Porto Velho: Defesa Civil retorna nessa sexta ao Baixo Madeira para distribuir água potável

Marcelo Santos afirmou também que a assistência prestada pela Prefeitura de Porto Velho é necessária por causa das dificuldades enfrentadas pelas famílias atingidas.

Publicada em 05 de May de 2015 às 21:37:00

Porto Velho, Rondônia - Uma equipe da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (CMDC) retorna nesta semana à região do Baixo Madeira para a segunda etapa de distribuição de água e kits higiênicos às famílias atingidas pela enchente do rio Madeira de 2014. A viagem será nesta quarta-feira, 06. De acordo com informações do coordenador da CMDC, Marcelo Santos, serão visitadas as comunidades dos distritos de São Carlos, Calama e Nazaré e também da localidade de Cavalcante, que ainda sofrem as consequências deixadas pelo fenômeno natural há um ano. “Desde o ano passado a prefeitura tem auxiliado essas famílias. Essa é a segunda viagem que faremos ao Baixo Madeira e vamos aproveitar a visita para colher os dados que faltam para fecharmos o relatório sobre a situação nessas localidades”, afirmou o coordenador.

Além do desabastecimento de água potável, por causa da contaminação dos poços amazonas da região, outro problema enfrentado pelas famílias do Baixo Madeira é a grande quantidade de sedimento que ainda está acumulado em frente às residências. Marcelo Santos adiantou que há muito sedimento acumulado em vários pontos dos distritos. Só em São Carlos, o coordenador calcula que exista mais de uma tonelada de sedimentos e entulhos espalhados. A remoção está sendo feita por uma equipe da Secretaria Municipal de Obras (Semob). Marcelo Santos afirmou também que a assistência prestada pela Prefeitura de Porto Velho é necessária por causa das dificuldades enfrentadas pelas famílias atingidas. No momento, essa é a única água para consumo que chega a essas comunidades, e o auxílio tem evitado o colapso no abastecimento.

Por Joel Elias | Fotos: Arquivo/Comdecom