Prefeitura de Porto Velho divulga ações realizadas pelo Plantão Social

O Plantão Social da prefeitura de Porto Velho registra entre 80 a 100 atendimentos por mês.

Publicada em 24 de November de 2016 às 13:09:00

O Plantão Social da prefeitura de Porto Velho registra entre 80 a 100 atendimentos por mês. São pessoas em situação de rua, famílias que necessitam de serviços funerários, acolhimento de crianças e adolescentes em situação vulnerável ou em risco, além daqueles que precisam de abrigo no Albergue Municipal.

Segundo informa Albaniza Batista de Oliveira, chefe da Coordenadoria de Serviços de Proteção Social Especial (CPSE), as principais demandas do Plantão Social são oriundas da Polícia Militar, Central de Óbitos e Conselhos Tutelares. “Temos, ainda, a demanda espontânea, que são os casos em que pessoas em estado de vulnerabilidade social nos procuram diretamente”, explica.

Apesar de ser vinculada à Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), a Central de Óbitos sempre aciona a CPSE para que a assistente social de plantão avalie as condições da família que solicita o auxílio da prefeitura para arcar com os custos dos serviços funerários.

Em relação aos conselhos Tutelares, geralmente as demandas se referem ao apoio necessário a crianças e adolescentes para serem encaminhadas às Unidades de Acolhimentos. Pessoas em situação de rua são enviadas para atendimento no Centro POP, que também pertence à prefeitura.

Ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), o Plantão Social funciona 24 horas por dia, inclusive durante os feriados e finais de semana. Está localizado na Rua Geraldo Ferreira (antiga Rua Cinco), nº 135, entre Avenida Sete de Setembro e Rua José Vieira Caula, bairro Agenor de carvalho. O telefone é o 0800 647 1311.

Albaniza Batista informa que o Plantão Social atende os casos de média e alta complexidade. Os demais atendimentos são feitos no setor de Assistência Básica, que funciona no prédio da Semas, na Avenida Pinheiro Machado, nº 1718, bairro São Cristóvão, das 8 às 14 horas.

 

Texto Augusto José | Fotos Comdecom