Prefeito reúne secretariado para fechar Planejamento Estratégico

O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, juntamente com seu secretariado municipal fez uma nova avaliação dos projetos e programas desenvolvidos no último mês.

Publicada em 27/11/2012 às 15:17:00

Porto Velho, Rondônia - O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, juntamente com seu secretariado municipal fez uma nova avaliação dos projetos e programas desenvolvidos no último mês. Através do Sistema de Apoio ao Planejamento Estratégico e Gestão (Siapeg), ferramenta criada pela atual gestão, o executivo municipal pode avaliar as atividades realizadas pela prefeitura. Cada secretaria apresentou as ações planejadas, as executadas e as em andamento.

O encontro que acontece mensalmente é uma forma criada pelo prefeito de aproximar todo seu secretariado. Durante o encontro cada secretário explica quais os avanços de sua pasta e as dificuldades encontradas. “E a participação de cada um deles, independente da área é importante, pois às vezes uma experiência de sucesso na gestão de uma pasta pode também ser aplicada em outra. É também uma oportunidade de avaliarmos o andamento das metas que definimos e como estamos no final do mandato, serve também para fazermos um apanhado dos projetos em andamento para passarmos para a equipe de transição”, disse Sobrinho.

A secretária municipal de Obras, Miriam Saldaña, explanou sobre as dezenas de ruas asfaltadas, o programa Tapa Buracos, o trabalho pesado de drenagem que a prefeitura vem realizando e que já começa a mostrar resultados. “Já estamos no período mais chuvoso do ano e vemos que em alguns pontos da cidade que eram considerados críticos, conseguimos resolver o problema. A drenagem é a parte mais difícil e mais cara de uma obra, e o município conseguiu colocar em suas metas este tipo de serviço, que vai garantir o fim do alagamento e a durabilidade do asfalto”, observou.

Direito à moradia

O secretário municipal de Regularização Fundiária, Ian Kléber mostrou as metas definidas por sua pasta este ano, dentre elas reduzir o déficit habitacional; construção e entrega de unidades habitacionais; distribuição de lotes urbanizados com infraestrutura básica e assentamento de famílias de forma orientada. O secretário Ian Kléber destacou que foi um ano de muitos avanços. “Conseguimos chegar este ano com um total de cerca de 23 mil escrituras entregues, o que representa, o documento do imóvel nas mãos de milhares de famílias”, disse. Ian também destacou que dentro de poucos dias, a prefeitura vai entregar mais 389 escrituras públicas de lotes urbanos. Os beneficiados são moradores do bairro Agenor de Carvalho. “Vamos deixar vários processos em andamento para a nova gestão. E se o próximo prefeito trabalhar neste mesmo ritmo, muito mais famílias serão beneficiadas. Temos iniciada a regularização de Jacy Paraná, dos lotes em Nova Califórnia, na divisa com o Acre e em União Bandeirantes”, disse.

Cidade mais verde

Ao apresentar suas ações, a secretaria municipal de Meio Ambiente, por meio do adjunto da pasta, Flávio Moraes, disse que tem um saldo positivo neste mês e nos últimos anos. “Conseguimos implantar uma série de projetos que contemplam a arborização da cidade, um envolvimento da população com nossas ações, temos um viveiro municipal que produz mensalmente milhares de mudas e que em breve, com o tamanho adequado estaremos colocando em mais regiões da cidade. Com este tipo de iniciativa conseguimos arborizar espaços públicos, condomínios, bairros etc. Tivemos ainda o programa Produtor Sustentável que vem garantindo que pequenos agricultores familiares possa ampliar suas produções sem desmatar. Estamos realizando o projeto em alguns distritos e esperamos que a nova gestão dê continuidade”, comentou.

Espaço para cultura

A Fundação Cultural Iaripuna falou do resgate à varias atividades culturais em Porto Velho e do espaço que a prefeitura deu para as diversas manifestações culturais do município. “A cultura de Porto Velho estava esquecida, não se via teatro, dança, espaços para os artistas da terra. E isso foi propiciado pela atual gestão. Temos um Mercado Cultural que é ponto de encontro dos amantes da boa música e que além das 500 apresentações de cantores e conjuntos, tivemos nos últimos anos cerca de 30 exposições, 15 lançamentos de livros e somado às apresentações das mostras ‘Encontro das Artes’ e ‘Palco em Movimento’, que também aconteceram no Mercado Cultural, foram mais 22 grupos de dança e 25 de teatro”, disse Berenice Simão, vice-presidente da Fundação.

Mais limpeza
A secretaria municipal de Serviços Básicos falou dos trabalhos nos canais e igarapés de Porto Velho. “Conseguimos abrir dezenas de canais, limpar outros, e dar maior vazão as águas das chuvas. Com isso oportunizamos que em muitas regiões não haja alagamentos”, disse Jair Ramires, titular da pasta.

Assistência
A secretária municipal de Assistência Social, Benedita Nascimento destacou o trabalho realizado com as famílias em vulnerabilidade social. “Atendemos hoje 23 mil famílias com o Bolsa Família. Temos um Centro do Idoso que foi entregue este ano e que é referência no atendimento a terceira idade. Temos graças a esta gestão os centros de referência que ajudam famílias que tiveram seus direitos violados. Vamos esta semana inaugurar uma sala multimídia para as crianças atendidas pelo Cica e que terão a oportunidade de fazer cursos, conhecer tecnologias; temos um restaurante popular que oferece alimentação de qualidade também entregue este ano e que mudou a vida de muitos trabalhadores e de pessoas carentes que podem almoçar a dois reais e esperamos que estes projetos tenham continuidade”, disse Benedita.

Ainda falaram das metas os representantes das secretarias de Educação que falou sobre as dezenas de escolas construídas e as em andamento, os cursos oferecidos aos profissionais de educação, os espaços criados e os programas executados com os alunos; da Coordenadoria de Mulheres que falou dos serviços de proteção às mulheres, dos espaços criados para oferecer profissionalização e independência financeira; do Ipam que falou da melhoria do atendimento aos segurados; de Obras Especiais que falou do programa de recapeamento que tem mudado a cara da cidade; de Programas Especiais que falou das obras concluídas com recursos de compensações; da Agricultura que destacou o trabalho realizado nos distritos, a Fazenda das metas de arrecadação que avançaram; do Desenvolvimento Socioeconômico que possibilitou a inserção de centenas de pessoas no mercado de trabalho e a oferta de cursos de capacitação; a de Trânsito que lembrou do investimento feito pelo município na sinalização de vias da cidade, e ainda de Planejamento das ações de transparência e melhoria dos recursos de gestão; da Administração que destacou sobre as contratações feitas para melhorar o atendimento ao cidadão e das capacitações com os servidores.

Por: Meiry Santos
Fotos: Medeiros