Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Rondônia em debate na segunda-feira em Ji-Paraná

O Governo de Rondônia realizará na próxima segunda-feira (27), a partir das 8h, no Plenário da Câmara Municipal de Ji-Paraná, a apresentação do Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável (PDES)...

Publicada em 24 de June de 2016 às 11:44:00

O Governo de Rondônia realizará na próxima segunda-feira (27), a partir das 8h, no Plenário da Câmara Municipal de Ji-Paraná, a apresentação do Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável (PDES), que está sendo elaborado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) com objetivo de projetar o estado até o ano de 2030.

O secretário executivo regional do governo  em Ji-Paraná, Romildo Pereira, explicou que a proposta da audiência é formular ações que potencializem as diversidades existentes no estado e auxiliem a redução das desigualdades regionais. “Além de estabelecer uma relação mais próxima com o poder público, também queremos envolver mais a sociedade civil nesta discussão. A ideia é desenvolver ações de curto e longo prazos para aumentar a competitividade das regiões rondonienses e maximizar as oportunidades de desenvolvimento”, disse o secretário, convocando a população de Ji-Paraná, Teixeirópolis, Urupá, Alvorada d’Oeste e Presidente Médici a participar da audiência pública que terá a presença do secretário George Braga e tendo como mediadores técnicos do governo estadual.

Romildo Pereira ressaltou que ao governo está destinado o papel fundamental de assegurar as condições para que as medidas de política sejam prosseguidas, mas caberá ao setor privado a importante tarefa de consolidar atividades nas quais a região tem vantagens competitivas e de dinamizar outras atividades numa lógica de diversificação da economia regional.

PLANO

O PDES é fruto do acordo de cooperação entre o estado e o Ministério da Integração Nacional e aponta alternativas para reduzir desigualdades e maximizar oportunidades de desenvolvimento nas dez regiões de Rondônia. O planejamento contém quatro diretrizes, 28 programas e 157 projetos organizados em metas.