Polícia Militar desvenda sequestro na capital libera vítima e prende três acusados em Nova Mamoré e Porto Velho

Os dois acusados disseram também que a vítima seria liberada depois de confirmar a entrega do carro roubado a um comparsa em Guajará-Mirim.

Publicada em 20 de February de 2015 às 10:25:00

Com a apreensão de um menor, uma caminhoneta S10 placa MLT 8890 e prisão de André Moreira Perote, 21, hoje, 20, por volta de 1 hora, no município de Nova Mamoré, a Polícia Militar desvendou um roubo e sequestro em Porto Velho, tendo como vítima Tiago C. F. S., residente à rua Vespaziano Ramos, na capital.

Envolvidos no crime,  conforme ocorrência policial 1379-2015, foram presos em Porto Velho Acalias Leão da Costa , 18, e Arlindo Vieira Pontes Filho, 19. A caminhonete foi apreendida no município de Nova Mamoré, pronta para atravessar para a Bolívia. A vítima,  que estava amarrada, vendada e amordaçada dentro de um veiculo Uno na Estrada Areia Branca, em Porto Velho, foi libertada pela PM e o veiculo apreendido.

A Polícia Militar,  em constante vigilância nos principais locais por onde os ladrões tentam passar veículos roubados para o país vizinho, abordou um veiculo da marca Chevrolet S10 de cor cinza, tendo como ocupantes dois elementos identificados como André Moreira Perote (motorista) e um menor. Os dois demonstraram bastante nervosismo durante a abordagem, e ao serem entrevistados entraram em contradições por várias vezes. Dentro do veículo estavam vários documentos em nome de Tiago C. F. dos S., alem de um crachá funcional e uma carteira porta cédula contendo vários cartões bancários também em nome de Tiago.

Apreensão
Em pesquisa, a PM constatou que o menor já havia sido apreendido recentemente transportando veículos roubados para Guajara Mirim. Não tendo mais como negar, ele confirmou que o veiculo era produto de roubo ocorrido no município de Porto Velho horas antes. Ele também informou que o proprietário do veiculo estaria amarrado sob a vigilância de dois integrantes da quadrilha em um bairro na Zona Sul de Porto Velho em um veiculo da marca Fiat Uno de cor verde.

Sequestro desvendado
Os dois acusados disseram também que a vítima seria liberada depois de confirmar a entrega do carro roubado a um comparsa em Guajará-Mirim. Informado sobre o roubo e sequestro, o CIOP – Centro Integrado de Operações Policiais, em Porto Velho, encaminhou policiais militares do 1º Batalhão , que  seguiram para o local aonde estaria o veiculo com a vítima. Na estrada Areia Branca os policiais encontraram o veículo e quando foram abordar, o motorista acelerou o carro e tentou atropelar os policiais, que conseguiram se esquivar.

Feito o cerco por várias viaturas da PM em uma curva na estrada Areia Branca próximo a rua Registro, o condutor do veiculo ( Arlindo) perdeu o controle da direção , vindo a capotar. Após o capotamento , em ato contínuo os suspeitos saíram do carro e ainda tentaram se evadir pulando muros de várias residências nas proximidades causando danos onde quebraram as cercas de madeira, mas foram contidos no local,  sendo necessário o uso da força moderada para contê-los.

Na cintura de Arlindo a PM encontrou um revólver cal. 38 com seis munições intactas (apreendidas). A vítima no momento da capotagem do veículo conseguiu se soltar das amarras e sair do interior do carro.

Confissão
Os presos confessaram participação no roubo/sequestro e se a Polícia Militar não “atrapalhasse”, seguiriam com a onda criminosa entre Porto Velho e Guajará-Mirim.

De acordo com a vitima, o roubo/seqüestro aconteceu por volta de 20horas de ontem, 19, na pista de caminhada (Jorge Teixeira) próximo ao aeroporto. Os acusados roubaram a caminhonete jogando a vítima para o banco traseiro e a partir daí, mantendo a arma de fogo apontada para sua cabeça proferindo ameaças de morte. Eles trocaram de carro, deixaram a vitima com dois bandidos levaram a caminhonete para ser vendida em Guajará – Mirim. A Polícia foi meu alívio, disse o sequestrado ao ver a guarnição policial e a prisão dos envolvidos.

O veículo Uno que capotou ficou totalmente destruído e  a roda traseira lado direito foi arrancada do eixo e foi guinchado para o pátio do Detran onde foi confeccionado autos de infrações de números 0404946, 0404947, 0404944 e Tama 00191915.  Foi  registrada ocorrência policial em Nova Mamoré tratando do veículo S10 recuperado, ocorrência de numero 283/2015 na 1ª DP de Nova Mamoré.BR 425, próximo a oitava linha.
Em Nova Mamoré, a guarnição que apreendeu o veículo foi composta pelo cabo PM Hélio, Soldados PM Willian, Teske e Uanderson, com apoio do Serviço de Inteligência. Em Porto Velho a guarnição foi composta pelo cabo PM Teske e soldados Mendes e Jamisson.
--

Autor e fonte da notícia: Lenilson Guedes/Assessoria/Imprensa/PM/RO