/ geral / LIXO

08/01/2012 - 07h10min - Atualizado em 08/01/2012 - 07h10min

Prefeitura de Porto Velho faz reavaliação dos serviços da coleta Seletiva

A reavaliação dos serviços será feita através de pesquisa junto aos moradores dos 17 bairros onde a coleta seletiva foi implantada.

A prefeitura está reavaliando os serviços da coleta seletiva de resíduos sólidos em Porto Velho. Uma reunião para tratar do assunto foi realizada na manhã de sexta -feira (06), entre o coordenador municipal de limpeza urbana, Wilson Correia, técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e representantes da empresa Ecoporto (Marquise), responsável pelos trabalhos. A coleta seletiva foi implantada em 17 bairros da Capital.


Wilson enfatizou a importância de avaliar os trabalhos. “Isso servirá de parâmetro para medir o nível de aceitação e concepção do novo modelo de coleta sobre os resíduos recicláveis produzidos pela população portovelhense” disse. Na opinião do coordenador, é necessário ter uma noção de como a população está encarando esse programa que tem como objetivo, além de contribuir com a renda de trabalhadores desse eixo profissional, trás causa menor impacto ambiental quando destinado de forma correta, como é o caso da reciclagem e reutilização.


Ficou definido que a SEMA, que tem experiência em educação ambiental, terá papel importantíssimo na reformulação de novas diretrizes com objetivo de ampliar o programa de educação ambiental existente e prestar orientações ao público sobre os métodos a serem aplicados na coleta seletiva em andamento na Capital.


A reavaliação dos serviços será feita através de pesquisa junto aos moradores dos 17 bairros onde a coleta seletiva foi implantada. “Precisamos saber como está a aceitação do público, as mudanças de hábito e a coleta em si, com o cumprimento do calendário estabelecido”, frisou Wilson Correia. Além disso, a idéia é incrementar os serviços envolvendo escolas, associações de moradores e distribuindo panfletos explicativos. “O que podemos perceber nesse momento, é que toda mudança apresenta resistência, por tratar de novos hábitos, e que isso requer investimentos didáticos eficientes e de fácil compreensão por parte da prefeitura. A implantação de uma cozinha didática, um centro de educação ambiental, palestras, panfletos e cartazes, apresentam-se como instrumentos fundamentais para o sucesso desse projeto. E isso é o que esperamos fazer de forma conjunta para reformular o programa”, finalizou Wilson.


BairrosA coleta está sendo realizada nos bairros Alphaville, Marechal Rondon, Ulysses Guimarães, Conjuntos Rio Candeias, Chagas Neto e Odacir Soares, São João Bosco, Liberdade, Centro, Caiarí, Nova Porto Velho, Pedrinhas, Olaria, Arigolândia, Nossa Senhora das Graças, Embratel e São Cristóvão. Nesses bairros, os moradores devem separar o lixo úmido dos recicláveis (secos). Segundo Wilson Correia, em média são recolhidas 1,7 toneladas de produtos recicláveis por dia, num total de 34 toneladas ao mês. No geral, são recolhidas cerca de 350 toneladas de resíduos sólidos por mês em Porto Velho.

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 01/07/2015 ás 12:48:00

Aélcio da TV defende PDE sem texto de ideologia de gênero

Parlamentar afirma que texto banido no Congresso representa uma afronta à família.

GERAL | matéria escrita em 01/07/2015 ás 12:06:00

Trabalhadores em educação de Alto Paraíso divulgam carta à sociedade

Segundo os servidores, durante um período de dois anos foram registradas inúmeras tentativas de negociações com o Executivo municipal. Entretanto, as reivindicações não foram atendidas.

GERAL | matéria escrita em 01/07/2015 ás 12:04:00

MP, Judiciário e Sejus discutem deficiências em presídios da Comarca de Ouro Preto

Entre as deficiências apontadas na reunião estão o muro da ala do semiaberto, pavilhão da ala feminina; atraso na entrega das tornozeleiras eletrônicas por parte da empresa fornecedora e instalação de PAD na comarca ...

POLíTICA | matéria escrita em 30/06/2015 ás 23:45:00

Plenário da Câmara rejeita PEC que reduz a maioridade penal

A proposta reduziria de 18 para 16 anos a maioridade penal para crimes hediondos, como estupro, latrocínio e homicídio qualificado (quando há agravantes).

POLíTICA | matéria escrita em 30/06/2015 ás 23:25:00

Deputado Dr. Neidson integra a nova Mesa Diretora

O Presidente reeleito agradeceu aos colegas deputados por essa votação unânime e disse que trabalhará para o melhor andamento da casa, contribuindo para o desenvolvimento de Rondônia.

POLíTICA | matéria escrita em 30/06/2015 ás 22:46:00

Presidente da ACIC cobra Bancada Federal

“Agora é hora de mostrarmos que temos uma bancada forte que luta pelo desenvolvimento deste País e principalmente pelos empresários que fomentam a economia de Rondônia e do Brasil” disse Elcirone.

POLíTICA | matéria escrita em 30/06/2015 ás 22:36:00

Câmara escolhe presidente e relator da CPI dos shows

O primeiro ato da Comissão foi uma convocação de todos os membros para a reunião na manhã da próxima quinta-feira, 02.07, na Sala das Comissões.

POLíTICA | matéria escrita em 30/06/2015 ás 22:30:00

Deputado destina emenda para construção de quadra esportiva

Aélcio da TV destinou R$ 313 mil para escola infantil Marise Castiel, em Porto Velho.

POLíTICA | matéria escrita em 30/06/2015 ás 22:26:00

Emenda de Laerte garante emprego de servidores

Funcionários seriam encaminhados às residências e posteriormente exonerados.

POLíTICA | matéria escrita em 30/06/2015 ás 22:21:00

Mariana Carvalho vota contra projeto que aumenta impostos...

... e critica governo por sacrificar trabalhador ao invés de diminuir ministérios.

POLíTICA | matéria escrita em 30/06/2015 ás 22:17:00

Capixaba solicita agilidade na execução do projeto

“Minha parte foi feita em Brasília. Aloquei a emenda e o Governo do Estado deu a contrapartida. Agora precisamos do empenho de cada membro envolvido na execução desta obra para entregarmos para população de Cacoal e região” frisou.

POLíTICA | matéria escrita em 30/06/2015 ás 22:14:00

Proposta criação de Coordenadoria de Indústria e Comércio

Deputados alertam para a necessidade de incentivar a instalação de indústrias no Estado.

POLíTICA | matéria escrita em 30/06/2015 ás 21:58:00

Deputado reforça pedido de vereadores

Os vereadores solicitaram uma patrulha mecânica para dar suporte ao mutirão operacional que ora se realiza nos bairros da Cidade Pérola.

POLíTICA | matéria escrita em 30/06/2015 ás 21:56:00

Cleiton Roque intercede por acordo entre Caerd e prefeitura de Pimenta Bueno

Iacira assegurou que a Caerd busca o entendimento e disse que é preciso estabelecer um acordo, cujo beneficiário maior é a população de Pimenta.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com