POLÍTICA & PODER

Roberto Kuppê.

Publicada em 01 de July de 2013 às 09:39:00

[email protected]


BRASIL!!!

Confesso que não esperava tantos gols e achava que a Espanha ia ganhar, embora eu não externasse esta preocupação para não fazer o papel do pessimista que tanto odeio. Para este colunista, a nossa seleção ainda não está 100% pronta para uma Copa do Mundo, mesmo jogando em casa, em 2014. Ainda acho que Kaká, Pato e Ronaldo Gaúcho têm muito a contribuir, embora o elenco campeão da Copa das Confederações tenha craque de sobra. Parece incoerência, mas, é análise deste colunista.

E SE PERDESSE?

Lá fora do Maracanã, milhares de manifestantes estavam de olho no resultado, sedentos pela derrota do Brasil. Com certeza, as consequências de uma derrota não seriam nada boas. Neste momento, Felipão já era e o Neymar já teria partido para Barcelona num voo fretado. E Dilma seria a responsável pela derrota, Joseph Blatter hostilizado (FIFA), colocando em risco a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

MANIFESTAÇÕES

Acho que já deu gente. Já mostramos ao Brasil e ao Mundo do que somos capazes se unidos marcharmos em prol de um objetivo. Há um mês me manifestando, a população brasileira, a maioria jovens, deu demonstração de força e moveu o gigante adormecido em berço esplêndido. O Brasil acordou e forçou os políticos a trabalharem. E como estão trabalhando. Sem folga nem para assistir a seleção ganhar da Espanha.

NATAN

O futuro ex-deputado federal Natan Donadon (expulso do PMDB ainda que tardiamente), quando iniciaram as manifestações cobrando o fim da impunidade e da corrupção, deve ter dito: “Vai sobrar para mim”. E sobrou. Preso na Papuda, em Brasília, Natan Donadon paga pelos seus pecados, principalmente o de usar o nome de Deus em vão. Vai sobrar também para os mensaleiros condenados pelo STF, Genoíno, Valdemar da Costa Neto e João Paulo Cunha.

AMIR LANDO

O ex-senador e ex-ministro Amir Lando (PMDB) deve assumir como deputado federal até o final de semana, quando a Câmara dos Deputados deve declarar vago o cargo pertencente ao evangélico Donadon. Lando é inteligente, capacitado e de bom trânsito na esfera federal. Vai ajudar o governador Confúcio Moura (PMDB) na busca por recursos em Brasília.


META 18

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, vai enviar ofícios aos Tribunais de Justiça e aos Tribunais Regionais Federais de todo o país para cobrar o cumprimento da Meta 18, fixada pelo próprio conselho. A meta determina o julgamento até o fim de 2013 dos 121.850 processos de improbidade administrativa e de crimes contra a administração pública iniciados até 2011.

RAUPP

Quem anda preocupado com o “embalo” das manifestações é outro parlamentar pemedebista de Rondônia. O senador Valdir Raupp (PMDB), cujas pendências judiciais são de tirar o sono, poderá ser incluído na meta estabelecida pelo ministro presidente do STF, Joaquim Barbosa, que é de reduzir pela metade os processos judiciais envolvendo políticos brasileiros. Raupp é presidente nacional do PMDB, partido aliado do governo federal.

ANÁLISE DAS PESQUISAS

À luz dos últimos acontecimentos e dos resultados das primeiras pesquisas pós-tsunami das manifestações, o jornalista Sérgio Botelho fez uma análise sóbria dos números do DataFolha. O movimento não é contra ninguém, especificamente, mas, ao mesmo tempo, é contra, geral. Todos os políticos em evidência no Executivo ou no Legislativo, e que, de alguma forma, vêm sendo lembrados para a disputa presidencial de 2014, ou perdem, ou nada ganham. Dilma, que foi à TV, é quem mais perde, já que atraiu para si o alvo das manifestações. Aécio e Eduardo Campos, entretanto, nada ganham com isto, uma vez que também estão na linha de tiro dos manifestantes. E continuam significativamente atrás da desgastada Dilma.

ANÁLISE DAS PESQUISAS 2

Lula também perde, mas, perde menos que os demais. Afinal, manteve-se prudentemente afastado dos holofotes. Mas, sofre, e sofre com a subtração de cerca de 9 pontos percentuais em intenções de votos para 2014. Embora ainda possa vencer todos os outros já no primeiro turno. Os que mais ganharam, naturalmente, foram Marina Silva e Joaquim Barbosa (embora continuem perdendo para Lula, e, mesmo, para Dilma), uma vez que não são proprietários de qualquer nesga dos poderes (Executivo e Legislativo) e das ações que são contestadas pelos manifestantes, além de terem granjeado certa simpatia por suas posições.

ANÁLISE DAS PESQUISAS 3

Convém levar em conta que nenhum desses números é definitivo no que diz respeito às eleições de 2014. O número dos que votariam em branco, nulo ou que ainda não sabem em quem votar passou de 12% para 24%. Porém, tudo vai depender do comportamento desses agentes políticos, e das instituições de que fazem parte, daqui para frente. Já se viu que não adianta ficar jogando culpa uns nos outros. O povo nas ruas pode na verdade andar achando que uns e outros têm razão, o que piora ainda mais o quadro das avaliações populares. Quem primeiro encontrar o caminho para fazer aumentar a participação da patuleia, com ênfase na juventude, ora em diante, vai capitalizar. O povo nas ruas parece mesmo desejar novos e efetivos canais de participação, e eles têm que ser criados. Quem ficar contra, vai sofrer inevitável desgaste.

RECALL

Sabem o que é recall? Quem tem carro sabe. É quando as montadoras de veículos chamam pela imprensa determinado lote de carros que apresentaram defeitos e precisam trocar peças. O ministro presidente do STF, Joaquim Barbosa apresentou à presidente Dilma semana passada um “recall político”, que seria a perda de mandatos de políticos que não cumpriram suas promessas de campanha. Só como exemplo, o prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif (PSB), seria apeado do cargo por inércia já no primeiro ano de mandato.

TADINHA

Com um simples ofício, a deputada estadual Ana da 8 (PTdoB) pediu ao Mistério do Turismo revitalização de complexo turístico em Rondônia. Ana apresentou portfólio com fotos de pontos turísticos de Porto Velho e Guajará-Mirim que comprovam a necessidade de investimentos, devido a beleza natural em meio a floresta. O secretário especial explicou que o Ministério trabalha com um número baixo de recursos para atender toda demanda. Na verdade, Rondônia tem outras vocações prioritárias e turismo está longe de ser uma delas. Rondônia precisa se modernizar e se desenvolver sustentavelmente. Revitalizar a EFMM é um blá blá blá cansado desde a sua desativação na década 70. A ordem hoje é construir ferrovias rápidas e economicamente viáveis.