Pioneiro projeto de residência agroflorestal será lançado em outubro em Rondônia, diz Padre Ton

A proposta tem por objetivo formar recursos humanos em Assessoria Técnica e Extensão à Agricultura Familiar (ATEAF).

Publicada em 12 de September de 2013 às 10:46:00

Projeto de Residência Agroflorestal a ser executado no campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir) em Rolim de Moura será lançado em outubro, afirmou  o deputado federal Padre Ton (PT-RO), cujo mandato atua, desde novembro do ano passado, no processo de aprovação e implantação da proposta, apresentada por professores da universidade naquele município.

O deputado convidou o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, para participar do lançamento, que ocorrerá em Porto Velho. O ministro manifestou “interesse total” em participar do evento, ficando de confirmar sua agenda.

O projeto de Residência Agroflorestal envolve o MDA, através da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), Unir e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“A proposta tem por objetivo formar recursos humanos em Assessoria Técnica e Extensão à Agricultura Familiar (ATEAF) por meio da pedagogia da alternância. Queremos fortalecer a agricultura familiar, e para isso é fundamental investir na oferta de serviços da ATEAF, bastante precários em nosso Estado”, diz o deputado Padre Ton.

Ele ressalta o caráter pioneiro desse projeto em Rondônia e o entusiasmo dos técnicos do Ministério do Desenvolvimento Agrário com a possibilidade de tornarem uma iniciativa piloto para multiplicar em outras regiões do Brasil.

“Desde o final do ano passado os atores envolvidos estão trabalhando para formatar o projeto em todos os seus aspectos, o que inclui orçamento, público alvo, prazo de execução, definição de competências. Acredito que chegamos a um resultado muito positivo”, diz Padre Ton.

O custo total do projeto, que envolverá residentes dos cursos de Agronomia, Engenharia de Pesca e Engenharia Florestal, é de R$ 1.311.550,00, bancados por emenda que será disponibilizada pelo mandato no orçamento da União para 2014 e orçamento do MDA.

Ao final de dois anos a meta é capacitar 40 profissionais em Assessoria Técnica e Extensão à Agricultura Familiar (ATEAF) e promover assistência a 1.500 agricultores familiares. A proposta inclui também assistência a comunidades quilombolas e indígenas.

Recursos Na audiência com o ministro Pepe Vargas, o deputado entregou ofício solicitando a liberação de recursos referentes à propostas cadastradas no Siconv que beneficiam os municípios de Rondônia.