/ geral / LIXO

08/01/2012 - 07h10min - Atualizado em 08/01/2012 - 07h10min

Prefeitura de Porto Velho faz reavaliação dos serviços da coleta Seletiva

A reavaliação dos serviços será feita através de pesquisa junto aos moradores dos 17 bairros onde a coleta seletiva foi implantada.

A prefeitura está reavaliando os serviços da coleta seletiva de resíduos sólidos em Porto Velho. Uma reunião para tratar do assunto foi realizada na manhã de sexta -feira (06), entre o coordenador municipal de limpeza urbana, Wilson Correia, técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e representantes da empresa Ecoporto (Marquise), responsável pelos trabalhos. A coleta seletiva foi implantada em 17 bairros da Capital.


Wilson enfatizou a importância de avaliar os trabalhos. “Isso servirá de parâmetro para medir o nível de aceitação e concepção do novo modelo de coleta sobre os resíduos recicláveis produzidos pela população portovelhense” disse. Na opinião do coordenador, é necessário ter uma noção de como a população está encarando esse programa que tem como objetivo, além de contribuir com a renda de trabalhadores desse eixo profissional, trás causa menor impacto ambiental quando destinado de forma correta, como é o caso da reciclagem e reutilização.


Ficou definido que a SEMA, que tem experiência em educação ambiental, terá papel importantíssimo na reformulação de novas diretrizes com objetivo de ampliar o programa de educação ambiental existente e prestar orientações ao público sobre os métodos a serem aplicados na coleta seletiva em andamento na Capital.


A reavaliação dos serviços será feita através de pesquisa junto aos moradores dos 17 bairros onde a coleta seletiva foi implantada. “Precisamos saber como está a aceitação do público, as mudanças de hábito e a coleta em si, com o cumprimento do calendário estabelecido”, frisou Wilson Correia. Além disso, a idéia é incrementar os serviços envolvendo escolas, associações de moradores e distribuindo panfletos explicativos. “O que podemos perceber nesse momento, é que toda mudança apresenta resistência, por tratar de novos hábitos, e que isso requer investimentos didáticos eficientes e de fácil compreensão por parte da prefeitura. A implantação de uma cozinha didática, um centro de educação ambiental, palestras, panfletos e cartazes, apresentam-se como instrumentos fundamentais para o sucesso desse projeto. E isso é o que esperamos fazer de forma conjunta para reformular o programa”, finalizou Wilson.


BairrosA coleta está sendo realizada nos bairros Alphaville, Marechal Rondon, Ulysses Guimarães, Conjuntos Rio Candeias, Chagas Neto e Odacir Soares, São João Bosco, Liberdade, Centro, Caiarí, Nova Porto Velho, Pedrinhas, Olaria, Arigolândia, Nossa Senhora das Graças, Embratel e São Cristóvão. Nesses bairros, os moradores devem separar o lixo úmido dos recicláveis (secos). Segundo Wilson Correia, em média são recolhidas 1,7 toneladas de produtos recicláveis por dia, num total de 34 toneladas ao mês. No geral, são recolhidas cerca de 350 toneladas de resíduos sólidos por mês em Porto Velho.

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 23/04/2014 ás 11:21:00

Prefeitura faz mutirão para concluir iluminação nas principais avenidas de Porto Velho

Martins informa que o serviço será executado nas principais avenidas da região central, como Sete de Setembro, Carlos Gomes, Dom Pedro II, Almirante Barroso, Farquar, Jorge Teixeira, Calama e Abunã, dentre outras.

POLíTICA | matéria escrita em 23/04/2014 ás 10:43:00

Acir Gurgacz destaca a aprovação do marco civil da internet

- É uma matéria importante para toda a população. É um projeto que vale como a ‘constituição’ da internet, com direitos e deveres dos internautas e empresas do setor – afirmou.

GERAL | matéria escrita em 23/04/2014 ás 10:39:00

Dilma sanciona Marco Civil da Internet

A presidenta também destacou os mecanismos de defesa dos direitos dos usuários estabelecidos com a nova legislação.

GERAL | matéria escrita em 23/04/2014 ás 10:36:00

Bimotor desaparecido há 36 dias é localizado em meio à mata no Pará

De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), um garimpeiro informou ter encontrado os destroços de um avião.

POLíTICA | matéria escrita em 23/04/2014 ás 10:33:00

Misturando o santo e o profano

Valdemir Caldas

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 23/04/2014 ás 10:23:00

Rondônia: Prefeita que usou servidores para trabalharem em sua casa como doméstica e jardineiro é condenada

A condenação resultou de ação de improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público de Rondônia contra a ex-prefeita e os ex-servidores comissionados.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 23/04/2014 ás 10:08:00

Rondônia: Provido recurso de servidor que acumulou dois cargos públicos

TJ modificou a sentença que havia condenado servidores por suposto ato de improbidade administrativa.

GERAL | matéria escrita em 23/04/2014 ás 10:04:00

Semtran libera parte do tráfego de ruas que foram alagadas

O secretário da Semtran, Carlos Gutemberg, explica que é necessário manter um acompanhamento, já que as águas ocasionaram uma série de prejuízos ao asfalto das ruas.

POLíTICA | matéria escrita em 23/04/2014 ás 09:35:00

Resultado da 3ª pesquisa para pré-candidatos a deputado federal em Rondônia

Confira os nomes.

POLíTICA | matéria escrita em 23/04/2014 ás 09:06:00

Raupp quer retardar aposentadoria compulsória de servidor

Ele explicou que desde a constituição de 1946 o servidor é obrigado a se aposentar aos 70 anos, mesmo querendo e tendo condições de continuar trabalhando.

POLíTICA | matéria escrita em 23/04/2014 ás 08:50:00

Isonomia do Sintero: Amir Lando foi ao CNJ pedir liberação da multa dos técnicos-administrativos

Amir Lando lembrou ao representante do CNJ que as pessoas constantes no processo de isonomia, em sua maioria, já estão com idade avançada, tendo algumas delas já falecido e outras doentes.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 23/04/2014 ás 08:18:00

Falta tornozeleira em Rondônia para ex-deputado preso

Donadon estaria sofrendo ameaças na prisão, mas, mesmo assim, não poderá passar à frente dos demais presos mais antigos no recebimento do equipamento de monitoração elerônica.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 23/04/2014 ás 07:30:00

Mantida sentença que condenou o Estado de Rondônia ao pagamento de indenização por danos materiais

Ainda de acordo com o desembargador, o material fotográfico comprova, cabalmente, a negligência no suporte de segurança na estrutura da quadra esportiva do órgão escolar.

POLíTICA | matéria escrita em 23/04/2014 ás 07:28:00

Aprovado no Senado, marco civil da internet segue à sanção

O projeto estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para internautas e provedores na rede mundial de computadores no Brasil.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com