Potencialidade do agronegócio de Rondônia é destaque no lançamento da 2ª Portoagro

A feira tem o objetivo de incentivar os produtores a tornarem-se empresários e investirem mais em tecnologia e conhecimento.

Publicada em 26 de July de 2016 às 11:31:00

Aconteceu na noite desta segunda-feira (25), no auditório do Senac Esplanada o lançamento da 2ª edição da Portoagro - Feira de Negócios e Tecnologias Rurais Sustentáveis de Porto Velho, que acontecerá de 24 a 28 de agosto de 2016, no Parque dos Tanques, em Porto Velho. A entrada será gratuita e a organização estima um público de aproximadamente 60 mil pessoas.

O presidente da Associação dos Proprietários Rurais de Rondônia (APRRO), Adélio Barofaldi conduziu sua apresentação no lançamento da feira apresentando as potencialidades do agronegócio em Rondônia, especialmente em Porto Velho, que justificam a promoção desse evento que visa gerar investimentos na ordem de R$ 250 milhões e promover a transferência de tecnologia ao setor.

Na presença de várias autoridades e representantes do agronegócio rondoniense, Barofaldi destacou a evolução do rebanho bovino anual em Rondônia. De acordo com os números apresentados, o Estado atualmente já soma mais 13 milhões de cabeças de gado, uma estimativa avaliada entre os anos de 1999, onde o número atingia pouco mais de 6 milhões de cabeças e 2016, onde o crescimento chega a cerca de 21%.

O presidente da APRRO também apresentou a participação dos produtos agropecuários nas exportações de Rondônia. Os dados colocam a carne rondoniense em primeiro lugar com 45,72% de participação e a soja, com 45,39%, segundo dados da AgroStat Brasil.

Sobre a soja, Barofaldi afirmou que Rondônia, atualmente, é o terceiro maior produtor do Norte. Dados da Conab mostram que em 2015, o estado produziu 738 mil toneladas do grão, ficando com a maior expansão na área de plantio de soja do Brasil em 2015, com um crescimento de mais de 20% de 2014 para 2015.

O presidente apresentou ainda aspectos referentes à produção de café e a piscicultura em Rondônia. Segundo Barolfaldi, os números deixam claro a evolução do agronegócio rondoniense nos últimos anos e a necessidade dos produtores terem acesso as novas tecnologias indispensáveis para o avanço de todos os setores no Estado.

Um dos objetivos da Portoagro, segundo Adélio Barofaldi é transformar o produtor rural em empresário, utilizando como mecanismo o pensamento do agronegócio, que de acordo com o presidente, trabalha com uma expectativa prevista para 2016 a 2020.

Entre os aspectos que definem o pensamento do agronegócio, Barofaldi citou os consórcios na lavoura, pecuária e floresta, a criação de parcerias saudáveis e sustentáveis na cadeia de frigoríficos, a regularização fundiária. “Mas para conseguirmos alcançar esses objetivos, precisamos criar políticas públicas para estimular o crescimento de nossa produção e a rentabilidade necessária ao setor por meio de incentivos que a industrialização do agronegócio e agregar valor”, destacou Barofaldi aproveitando a presença de representas do executivo,  legislativo e entidades como Fecomércio , Fiero e Faperon.

Ele concluiu sua apresentação destacando que “a Portoagro tem o papel de multiplicadora das tecnologias, e isso acontece com a participação dos nossos parceiros. Trazemos o produtor para dentro da feira e disponibilizamos o acesso às informações técnicas e o que há de mais novo no campo de equipamentos e estudos”, ressaltou Adélio Barolfadi.

Em todos os dias do evento serão promovidas rodadas de negócios, visitas e palestras técnicas, vitrines tecnológicas, instituições bancárias que já ofertam o plano safra 2016/2017 e outros financiamentos voltados ao agronegócio com a chancela da Portoagro, além da presença de expositores que atuam no setor do agronegócio com a comercialização de máquinas, implementos agrícolas, veículos, etc.

Para este ano a comissão de organização da Portoagro traz algumas novidades com a realização de pré-eventos que visam movimentar o setor do agronegócio e também de serviços, turismo, setor hoteleiro e comércio em geral.

Entre eles a promoção do Festival Gastronômico que visa valorizar a culinária local com pratos que trazem uma identidade gastronômica típica de Porto Velho e as Caravanas de Oportunidade de Negócios que têm o objetivo de agilizar os tramites das propostas para financiamento de custeio ou investimentos para a produção agrícola ou pecuária.

Mercado internacional

A grande novidade para este ano é que a Portoagro terá também espaço para exposição e negociação internacional. Embaixadas de vários países que conhecem o potencial agrícola de Rondônia estão sendo convidadas, além de empreendedores dos países vizinhos. Um público potencial que precisa comprar a produção de Rondônia e que também precisa vender produtos que podem ser adquiridos a preços bem mais vantajosos em função da estrada que atualmente liga Rondônia ao oceano Pacífico.

Caravanas com a logística de transporte para os produtores serão organizadas em conjunto com os parceiros para possibilitar que os pequenos tenham acesso às novidades tecnológicas e a capacitação que será oferecida durante a 2ª Portoagro.

Como entretenimento, a Funcultural organiza shows com artistas regionais para valorizar as ‘pratas da casa’ e vai promover o rodeio profissional, garantia de lazer e diversão para todas as famílias.

Realização e apoios

Assim como na sua edição anterior, a 2ª Portoagro é uma realização da Associação dos Proprietários Rurais de Rondônia (APRRO) e Associação Rural de Jaci-Paraná (ARJAP). A feira conta com apoio do Governo de Rondônia,  Assembleia Legislativa de Rondônia, Prefeitura de Porto Velho, Seagri, Suder, Semagric, Funcultural, Emater, Idaron, Ceplac, Sebrae/RO, Fiero, Fecomércio-RO, Faperon, Senar, CNA, Basa, Banco do Povo,  Sescoop/RO e Sicoob Norte.