/ geral / LIXO

08/01/2012 - 07h10min - Atualizado em 08/01/2012 - 07h10min

Prefeitura de Porto Velho faz reavaliação dos serviços da coleta Seletiva

A reavaliação dos serviços será feita através de pesquisa junto aos moradores dos 17 bairros onde a coleta seletiva foi implantada.

A prefeitura está reavaliando os serviços da coleta seletiva de resíduos sólidos em Porto Velho. Uma reunião para tratar do assunto foi realizada na manhã de sexta -feira (06), entre o coordenador municipal de limpeza urbana, Wilson Correia, técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e representantes da empresa Ecoporto (Marquise), responsável pelos trabalhos. A coleta seletiva foi implantada em 17 bairros da Capital.


Wilson enfatizou a importância de avaliar os trabalhos. “Isso servirá de parâmetro para medir o nível de aceitação e concepção do novo modelo de coleta sobre os resíduos recicláveis produzidos pela população portovelhense” disse. Na opinião do coordenador, é necessário ter uma noção de como a população está encarando esse programa que tem como objetivo, além de contribuir com a renda de trabalhadores desse eixo profissional, trás causa menor impacto ambiental quando destinado de forma correta, como é o caso da reciclagem e reutilização.


Ficou definido que a SEMA, que tem experiência em educação ambiental, terá papel importantíssimo na reformulação de novas diretrizes com objetivo de ampliar o programa de educação ambiental existente e prestar orientações ao público sobre os métodos a serem aplicados na coleta seletiva em andamento na Capital.


A reavaliação dos serviços será feita através de pesquisa junto aos moradores dos 17 bairros onde a coleta seletiva foi implantada. “Precisamos saber como está a aceitação do público, as mudanças de hábito e a coleta em si, com o cumprimento do calendário estabelecido”, frisou Wilson Correia. Além disso, a idéia é incrementar os serviços envolvendo escolas, associações de moradores e distribuindo panfletos explicativos. “O que podemos perceber nesse momento, é que toda mudança apresenta resistência, por tratar de novos hábitos, e que isso requer investimentos didáticos eficientes e de fácil compreensão por parte da prefeitura. A implantação de uma cozinha didática, um centro de educação ambiental, palestras, panfletos e cartazes, apresentam-se como instrumentos fundamentais para o sucesso desse projeto. E isso é o que esperamos fazer de forma conjunta para reformular o programa”, finalizou Wilson.


BairrosA coleta está sendo realizada nos bairros Alphaville, Marechal Rondon, Ulysses Guimarães, Conjuntos Rio Candeias, Chagas Neto e Odacir Soares, São João Bosco, Liberdade, Centro, Caiarí, Nova Porto Velho, Pedrinhas, Olaria, Arigolândia, Nossa Senhora das Graças, Embratel e São Cristóvão. Nesses bairros, os moradores devem separar o lixo úmido dos recicláveis (secos). Segundo Wilson Correia, em média são recolhidas 1,7 toneladas de produtos recicláveis por dia, num total de 34 toneladas ao mês. No geral, são recolhidas cerca de 350 toneladas de resíduos sólidos por mês em Porto Velho.

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 02/09/2015 ás 15:41:00

Peritos do INSS anunciam greve para a próxima sexta-feira

A perícia médica é requisito para benefícios como auxílío-doença, aposentadoria por invalidez, aposentadoria especial e, para reconhecimento de acidentes de trabalho.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 02/09/2015 ás 15:35:00

CCJ aprova mudanças no Código de Defesa do Consumidor

Ferraço chamou atenção , em seu parecer, para o esforço em reforçar a proteção administrativa concedida pelo CDC, por meio de norma para fortalecimento dos Procons.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 02/09/2015 ás 15:26:00

Machadinho do Oeste: mulher que matou cunhado para defender marido é absolvida sumariamente

O caso ocorreu durante uma festa familiar, onde a vítima, embriagada, armou-se com uma faca e começou ameaçar os familiares presentes no evento.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 02/09/2015 ás 15:23:00

Empresa reduz indenização de operador de caixa impedido de usar banheiro

No processo trabalhista, ficou constatado que o profissional chegou a vomitar diversas vezes na frente de clientes e de colegas de trabalho, dentro da sacola do mercado, por ser impedido de ir ao banheiro pelos supervisores.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 02/09/2015 ás 15:15:00

CNJ afasta juiz do TJMS para apurar suspeitas de irregularidades

Aldo Ferreira da Silva Júnior já vinha sendo alvo de apurações da Corregedoria Nacional de Justiça, que havia instaurado reclamação disciplinar contra o juiz em 2014.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 02/09/2015 ás 15:13:00

Terceira Seção aprova súmula sobre violência doméstica

No enunciado aprovado, ficou definido que “a ação penal relativa ao crime de lesão corporal resultante de violência doméstica contra a mulher é pública incondicionada”.

GERAL | matéria escrita em 02/09/2015 ás 15:02:00

TRANSPOSIÇÃO: Comissão de Rondônia trará de Brasília notificações devolvidas pelos Correios

As correspondências que retornaram a Brasília, por razões como incorreção e não atualização de endereços, devem ser entregues ainda na nesta quarta-feira ao Procurador de Rondônia ,Luciano Alve.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 02/09/2015 ás 14:56:00

O PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO E O ATRASO DO AVANÇO TECNOLÓGICO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE RONDÔNIA

Ernande Segismundo (*)

POLíTICA | matéria escrita em 02/09/2015 ás 14:51:00

Em Linhas Gerais

Gessi Taborda

POLíTICA | matéria escrita em 02/09/2015 ás 13:47:00

Justiça condena jornalista acusado de difamar e caluniar Jaqueline Cassol

Outros dois jornalistas também foram responsabilizados, este ano, pela Justiça rondoniense por publicarem notícias difamatórias e caluniosas contra Jaqueline Cassol.

POLíTICA | matéria escrita em 02/09/2015 ás 11:21:00

Léo Moraes quer redução do ICMS embutido na tarifa de energia para reduzir preço da conta de luz em Rondônia

Segundo ele, de acordo com a equipe do Ministério de Minas e Energia, a tarifa de Rondônia estaria entre as mais caras e mais altas do país porque teria "uma boa contrapartida de serviços públicos oferecidos pela Eletrobrás".

POLíTICA | matéria escrita em 02/09/2015 ás 11:16:00

FARRA CONTINUA: vereadores de Cerejeiras gastam mais de R$ 96 mil em oito meses

O resultado dessas viagens, na maioria das vezes, dificilmente é observado.

POLíCIA | matéria escrita em 02/09/2015 ás 11:11:00

Temporal derruba poste e mata 11 vacas eletrocutadas em RO

Segundo a equipe da Eletrobrás, o dono das criações será ressarcido de acordo com tabela de preços da IDARON, pois a causa das mortes foi exclusivamente provocada pela falta de manutenção da rede elétrica no local.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 02/09/2015 ás 10:56:00

Estado de Rondônia é condenado a indenizar vítima de espancamento praticado por policiais militares

Homem foi algemado, imobilizado, espancado e teve o rosto esfregado numa grade. Também recebeu chutes por trás e sofreu lesões.

GERAL | matéria escrita em 02/09/2015 ás 10:38:00

Seca prolongada e cultura do fogo são causas do aumento em mais de 100% dos focos de calor em Rondônia

Na comparação dos registros de agosto de 2014 com os do mesmo mês de 2015, os satélites detectaram 10.318 focos no ano passado e 25.822 em agosto deste ano.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com