/ geral / LIXO

08/01/2012 - 07h10min - Atualizado em 08/01/2012 - 07h10min

Prefeitura de Porto Velho faz reavaliação dos serviços da coleta Seletiva

A reavaliação dos serviços será feita através de pesquisa junto aos moradores dos 17 bairros onde a coleta seletiva foi implantada.

A prefeitura está reavaliando os serviços da coleta seletiva de resíduos sólidos em Porto Velho. Uma reunião para tratar do assunto foi realizada na manhã de sexta -feira (06), entre o coordenador municipal de limpeza urbana, Wilson Correia, técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e representantes da empresa Ecoporto (Marquise), responsável pelos trabalhos. A coleta seletiva foi implantada em 17 bairros da Capital.


Wilson enfatizou a importância de avaliar os trabalhos. “Isso servirá de parâmetro para medir o nível de aceitação e concepção do novo modelo de coleta sobre os resíduos recicláveis produzidos pela população portovelhense” disse. Na opinião do coordenador, é necessário ter uma noção de como a população está encarando esse programa que tem como objetivo, além de contribuir com a renda de trabalhadores desse eixo profissional, trás causa menor impacto ambiental quando destinado de forma correta, como é o caso da reciclagem e reutilização.


Ficou definido que a SEMA, que tem experiência em educação ambiental, terá papel importantíssimo na reformulação de novas diretrizes com objetivo de ampliar o programa de educação ambiental existente e prestar orientações ao público sobre os métodos a serem aplicados na coleta seletiva em andamento na Capital.


A reavaliação dos serviços será feita através de pesquisa junto aos moradores dos 17 bairros onde a coleta seletiva foi implantada. “Precisamos saber como está a aceitação do público, as mudanças de hábito e a coleta em si, com o cumprimento do calendário estabelecido”, frisou Wilson Correia. Além disso, a idéia é incrementar os serviços envolvendo escolas, associações de moradores e distribuindo panfletos explicativos. “O que podemos perceber nesse momento, é que toda mudança apresenta resistência, por tratar de novos hábitos, e que isso requer investimentos didáticos eficientes e de fácil compreensão por parte da prefeitura. A implantação de uma cozinha didática, um centro de educação ambiental, palestras, panfletos e cartazes, apresentam-se como instrumentos fundamentais para o sucesso desse projeto. E isso é o que esperamos fazer de forma conjunta para reformular o programa”, finalizou Wilson.


BairrosA coleta está sendo realizada nos bairros Alphaville, Marechal Rondon, Ulysses Guimarães, Conjuntos Rio Candeias, Chagas Neto e Odacir Soares, São João Bosco, Liberdade, Centro, Caiarí, Nova Porto Velho, Pedrinhas, Olaria, Arigolândia, Nossa Senhora das Graças, Embratel e São Cristóvão. Nesses bairros, os moradores devem separar o lixo úmido dos recicláveis (secos). Segundo Wilson Correia, em média são recolhidas 1,7 toneladas de produtos recicláveis por dia, num total de 34 toneladas ao mês. No geral, são recolhidas cerca de 350 toneladas de resíduos sólidos por mês em Porto Velho.

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 29/07/2015 ás 11:04:00

Receita Federal dá nova oportunidade e empresas com dívidas podem regularizar perante o Fisco Federal e obter certidões negativas

É o chamado Programa de Redução de Litígios Tributários – PRORELIT da MP 865.

POLíTICA | matéria escrita em 28/07/2015 ás 15:44:00

No blog, Lúcio Mosquini faz balanço de seu primeiro semestre legislativo

"Em Brasília cobrei exaustivamente melhorias nas estradas de Rondônia"

POLíTICA | matéria escrita em 28/07/2015 ás 13:50:00

Reintegração: ocupantes do Bairro Universitário pedem apoio da DPE

Marcus Edson declarou que a Defensoria Pública está à inteira disposição da população para encontrar a melhor solução para o conflito.

POLíTICA | matéria escrita em 28/07/2015 ás 13:36:00

Resenha política -Robson Oliveira

Problemas grotescos no Espaço Alternativo. Confúcio reconhece pesadelo na saúde. O falastrão da Funcultural. Muita gente pode entrar pelo cano na Prefeitura. Baixas no PT, PC do PB e PSOL.

POLíTICA | matéria escrita em 28/07/2015 ás 13:29:00

Confúcio critica diretores e coordenadores que "tem imensa dificuldade de colocar em prática ideias simples" para reduzir violência nas escolas

Confúcio enumerou uma série de sugestões que, segundo ele, já foram apresentadas a diretores de escola em todo o Estado, mas que não são implementadas.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 28/07/2015 ás 13:08:00

TJRO lança piloto de Justiça Restaurativa

O projeto será apresentado em evento no dia 7 de agosto.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 28/07/2015 ás 13:02:00

Juiz do TJ-Rondônia responde a processo administrativo disciplinar

Magistrado teve indeferido pedido para que desembargadores fossem ouvidos na sua tentativa de anular provas coletadas contra ele.

GERAL | matéria escrita em 28/07/2015 ás 12:59:00

A​berto processo de seleção para chefe-geral da Embrapa Rondônia

Podem participar candidatos pertencentes ou não ao quadro de pessoal efetivo da Embrapa.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 28/07/2015 ás 12:55:00

Dispensa em massa anunciada por rede de lojas em Rondônia é suspensa pela Justiça do Trabalho

O fato se assemelha a recentes decisões proferidas pela Justiça do Trabalho em Rondônia, as quais também suspenderam a dispensa em massa anunciadas pelas empresas JBS S/A, em Rolim de Moura, e Marfrig Alimentos S/A, em Chupinguaia.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 28/07/2015 ás 10:04:00

Rondônia: taú Unibanco S/A terá de pagar danos morais a ex-empregada que adquiriu doença ocupacional

A reclamante alega que realizou o exame admissional declarando que estava apta para exercer a função de caixa mas, quatro anos depois, passou a apresentar limitações funcionais e sintomas de doenças ocupacionais...

GERAL | matéria escrita em 28/07/2015 ás 09:59:00

Ministério da Saúde convoca população para fazer teste da hepatite C

A estimativa é que 1,4 milhão de pessoas tenham a doença no Brasil, mas apenas 120 mil são confirmados e 100 mil estão em tratamento, pois nem todos têm esta recomendação.

GERAL | matéria escrita em 28/07/2015 ás 09:48:00

Marfrig confirma fechamento de unidade em Chupinguaia (RO) e justifica: falta boi gordo

Paralisação das atividades será no dia 03 de agosto.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 28/07/2015 ás 09:38:00

Comissão aprova normas para teletrabalho e segurança de oficiais de justiça

A proposta é que a meta de desempenho do servidor em teletrabalho seja, no mínimo, a mesma estabelecida para o servidor que trabalha presencialmente.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 28/07/2015 ás 09:34:00

Fiança em contrato bancário prorrogado automaticamente é mantida mesmo sem autorização do fiador

O entendimento é da Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que estendeu aos contratos bancários a tese já adotada para fianças em contrato de locação

GERAL | matéria escrita em 28/07/2015 ás 09:25:00

Rondônia: Aluno aprovado em Medicina dá dicas de estudo para quem almeja seguir a profissão

O ex-aluno foi aprovado na Universidade Mogi das Cruzes – SP e está cursando o 1° período de Medicina.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com