Prefeito assume Presidência da Junta de Serviço Militar

Todos anos uma média de cinco mil jovens procuram a serviço para o alistamento.

Publicada em 18 de janeiro de 2017 às 10:39:00

 

O prefeito Hildon Chaves foi empossado na manhã desta terça-feira, 17, como presidente da 18ª Junta de Serviço Militar de Porto Velho, vinculada a 31ª Circunscrição de Serviço Militar (CSM). Participaram da solenidade o general de brigada, Ricardo Neves, comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva; do coronel Silas Moreira, chefe da 31ª CSM; do 1º tenente, Paulo da Costa, delegado da 1ª Delegacia de Serviço Militar, secretários municipais e vereadores.

Durante a cerimônia cívico-militar ocorrida na Sala de Reunião do Palácio Tancredo Neves, sede do Poder Executivo municipal. Obedecendo à Lei do Serviço Militar, o prefeito fez o juramento do Compromisso de Posse de presidente da 18ª JSM, ocasião em que assumiu o compromisso de fazer cumprir deveres relativos ao serviço militar a fim de que Porto Velho contribua para o exercício da cidadania e o engradecimento do país.

Por lei Junta, que é ligada ao Gabinete do Prefeito, é o órgão executor do Serviço Militar de responsabilidade do município. À prefeitura cabe a responsabilidade pelo alistamento que é coordenado pela Circunscrição de Serviço Militar. O serviço militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas nas Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e compreenderá, na mobilização, todos os encargos relacionados com a defesa nacional.

Ao falar sobre a importância do serviço militar para a formação e exercício da cidadania dos jovens, o prefeito Hildon Chaves, disse que é uma honra assumir mais esse compromisso junto à população de Porto Velho. “É, na verdade, um dever cívico que temos que cumprir ao assumirmos o cargo de prefeito, o que muito nos honra. Vamos aproveitar também para estreitar relações com o Exército para que possamos realizar ações sociais conjuntas”, afirmou o prefeito.

Por saber da importância do Exército para assegurar a soberania nacional, o prefeito Hildon Chaves adiantou que em sua gestão o município dará todo apoio à Junta Militar para que o órgão cumpra com o seu papel, que é o de realizar o alistamento de jovens em idade de prestar o serviço militar, a fim de que o Exército brasileiro continue prestando esse relevante serviço a Rondônia.

A Junta Militar é responsável pelo serviço de alistamento dos jovens do sexo masculino que completam 18 anos e também presta todo tipo de atendimento relativo à obtenção de documentos de natureza militar como, por exemplo, segunda via do certificado de que o cidadão está em dia com o serviço militar, exigido para a emissão de passaporte ou prestar concurso público.

Uma média de cinco mil jovens procuram a Junta Militar de Porto Velho todos os anos para alistamento, sendo que destes, cerca de 750 são alistados. Diariamente são realizados cerca de 400 atendimentos. Neste ano, o período de alistamento vai até 31 de junho. Depois de alistado, o jovem passa por um processo de seleção — feito pelo Exército — como entrevistas pessoais e exames médicos. A última fase deste processo é a dispensa por excesso de contingente ou a prestação de serviços no quartel.

 

Texto e fotos: Comdecom