Prefeito recebe comissão de moradores do conjunto construído na margem esquerda do Madeira

Uma representação desses moradores se reuniu com o prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, com a finalidade de reivindicar uma série de serviços necessários à organização do novo bairro

Publicada em 16 de September de 2014 às 16:29:00

Em decorrência da construção da ponte sobre o rio Madeira, famílias que habitavam próximas à edificação precisaram ser remanejadas para um conjunto habitacional na margem esquerda do rio, que foi construído pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Uma representação desses moradores se reuniu com o prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, com a finalidade de reivindicar uma série de serviços necessários à organização do novo bairro. A reunião aconteceu esta semana na sede da Funcultural, estando também presentes secretários e técnicos municipais que auxiliaram ao prefeito nos encaminhamentos às diversas solicitações apresentadas.

As representantes do grupo de moradores, Milene Alves Furtado e Maria Geni Alves da Silva, explicaram que houve a criação de uma comissão provisória para encaminhar as necessidades do novo bairro. Cinco pedidos foram apresentados ao prefeito, sendo o primeiro deles referente à questão de segurança pública para àquela região da cidade. Os moradores solicitam a abertura de um posto policial. O prefeito se colocou à disposição para ajudá-las em relação ao assunto, mas explicou que essa pauta deveria ser apresentada diretamente ao Comando da Polícia Militar, que é o órgão competente para dirimir o problema.
Também foi apresentado o pedido de instalação dos serviços de limpeza e coleta de lixo. O secretário municipal de Serviços Básicos (Semusb), Ricardo Fávaro, explicou às representantes que serviço de limpeza de vias públicas não pode ser disponibilizado para todas as regiões da cidade, mas que quanto à coleta de lixo, o local passará a ser atendido já na próxima semana com a entrada dos caminhões no local duas vezes por semana.

Sobre as reivindicações quanto à instalação da escola e de um posto de saúde o prefeito encaminhou as representantes à secretária em exercício da Secretaria Municipal de Educação, Josineia Araújo, a fim de que pudessem acertar o início do funcionamento daquele estabelecimento de ensino, que já se encontra devidamente edificado. “O prefeito nos encaminhou para a Semed, a fim de que vejamos com a secretária quando a escola poderá entrar em funcionamento.

Nós vamos lá, mas já sabemos que isso deverá acontecer mesmo no próximo ano. É normal que seja assim, em vista do ano letivo já estar mesmo muito avançado”, explicou Milene Alves, que também esclareceu que quanto ao posto de saúde ficou estabelecida a ida de funcionários da secretaria Municipal de Saúde (Semusa) durante a segunda, terça e quarta-feira da próxima semana para detectar focos de endemias no local, principalmente de malária, e também para borrifar veneno com o caminhão fumacê, e que somente depois disso a casa já reservada para abrigar o posto poderá começar a ser montada pelas equipes da Semusa.
Outro pedido das representes se referiu à entrada de ônibus no novo bairro, tendo em vista que a instalação da ponte pôde permitir o acesso a transporte público por parte dos moradores daquela região. O secretário adjunto da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito, Carlos Guimarães, disse já ter sido encaminhado à empresa Três Marias a entrada dos ônibus na comunidade. “Podemos resolver isso em poucos dias. Caso se apresente alguma dificuldade com as empresas urbanas, poderemos dispor do serviço de uma empresa rural de transporte público. Mas tudo indica que nos próximos dias a Três Marias deverá começar a atender àqueles moradores”, esclareceu.

Segundo as representantes, a reunião as surpreendeu pela prontidão com a qual os assuntos apresentados foram resolvidos. “O prefeito demonstrou que a dedicação apresentada quando precisávamos ser retirados do local é a mesma agora que precisamos organizar o novo bairro. A reunião atendeu totalmente às nossas necessidades”, afirmou Geni Alves.