Polícia Militar de Rondônia troca comando geral

Assumiu o Comando geral o coronel da PM Fernando Luís Brum Prettz, tendo como subcomandante o coronel PM Geraldo Elísio de Ataíde.

Publicada em 23 de April de 2014 às 17:47:00

DECOM

 

Após três anos no Comando Geral da Polícia Militar de Rondônia, o coronel Paulo César de Figueiredo deixa o comando da corporação para a reserva remunerada e assume em seu lugar o coronel da PM Fernando Luís Brum Prettz, tendo como subcomandante o coronel PM Geraldo Elísio de Ataíde.


Antes do início da solenidade oficial, o cel. Figueiredo foi homenageado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, através do subcomandante, Cel. Rodrigues, com a medalha do Mérito da Defesa Civil.

A solenidade de passagem de comando ocorreu no prédio do comando geral da Polícia Militar, na manhã desta quarta, 23, com a presença de autoridades civis, militares e do governador Confúcio Moura. Além da passagem de comando, houve também homenagem ao patrono da PM, Tiradentes, e a extinta guarda territorial, que neste ano comemora 70 anos.


Representantes da extinta guarda territorial, que fez parte do antigo Território Federal do Guaporé, quando foi criada, participaram da solenidade e foram homenageados pelo governador Confúcio Moura recebendo Certificados de agradecimento, pois foi através de sua criação, há 70 anos atrás, que deu origem ao que é hoje a Polícia Militar.


De forma emocionada, o coronel Figueiredo apresentou suas despedidas do comando geral da PM/RO, reverenciando o patrono da corporação, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, aos integrantes da hoje extinta Guarda Territorial, que “fizeram o passado da que é hoje Polícia Militar de Rondônia” (PM/RO), e salientou o apoio que recebeu de “todos que auxiliaram a PM a fazer uma sociedade mais justa e democrática”. 


Nos três anos em que esteve à frente da corporação, o cel. Figueiredo disse ter recebido o apoio e solidariedade de vários órgãos e pessoas, entre elas a Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Base Aérea, Marinha do Brasil, entre tantos outros citados pelo agora ex-comandante.

A todos agradeceu, salientando o apoio familiar por estes 30 anos de dedicação à PM e a Deus, que “sem sua força e proteção, nada faríamos”. E finalizou dizendo ter sido uma honra ter servido este tempo na PM e em especial ter chegado ao posto mais alto da corporação e afirmou que a “missão foi dada, a missão foi cumprida”.


O governador Confúcio entregou ao coronel Figueiredo uma placa de agradecimento aos seus relevantes serviços, bem como homenagem à esposa do ex-comandante através de um buquê de flores.

No elogio do governador, que foi lido na solenidade, Confúcio enaltece o trabalho do cel. Figueiredo, ressaltando seu empenho, honestidade e serviços prestados, forma correta de trabalhar e planejamento seguro. Naquele momento foi anunciado que Figueiredo assume agora como adjunto da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania.


Cel. Ataíde assume como novo subcomandante da PM
O secretário de segurança pública de Rondônia, Antônio Carlos Reis, ressaltou o caráter e determinação do cel. Figueiredo, “que soube honrar os cargos que ocupou em sua carreira”. Disse isso para ilustrar o grau de aceitação da PM junto à população, que segundo pesquisas, chega a 85%. Finalizou citando o general Geisel “os velhos soldados se despedem, mas não se vão”.


O governador Confúcio em referência ao pronunciamento do cel. Figueiredo e de sua forte emoção, disse que não é fácil a despedida, pois também se deixa para trás amigos de 30 anos passados “trabalhando nesta casa”. Mas para quem está de fora, às vezes, disse o governador, “é difícil entender e compreender tanta emoção”.

Confúcio falou que ao assumir o comando do estado, não conhecia a tropa e não sabia quem seria o comandante da PM. Através de amigos chegou ao Cel. Figueiredo que prontamente aceitou o convite. “Assim como agora foi difícil escolher um novo comandante dentre tantos homens bons”, frisou.

Mas o mais importante, disse Confúcio, é que ao assumir, o novo comandante dê prosseguimento ao trabalho realizado e “mantenha alta a confiança da nossa população no trabalho da Polícia Militar”.


“Aqui em Rondônia o nosso militar tem orgulho de vestir a farda, enquanto que em outros estados ele só veste a farda dentro dos quartéis, para não se expor na rua”, disse o governador, afirmando que aqui em Rondônia, a tropa é respeitada.

Confúcio agradeceu ao apoio que a PM deu e está dando em relação às enchentes, com seu efetivo e “determinação de todos”. Agora, disse o governador, “é chegada a hora da reconstrução, de vidas, de casas, estradas e é chegada a hora da união política, de uma ação conjunta em prol do estado”.


Neste momento, Confúcio solicitou a união de todos pois Rondônia é um estado rico, de um povo trabalhador e que precisa o somatório de esforços e “ouvindo os anseios da população para colocar o estado onde ele merece estar”. Finalizou agradecendo dizendo “Obrigado Prettz por ter aceito o convite. Boa sorte, Figueiredo”. E convidou a todos para assistirem ao desfile da tropa e a apresentação de novas viaturas entregues recentemente à Polícia Militar.




Texto: Geovani Berno
Fotos: Ésio Mendes