PJe – OAB capacita advogados no peticionamento eletrônico em Rolim, Ji-Paraná e Porto Velho

O novo sistema de peticionamento será implantado dia 18 em Ji-Paraná e no início de dezembro nas Varas do Trabalho de Rolim de Moura e São Miguel do Guaporé.

Publicada em 16 de November de 2013 às 13:00:00

Dando continuidade a proposta de garantir a inclusão digital dos advogados e a capacitação no peticionamento eletrônico, em função da implantação desse novo sistema nas Varas do Trabalho de Rondônia, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO), dá início a um novo ciclo de treinamentos do Peticionamento Judicial Eletrônico (PJe-JT) no próximo dia 19 de novembro.
Desta vez o treinamento acontece em Rolim de Moura (dia 19) Ji-Paraná (dia 20) e Porto Velho (dia 21), conforme calendário ao final.

Para ministrar os treinamentos, a renomada advogada Ana Amélia Menna Barreto, Diretora da Inclusão Digital da OAB/RJ e uma das formadoras dos multiplicadores do PJe junto ao Conselho Federal da OAB (CFOAB). A vinda de Ana Amélia conta com o apoio do Conselho Federal, por meio da Escola Nacional de Advocacia (ENA), da Comissão Especial de Direito da Tecnologia da Informação do CFOAB.

A especialista é reconhecida pela forma como se aprofundou no PJe e pelo estudo que faz do sistema em vários locais do país. Ana Amélia traz consigo uma vasta experiência do sistema, até porque o PJe foi implantando há mais de um ano no Rio de Janeiro, o que lhe garante conhecer muitos mecanismos e formas de lhe dar com o programa.

A palestrante vai mostrar de forma didática como funciona o sistema, suas ferramentas, passará uma série de dicas e vai indicar os canais disponíveis aos advogados para tirar dúvidas. Ela ainda destaca que a vinda a Rondônia será importantes para colher as demandas da região e trocar experiências.

Também estarão presentes durante os treinamentos nas Subseções e na Seccional, o Coordenador de Certificação Digital do PJe junto ao Conselho Federal da OAB, João Luiz Chaves Couto.

Vale ressaltar que o PJe-JT será implantando em Ji-Paraná nesta segunda-feira (18) e em Rolim de Moura e São Miguel do Guaporé no início de dezembro. “Portanto os advogados da região não podem perder essa oportunidade de conhecer melhor o sistema e suas nuances, para que possam dar continuidade a função precípua de garantir o acesso dos cidadãos em buscar os seus direitos”, declarou o Presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante.

Andrey Cavalcante reforça o convite para a advocacia que prestigie os treinamentos com essa grande oportunidade que a Seccional oferece a classe e complementa: “a escolha das Subseções de Rolim de Moura e Ji-Paraná para receber a renomada palestrante são frutos de pleitos das Diretorias das duas Subseções que objetivam capacitar e preparar os profissionais da região para esse novo sistema”. O Outro motivo é a implantação do PJe em Ji-Paraná nesta segunda-feira(18) e em Rolim de Moura no início de dezembro.

Implantação do PJe-JT Em Rondônia o PJe já foi implantada em algumas Varas da Justiça do Trabalho em Rondônia, entre elas todas as unidades de Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto, Cacoal, Vilhena e no dia 18 inicia em Ji-Paraná. O TRT- 14 ainda prevê instalar nos dias 09 e 10 de dezembro o PJe em São Miguel do Guaporé e Rolim de Moura.

Além da Justiça do Trabalho, outras unidades do Judiciário Brasileiro devem adotar o PJe como forma de utilizarem um sistema único de peticionamento eletrônico no país. Portanto a necessidade de preparar os profissionais para essa tecnologia.

Certificação digital e doação de tokens Na mesma oportunidade dos treinamentos acontece ainda a certificação digital e a doação de tokens, por meio da caravana itinerante OAB/CAARO nos locais do treinamento – Rolim de Moura, Ji-Paraná e Porto Velho. A caravana também fará da a certificação digital no dia 18 de novembro na Subseção da OAB de Jaru. Com a doação de tokens, a OAB promove uma economia de cerca de R$ 220 aos advogados que adquirem o certificado digital.

Programação dos treinamentos Rolim de Moura
Dia 19 de novembro
Turma única das 14h às 17h
Local: Sede da Subseção
Vagas: 50
Ji-Paraná
Dia 20 de novembro
Turma única das 14h às 17h
Local: Sede da Subseção
Vagas: 50
Porto Velho
Dia 21 de novembro
Turma manhã: das 9h às 11h
Turma tarde: das 15 às 17h
Total de vagas: 100

Inscrições: As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO), com Roberto Matias, pelos telefones 3217.4213, na sede das Subseções em que haverá o treinamento ou ainda acessando o site da OAB/RO (www.oab-ro.org.br) no ícone “Cursos e Eventos”.