Porto Velho ganha Centro de Convivência do Idoso

O prédio fica localizado à Avenida Amazonas, no bairro Tiradentes, o novo espaço social da cidade e foi entregue à população pelo prefeito Roberto Sobrinho, nesta quinta-feira, 29.

Publicada em 29/03/2012 às 17:50:00

O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho (PT), entregou à população nesta quinta-feira o Centro de Convivência do Idoso - avenida Amazonas, no bairro Tiradentes. Durante ato de inauguração, ele lembrou que atualmente pelo Serviço de Atenção à Família e pelo Programa de Atenção Ao Idoso (PAI) são atendidos 2 mil idosos com ações de apoio de execução direta e indireta, por meio das associações de bairros, centros comunitários (17) e instituições de atendimento ao idoso. 

“A política voltada ao atendimento dos idosos que adotamos na prefeitura, como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, objetiva o desenvolvimento de atividades que contribuam para que essas pessoas possam envelhecer de forma saudável, com sociabilidade, e o que é o mais importante, com o fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social.

Serviços

O prefeito também lembrou que no centro serão oferecidos vários serviços nas áreas da saúde, educação, assistência social, desportivas, cultural, lazer e, ainda a realização de cursos variados. Ao secretário da Saúde, que estava presente à inauguração, prefeito determinou que a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), disponibilizasse um médico especialista para atender os idosos no próprio centro. E pediu também que o público da terceira idade tivesse tratamento diferenciado no Centro de Especialidades Médicas (CEM), principalmente no que diz respeito ao atendimento oftalmológico.

Roberto Sobrinho lembrou, na solenidade, que a construção de um espaço que aglutinasse todas as ações desenvolvidas em prol dos idosos, foi um compromisso assumido por ele na campanha da reeleição, em 2008, promessa cumprida com a entrega do Centro de Convivência, construída com recursos federais provenientes de emenda parlamentar com a contrapartida do município.

O prefeito lembrou ainda que no centro serão desenvolvidas ações sócioeducativas e de convivência, que contribuam para o processo de envelhecimento saudável e de qualidade de vida para a população idosa, propiciando condições básicas e especiais para o exercício pleno da cidadania.

A Rainha da Terceira Idade, Ofélia Calgaro, agradeceu ao prefeito pela iniciativa e entregou a ele uma carta onde ela expunha sua opinião sobre o atendimento dado pela prefeitura à população idosa de Porto Velho. “Aí está todo o meu sentimento, e acredito que também dos meus colegas”, disse.

A solenidade de inauguração teve ainda apresentações culturais, como a do Coral Estrelas, da Prefeitura de Porto Velho, que cantou duas músicas — “Eu Não Existo Sem Você” (Antonio Carlos Jobim / Vinicius de Moraes) e “Maria, Maria” (Milton Nascimento / Fernando Brant) — e o coral Estrelas do Amanhã, do Recanto do Vovô e da Vovó, que apresentou a música “Amigo”, de Roberto e Erasmo Carlos.

Fonte: Assessoria