Prefeitura começou a retirada dos camelôs da rua Euclides da Cunha, nesta segunda

Neste primeiro momento serão retirados 58 estabelecimentos comerciais instalados irregularmente no espaço público.

Publicada em 23/01/2012 às 17:21:00


A Semusb disponibilizou caminhões e pessoal para colaborar na mudança.

A prefeitura de Porto Velho começou a retirada dos comerciantes da rua Euclides da Cunha, na manhã desta segunda-feira, 23, local onde será construído o Terminal de Ônibus Urbano. Neste primeiro momento serão retirados 58 estabelecimentos comerciais instalados irregularmente no espaço público.

A desocupação foi pacífica porque cerca de 10 comerciantes já haviam concordado com a demolição e os demais tiveram a oportunidade de se cadastrar com os servidores da secretaria de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo que estão no local à disposição, assim possibilitando que todos os comércios sejam desativados.

A Semusb disponibilizou caminhões e pessoal para colaborar na mudança, os servidores ajudaram a embalar os produtos, carregar os caminhões e levar ao local desejado pelos proprietários das mercadorias. Pelo acordo feito com a prefeitura, os comerciantes que desejarem serão remanejados para o Shopping Popular onde cada um dos 58 cadastrados já têm um Box garantido.

Segundo a chefe de gabinete Miriam Saldaña, que acompanhou toda a ação, foram disponibilizados todos os equipamentos para facilitar e tornar a remoção mais cômoda. “Disponibilizamos caminhões, pessoal, um local adequado para que eles comercializem seus produtos de forma legal e quem preferir será realojado no Shopping Popular, os que não aceitarem nossa oferta nós levamos a mercadoria deles para onde eles quiserem” afirmou.

Até o final desta manhã a prefeitura já havia retirado do local um terço dos 58 comércios cadastrados. A ação contou com 150 homens das secretarias de Serviços Básicos, de Trânsito, de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo, da Defesa Civil, da Empresa de Desenvolvimento Urbano, da Coordenadoria de Fiscalização e Postura do município e da Policia Militar.

O secretário adjunto da Semtran, João Marcos, divulgou que a secretaria já mobilizou uma equipe de arquitetos, engenheiros e cadecistas para que o projeto de construção do Terminal de Ônibus Urbano seja revisto e que seja analisada a possibilidade de construir boxes no local onde estão os estabelecimentos comerciais irregulares. O acordo foi firmado com o prefeito em exercício, Emersom Castro, ainda na semana passada

Próximas ações

Assim que todos os boxes forem demolidos será colocado um tapume fechando a metade da rua Euclides da Cunha, para que se inicie a obra do tão aguardado Terminal de Ônibus Urbano da capital.

Por Edina Silva / Assessoria
Fotos Medeiros