Porto Velho: Semob inicia obra de drenagem na avenida Farquar na entrada do bairro Nacional

Após a implantação dos tubos, a equipe de terraplanagem vai recuperar a via.

Publicada em 05 de May de 2015 às 21:42:00

Porto Velho, Rondônia - A Secretaria Municipal de Obras (Semob) iniciou na manhã desta terça-feira, 05, o trabalho de desobstrução do igarapé do canal Dos Tanques, na entrada do bairro Nacional, pela avenida Farquar. O bueiro do principal canal do bairro está obstruído e, com o excesso de chuvas nessa época do ano, o lago, localizado na entrada do bairro, inundou a pista e chegou a invadir algumas casas.“Alguns moradores tentaram fazer uma passagem até a entrada de suas casas e jogaram terra na entrada do bueiro. A força da água levou essa terra para dentro do canal junto com lixo e entulhos e entupiu o bueiro. Como o canal é profundo e está coberto pela água, só poderemos desobstruir a passagem quando as chuvas cessarem”, explicou Francisco Bonfim, chefe das equipes que trabalham no local.

Para solucionar o problema com agilidade, a Semob designou para essa obra duas equipes de Drenagem e Canais e uma equipe de Terraplanagem da Coordenadoria Municipal de Vias Urbanas. “Já cortamos o asfalto e abrimos uma vala profunda de aproximadamente trinta metros de largura para que a água escorra para o igarapé. Assim que o excesso de água escoar e a vala secar, implantaremos tubos estruturados de PVC de um metro de diâmetro para canalizar a água das chuvas e da nascente do córrego daquela região. Um dia de trabalho será o suficiente para finalizar essa etapa da obra”, detalhou Bonfim.

Após a implantação dos tubos, a equipe de terraplanagem vai recuperar a via. “O buraco será tapado com pedra rachão, que é mais resistente, e a base será feita com cascalho compactado. Ao final esse trecho da avenida será recapeado. Se a chuva não atrapalhar mais, até sexta-feira terminaremos o serviço e poderemos liberar o tráfego de veículos”, finalizou Bonfim. “Com apenas um dia de muita chuva a água já subiu e entrou na minha casa. Graças a Deus que o pessoal da Prefeitura chegou aqui logo e conseguiu fazer com que a água baixasse. Só espero que não demore muito para essa obra ficar pronta e podermos voltar a trafegar pela via”, comentou Raimunda Costa Carvalho.

Por Malu Calixto |Fotos Medeiros