Prefeitura de Porto Velho inicia limpeza do Canal do Tancredo Neves

A Prefeitura de Porto Velho prossegue com as ações que visam limpar, aprofundar e alargar todos os canais que “cortam” a cidade.

Publicada em 02 de September de 2014 às 10:07:00

A Prefeitura de Porto Velho prossegue com as ações que visam limpar, aprofundar e alargar todos os canais que “cortam” a cidade. O trabalho é realizado pela secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) e tem como principal objetivo minimizar os pontos de alagamentos durante o período das chuvas. Com isso, o Município também garante mais tranquilidade aos moradores e previne doenças.

O secretário Ricardo Fávaro (Semusb), disse que o próximo desafio é concluir a limpeza do Canal do Tancredo Neves, que começa no bairro Lagoa, passa por vários bairros da zona Leste (inclusive o que tem o mesmo nome) e chega até a Rua Antônio do Violão, no bairro JK. Os trabalhos começaram na quarta-feira (27) e devem se estender pelos próximos 30 dias.

Fávaro informa que a equipe iniciou os serviços nas imediações da Avenida Guaporé, próximo da Rua Atlas, no bairro Três Marias. No local, segundo o secretário, não há obstáculos para a entrada das máquinas que executam a tarefa. “Um dos principais problemas que encontramos é a construção de barracos às margens dos canais, local proibido para edificações por ser área de preservação permanente (APP)”, lamenta.

Apesar das dificuldades e até mesmo da incompreensão das pessoas que moram nessas áreas, grande parte por falta de opção para onde ir, Fávaro diz que as ações avançam, e que a limpeza só não é executada nos trechos onde não há a mínima condição de entrar com o maquinário e caminhões caçamba para fazer a retirada do mato e dos entulhos.

Outro fator que entristece o secretário diz respeito ao comportamento de muitos moradores que insistem em jogar lixo, carcaças de móveis, peças velhas de automóveis e até restos de construções dentro dos canais. Garrafas e sacolas plásticas jogadas na rua também são arrastadas pelas chuvas e ajudam a entupir os córregos que formam as “bacias urbanas”. “Como consequência, ocorrem as alagações”, desabafa.

Ricardo Fávaro informa, ainda, que além de limpar, alargar e aprofundar os canais, de onde estão sendo retiradas várias toneladas de entulhos diariamente, a Semusb faz a desobstrução de bueiros e galerias, a exemplo do que ocorreu ao longo do Canal dos Tanques, no trecho entre as Avenidas Calama (zona Norte) e Raimundo Cantuária, no setor Leste. Ele citou o caso da galeria sob a Avenida Amazonas com Rua Buenos Aires, que segundo moradores não era limpa havia cerca de 30 anos.

Mais trabalho

Homens e máquinas da Semusb também trabalham na limpeza de um canal que passa por uma área verde nas confluências das Avenidas Rio de Janeiro e Rogério Weber, na região central da cidade e deságua no Rio Madeira.O córrego foi obstruído por entulhos e sedimentos arrastados pela correnteza durante a cheia histórica do Madeira. “Depois que concluirmos os trabalhos no Canal do Tancredo Neves iremos para o Canal da Penal”, anunciou Fávaro.