Prefeito destaca motivos para comemorar centenário de Porto Velho

Durante entrevista ao programa Encontro com o Povo, que vai ao ar pelo Amazon Sat na noite desta quinta-feira (2)

Publicada em 01 de October de 2014 às 17:59:00

Durante entrevista ao programa Encontro com o Povo, que vai ao ar pelo Amazon Sat na noite desta quinta-feira (2), o prefeito Mauro Nazif destacou que Porto Velho tem muito a comemorar no seu centenário. Depois de passar pelos ciclos da borracha, do ouro, do contracheque e agora das hidrelétricas, a economia do Município apresenta um crescimento real e forte no setor do agronegócio. “A vida melhorou, grandes empresas estão se instalando e gerando empregos, algo estável e ascendente”, avalia.


Nazif lamentou os estragos causados pela maior enchente do Rio Madeira, mas disse que ainda assim a cidade tem motivos para comemorar. “Não tivemos óbitos e nem endemias”, enfatizou. Ele anunciou que até o final deste ano, 100% das 3.500 famílias atingidas pela enchente no perímetro urbano de Porto Velho receberão suas moradias.


Nas comunidades ribeirinhas o número de famílias impactadas foi quase o mesmo e a prefeitura está comprando áreas em lugares mais altos para que as pessoas possam recomeçar a vida, como é o caso dos moradores da localidade de Terra Caída. Ao todo, segundo Nazif, 24 mil pessoas foram afetadas pela enchente.


Educação


De acordo com Mauro Nazif, a prefeitura trabalha no aprimoramento do setor educacional de Porto Velho, visando dar mais qualidade ao ensino e mais valorização aos profissionais. Dentre outros avanços, citou a construção de seis creches (em andamento), melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), mais investimento em qualificação profissional e na estrutura física das escolas. “Recebemos até elogios do sindicato da categoria”, comentou.


Saúde

O prefeito informa que sua gestão está investindo mais de 20% dos recursos no setor, quando a lei determina gastar 15%. A prefeitura também investe na contratação de profissionais para melhorar o atendimento na rede básica de saúde e compra de medicamentos. As UPA's agora contam com seis médicos por plantão, quando obrigatoriamente deve ser quatro, medida esta que não apenas melhorou, mas também humanizou o atendimento, dentre outras conquistas citadas.


Trânsito


A prefeitura está investindo forte na sinalização vertical e horizontal. Trabalho conjunto com o Detran e a Polícia Militar conseguiu reduzir os índices de acidentes. Nazif ainda falou do Plano de Mobilidade Urbana que está sendo trabalhado. Ele garante que até o final de sua gestão Porto Velho terá a terceira empresa de transporte coletivo operando para garantir melhor atendimento aos usuários.


Mauro Nazif citou outros motivos para comemorar, a exemplo da quebra do monopólio na coleta de lixo e em breve a contratação de nova empresa para executar os serviços, investimentos no Parque Natural (antigo Parque Ecológico), preservação do patrimônio histórico da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e saída para o pacífico. “Ainda temos muitos desafios, mas estamos com a casa arrumada. Porto Velho é o coração do País, a cidade do desenvolvimento sustentável”, finalizou.