Prefeitura de Porto Velho inaugura Parque Natural

Segundo disse o secretário municipal de Meio Ambiente (Sema), Edjales Brito, por determinação do prefeito a Sema está desenvolvendo um programa de revitalização dos parques.

Publicada em 02 de March de 2015 às 16:33:00

O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, inaugurou no sábado (28) o Parque Natural. A solenidade foi acompanhada pelo vice-governador, Daniel Pereira, por secretários municipais e estaduais, vereadores, representantes do Exército, das usinas, universidades e muitos outros, além da imprensa e de muitos populares.

Segundo disse o secretário municipal de Meio Ambiente (Sema), Edjales Brito, por determinação do prefeito a Sema está desenvolvendo um programa de revitalização dos parques. Fazem parte desse programa o Parque da Cidade, Parque Circuito. Parque Jardim das Mangueiras, entre outros. “É uma conquista para todo o povo de Porto Velho poder usufruir desses espaços com melhor conforto e segurança. No caso específico deste parque, as famílias poderão desfrutar do ecossistema amazônico conservado, com suas matrizes naturais, somado às ofertas de lazer, cultura e qualidade de vida”, declarou o secretário.

Foram entregues à população a parte de acessibilidade com calçadas de piso podotátil, um novo playground, área de piquenique, os prédios do Museu e da Sede Administrativa, o circuito de arvorismo, três trilhas e o viveiro municipal. Tudo isso numa área superior a 390 hectares com flora e fauna naturais. Entre as parcerias estabelecidas para a reforma do Parque, a Prefeitura pôde contar com as usinas de Jirau e Santo Antônio, Supermercado DB, Coimbra, Guaresc, Cepasa, como também de outros empresários que investem em Porto Velho e atuam com regularidade em seus compromissos com compensações ambientais ao município.

O secretário Edjales, além desses parceiros, também destacou a cooperação de outros, como Universidade Federal de Rondônia, Faculdade São Lucas, Sedam, Ibama e CMBio. “Trata-se de um trabalho coordenado pela Prefeitura, mas executado por meio de muitas mãos. Os recursos provindos de compensações ambientais, de conversões de multas e também do Fundo Municipal de Meio Ambiente serão ainda muito utilizados neste ano para a continuidade de benfeitorias a este parque, como também a outros da cidade. Esperamos oferecer muito maior conforto à população por meio dessas ações”, enfatizou o secretário da Sema.

O prefeito falou sobre a obrigação da Prefeitura de investir em espaços de lazer para a população, mas que o Parque Natural representa algo a mais que apenas isso, pois se trata também de uma grande unidade de conservação natural do município e espaço apropriado para muitas pesquisas acadêmicas. “Creio que estamos hoje lançando um modelo de espaço para toda a região amazônica. Em Porto Velho está acontecendo algo atípico. Muitas vezes, locais que recebem grandes obras, como são as usinas do Madeira, assim que encerrado o tempo de construção dos grandes empreendimentos se tornam regiões com crises sociais e econômicas. Isso não está ocorrendo aqui. O município está conseguindo se desenvolver apesar das crises ao seu redor. Num tempo assim, estarmos hoje ofertando à população um parque como este nos traz grande satisfação, pois precisamos cuidar de todos os interesses, que não são apenas de pavimentações ou ações semelhantes”, disse Nazif.

A inauguração do Parque Natural contou também com a presença e colaboração de muitas outras entidades governamentais e não governamentais. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes), por exemplo, ofereceu às crianças diversas atividades de desporto e lazer, os Escoteiros do Brasil participaram das atividades da solenidade, a Amazônia Adventure acompanhou os usuários das trilhas e das atividades de arvorismo e muitas outras ações ocorreram simultaneamente. Os dias de funcionamento do Parque Natural serão das terças-feiras aos domingos, das 09 às 17 horas.

Por Renato Menghi | Fotos: Medeiros