/ geral / LIXO

08/01/2012 - 07h10min - Atualizado em 08/01/2012 - 07h10min

Prefeitura de Porto Velho faz reavaliação dos serviços da coleta Seletiva

A reavaliação dos serviços será feita através de pesquisa junto aos moradores dos 17 bairros onde a coleta seletiva foi implantada.

A prefeitura está reavaliando os serviços da coleta seletiva de resíduos sólidos em Porto Velho. Uma reunião para tratar do assunto foi realizada na manhã de sexta -feira (06), entre o coordenador municipal de limpeza urbana, Wilson Correia, técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e representantes da empresa Ecoporto (Marquise), responsável pelos trabalhos. A coleta seletiva foi implantada em 17 bairros da Capital.


Wilson enfatizou a importância de avaliar os trabalhos. “Isso servirá de parâmetro para medir o nível de aceitação e concepção do novo modelo de coleta sobre os resíduos recicláveis produzidos pela população portovelhense” disse. Na opinião do coordenador, é necessário ter uma noção de como a população está encarando esse programa que tem como objetivo, além de contribuir com a renda de trabalhadores desse eixo profissional, trás causa menor impacto ambiental quando destinado de forma correta, como é o caso da reciclagem e reutilização.


Ficou definido que a SEMA, que tem experiência em educação ambiental, terá papel importantíssimo na reformulação de novas diretrizes com objetivo de ampliar o programa de educação ambiental existente e prestar orientações ao público sobre os métodos a serem aplicados na coleta seletiva em andamento na Capital.


A reavaliação dos serviços será feita através de pesquisa junto aos moradores dos 17 bairros onde a coleta seletiva foi implantada. “Precisamos saber como está a aceitação do público, as mudanças de hábito e a coleta em si, com o cumprimento do calendário estabelecido”, frisou Wilson Correia. Além disso, a idéia é incrementar os serviços envolvendo escolas, associações de moradores e distribuindo panfletos explicativos. “O que podemos perceber nesse momento, é que toda mudança apresenta resistência, por tratar de novos hábitos, e que isso requer investimentos didáticos eficientes e de fácil compreensão por parte da prefeitura. A implantação de uma cozinha didática, um centro de educação ambiental, palestras, panfletos e cartazes, apresentam-se como instrumentos fundamentais para o sucesso desse projeto. E isso é o que esperamos fazer de forma conjunta para reformular o programa”, finalizou Wilson.


BairrosA coleta está sendo realizada nos bairros Alphaville, Marechal Rondon, Ulysses Guimarães, Conjuntos Rio Candeias, Chagas Neto e Odacir Soares, São João Bosco, Liberdade, Centro, Caiarí, Nova Porto Velho, Pedrinhas, Olaria, Arigolândia, Nossa Senhora das Graças, Embratel e São Cristóvão. Nesses bairros, os moradores devem separar o lixo úmido dos recicláveis (secos). Segundo Wilson Correia, em média são recolhidas 1,7 toneladas de produtos recicláveis por dia, num total de 34 toneladas ao mês. No geral, são recolhidas cerca de 350 toneladas de resíduos sólidos por mês em Porto Velho.

comentários
publicidade

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 31/05/2016 ás 13:11:00

Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres de Porto Velho marca presença na 5ª Rondônia Rural Show

A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (CMPPM) marcou presença na maior feira de agronegócios do estado...

POLíCIA | matéria escrita em 31/05/2016 ás 13:05:00

Adolescentes roubam motocicleta e na fuga batem em poste; Um morreu na hora e o outro está em estado gravíssimo

Por volta das 20h00, desta segunda-feira (30), um jovem estava abastecendo sua motocicleta em um posto de combustível, quando foi abordado pois dois adolescentes...

GERAL | matéria escrita em 31/05/2016 ás 12:59:00

Porto da fronteira entre Rondônia e Bolívia permanece fechado

Travessias foram proibidas por conta da crise em Guayaramerín, na Bolívia. Cônsul diz que aeroporto, rodovias e escolas, também estão fechadas.

GERAL | matéria escrita em 31/05/2016 ás 12:51:00

Entidades debatem entraves da navegação fluvial em Manaus, Rio Madeira foi um dos temas discutidos

O encontro reuniu empresários e lideranças sindicais do setor. A falta de dragagem e o garimpo ilegal no Rio Madeira foram temas discutidos.

POLíTICA | matéria escrita em 31/05/2016 ás 12:42:00

Comissão debate situação da Polícia Civil

Parlamentares pedem contratação de efetivo maior a fim de atender demandas crescentes em vários municípios.

POLíTICA | matéria escrita em 31/05/2016 ás 12:36:00

Escola do Legislativo altera inscrições para cursos

Ofertar cursos de acordo com a procura. Esta é a principal alteração que a Escola do Legislativo implementou em seu funcionamento.

POLíTICA | matéria escrita em 31/05/2016 ás 12:30:00

Emenda de Maurão contempla produtores rurais

Recurso garantiu compra de equipamentos agrícolas e melhorias nas propriedades rurais.

POLíTICA | matéria escrita em 31/05/2016 ás 12:26:00

Sessões e reuniões de comissões canceladas na Assembleia Legislativa

Parlamentares participam da Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais.

GERAL | matéria escrita em 31/05/2016 ás 12:13:00

Em Dia de Luta, bancários fazem manifesto contra as demissões do HSBC e descaso do Bradesco

O ato faz parte do Dia Nacional de Luta, que hoje acontece simultaneamente em todo o país...

POLíTICA | matéria escrita em 31/05/2016 ás 12:08:00

Técnicos de Rondônia participam de reunião a convite do programa Calha Norte

Para Capixaba, essa reunião técnica é de suma importância porque discuti todos os aspectos legais e técnicos na distribuição dos bens adquiridos por força da emenda impositiva...

GERAL | matéria escrita em 31/05/2016 ás 12:04:00

Detran-RO informatiza sistema de leilão em Rondônia

O encontro que terá a duração de uma semana tem como objetivo apresentar aos responsáveis pelo leilão a moderna ferramenta informatizada criada pela Coordenadoria de Tecnologia e Informática (CTI) da Autarquia...

GERAL | matéria escrita em 31/05/2016 ás 12:02:00

UNIR inicia triagem para atendimento psicológico

Na próxima segunda-feira, dia 6 de junho, terão início as triagens para atendimento psicológico no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA)...

GERAL | matéria escrita em 31/05/2016 ás 12:00:00

Time de Porto Velho é campeão da Copa Brasil de Futebol Society 2016

Com três rodadas e dois jogos pelas semifinais, a Copa do Brasil de Futebol Society 2016 chegou à final no último domingo no campo da Faculdade Fimca, em Porto Velho.

GERAL | matéria escrita em 31/05/2016 ás 11:58:00

Diretoria da Sociedade de Portos e Hidrovia busca ampliar estrutura portuária no Vale do Guaporé

A diretoria é composta pelo diretor presidente, Leudo Buriti; o diretor de fiscalização de operação, Edinaldo Gonçalves (Caico); e o diretor administrativo financeiro, João Bosco de Araújo.

GERAL | matéria escrita em 31/05/2016 ás 11:55:00

Banco de Olhos de Rondônia inicia avaliação de córneas em Porto Velho

Até o último dia 12, córneas doadas no estado seguiam diretamente para o Banco de Olhos do Distrito Federal.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com