Prefeito de Porto Velho luta na justiça para inverter o sentido da Sete de Setembro...e perde novamente

A única justificativa do prefeito para colocar em prática sua ideia é que “os portovelhenses devem ficar de frente para o Rio Madeira”.

Publicada em 29 de September de 2014 às 11:35:00

Da redação do Tudorondonia



O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif (PSB), considerado o pior entre os prefeitos dos 52 municípios de Rondônia, não desiste de sua ideia fixa de mudar o sentido de uma das principais avenidas da capital, a 7 de Setembro. Nazif quer porque quer inverter o tráfego de veículos daquela via. Pelo seu plano, o tráfego na avenida passaria a fluir no sentido bairro -centro, e não como é hoje, centro-bairro.

A única justificativa do prefeito para colocar em prática sua ideia é que “os portovelhenses devem ficar de frente para o Rio Madeira”. Na ótica do prefeito, ao descerem a Sete  em seus automóveis  em vez de subirem, as pessoas teriam a oportunidade de prestar maior atenção no rio.

O caso chamou a atenção do Ministério Público, que ingressou com uma ação na justiça para obrigar o prefeito a ouvir a população antes de implantar esse tipo de mudança. A Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do
Estado de Rondônia ( FECOMÉRCIO) também se insurgiu contra a ideia do prefeito e foi à justiça.

No primeiro grau, a justiça acatou o pedido do MP e concedeu liminar que impossibilitou a inversão do sentido de tráfego da Avenida Sete  de Setembro enquanto não houver a participação popular através de audiências públicas e um plano de mobilidade urbana para tal modificação.

Pela decisão, Nazif deve se abster de implantar qualquer medida prevista em plano de mobilidade sem discutir com a sociedade e ampla divulgação na imprensa.

O prefeito, contudo, não se deu por vencido e ingressou com recurso no Tribunal de Justiça de Rondônia.
Por falha da Procuradoria do Município, que não juntou os documentos necessários no recurso impetrado no TJ, o desembargador Oudivanil de Marins sequer conheceu  do recurso.