Prefeitura de Porto Velho faz reavaliação dos serviços da coleta Seletiva

A reavaliação dos serviços será feita através de pesquisa junto aos moradores dos 17 bairros onde a coleta seletiva foi implantada.

Publicada em 08/01/2012 às 07:10:00

A prefeitura está reavaliando os serviços da coleta seletiva de resíduos sólidos em Porto Velho. Uma reunião para tratar do assunto foi realizada na manhã de sexta -feira (06), entre o coordenador municipal de limpeza urbana, Wilson Correia, técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e representantes da empresa Ecoporto (Marquise), responsável pelos trabalhos. A coleta seletiva foi implantada em 17 bairros da Capital.


Wilson enfatizou a importância de avaliar os trabalhos. “Isso servirá de parâmetro para medir o nível de aceitação e concepção do novo modelo de coleta sobre os resíduos recicláveis produzidos pela população portovelhense” disse. Na opinião do coordenador, é necessário ter uma noção de como a população está encarando esse programa que tem como objetivo, além de contribuir com a renda de trabalhadores desse eixo profissional, trás causa menor impacto ambiental quando destinado de forma correta, como é o caso da reciclagem e reutilização.


Ficou definido que a SEMA, que tem experiência em educação ambiental, terá papel importantíssimo na reformulação de novas diretrizes com objetivo de ampliar o programa de educação ambiental existente e prestar orientações ao público sobre os métodos a serem aplicados na coleta seletiva em andamento na Capital.


A reavaliação dos serviços será feita através de pesquisa junto aos moradores dos 17 bairros onde a coleta seletiva foi implantada. “Precisamos saber como está a aceitação do público, as mudanças de hábito e a coleta em si, com o cumprimento do calendário estabelecido”, frisou Wilson Correia. Além disso, a idéia é incrementar os serviços envolvendo escolas, associações de moradores e distribuindo panfletos explicativos. “O que podemos perceber nesse momento, é que toda mudança apresenta resistência, por tratar de novos hábitos, e que isso requer investimentos didáticos eficientes e de fácil compreensão por parte da prefeitura. A implantação de uma cozinha didática, um centro de educação ambiental, palestras, panfletos e cartazes, apresentam-se como instrumentos fundamentais para o sucesso desse projeto. E isso é o que esperamos fazer de forma conjunta para reformular o programa”, finalizou Wilson.


BairrosA coleta está sendo realizada nos bairros Alphaville, Marechal Rondon, Ulysses Guimarães, Conjuntos Rio Candeias, Chagas Neto e Odacir Soares, São João Bosco, Liberdade, Centro, Caiarí, Nova Porto Velho, Pedrinhas, Olaria, Arigolândia, Nossa Senhora das Graças, Embratel e São Cristóvão. Nesses bairros, os moradores devem separar o lixo úmido dos recicláveis (secos). Segundo Wilson Correia, em média são recolhidas 1,7 toneladas de produtos recicláveis por dia, num total de 34 toneladas ao mês. No geral, são recolhidas cerca de 350 toneladas de resíduos sólidos por mês em Porto Velho.