PortoVelho - Semob constrói passagens molhadas para evitar buracos em cruzamentos de vias

Moradores do bairro Marcos Freire aprovaram a alternativa da prefeitura para acabar com os buracos e poças que se formam nas margens das vias e nos cruzamentos no período de chuvas.

Publicada em 28 de January de 2015 às 18:15:00

Porto Velho, Rondônia - No período de inverno, em Porto Velho, as chuvas se intensificam provocando problemas como alagação e abertura de buracos e borrachudos em ruas e avenidas da cidade. Em busca de soluções para essas questões a Secretaria Municipal de Obras (Semob) está implantando passagens molhadas em cruzamentos de vias em todas as regiões da cidade. “Nos cruzamentos onde não há caixas coletoras ou bocas de lobo por onde escoar as águas das chuvas, essa água acaba se acumulando na via e provocando a abertura de buracos e borrachudos. Com a construção das passagens molhadas o pavimento ficará mais protegido, evitando assim as poças que se formam”, explicou Gustavo Veras, engenheiro civil da Semob.

As passagens molhadas estão sendo construídas com aproximadamente 30 centímetros de espessura por 1 metro e 20 centímetros de cumprimento. Cem unidades das 150 licitadas no primeiro edital já foram construídas e, essa semana, a equipe de trabalho está realizando o serviço na rua Petrolina no bairro Marcos Freire. “Já fizemos as passagens molhadas nas avenidas Rio Madeira e Guaporé e em várias ruas dos bairros Embratel e Alphaville, por exemplo. E, em breve, a Semob abrirá nova licitação para construir mais 200 unidades em diferentes pontos da cidade”, acrescentou Gustavo.

Moradores do bairro Marcos Freire aprovaram a alternativa da prefeitura para acabar com os buracos e poças que se formam nas margens das vias e nos cruzamentos no período de chuvas. “Já vi acidentes aqui por causa desses buracos e é muito complicado passar, principalmente pra pedestres e ciclistas. Estou nesse bairro há quatro anos e de todas as obras que já vi posso afirmar que esse é um trabalho muito bem-feito. A prefeitura está de parabéns”, afirmou Sebastiana Cunha, proprietária de um estabelecimento comercial localizado na rua Petrolina.“Já tomei banho de água dessas poças várias vezes. O carro passa e joga água para a calçada. É muito ruim. Com essas passagens em concreto esperamos que os buracos sejam, enfim, eliminados”, disse a moradora Janaína Oliveira Moreira.

Por Malu Calixto