (quatro) prisões em flagrante por contrabando e porte ilegal de armas.
Os mandados foram cumpridos por policiais federais lotados em todo o Estado de Rondônia e pelo Comando de Operações Táticas – COT, grupo especial da Polícia Federal.