Policiais apresentam Programa Educacional de Resistência às Drogas e pedem apoio

Implantado nos Estados Unidos em 1983 e atualmente desenvolvido em mais de 56 países conveniados, entre eles o Brasi.

Publicada em 30 de July de 2014 às 16:35:00

Policiais Militares do Estado de Rondônia, participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), estiveram reunidos com o Prefeito Mauro Nazif e a Secretária Municipal de Educação (Semed), Francisca das Chagas, para apresentar as propostas do projeto, realizado há 14 anos na região.

Implantado nos Estados Unidos em 1983 e atualmente desenvolvido em mais de 56 países conveniados, entre eles o Brasil, o Proerd é aplicado nas escolas públicas, desenvolvendo estratégias educativas de prevenção as drogas e a criminalidade, ajudando as crianças e adolescentes a escolherem caminhos e decisões seguras e responsáveis. Colaboram com a atividade 70 instrutores, sendo 08 na capital e 62 nas demais cidades. De 2000 até agora foram atendidos pelo Proerd quase 240 mil estudantes, tanto das séries iniciais, quanto na faixa etária de 9 a 12 anos.

Com um método pedagógico padrão de 10 semanas de curso, o formato do programa foi atualizado recentemente em um encontro realizado em Brasília, onde os conteúdos passaram a ser disponibilizados em versões multimídia, explica a Sargento Maria da Conceição Cardoso Marques, que esteve representando a comissão de PM's na visita ao prefeito. "É neste aspecto que precisamos do apoio do executivo municipal, que sejam disponibilizados equipamentos para aplicação dos cursos nas escolas da rede", explicou.

Entendendo a necessidade e a importância dos trabalhos desempenhados pelo grupo, Mauro Nazif se comprometeu a junto da Semed, somar ao Proerd, incluindo no orçamento a aquisição dos equipamentos necessários. “Estamos lidando com PM's que desenvolvem uma função social preventiva, mudam a imagem da polícia para as crianças e colaboram com o combate às drogas, sendo assim a prefeitura precisa estender sua mão a este projeto”, concluiu Nazif.