Prefeitura de Porto Velho organiza espaço para ambulantes nos cemitérios da cidade

Poderão ser comercializados produtos como velas, fósforos, ornamentos, flores, água, refrigerantes, refeições, frutas e outros itens tradicionais.

Publicada em 01 de November de 2013 às 17:06:00

Setenta e oito boxes na área externa dos cemitérios da capital foram reservados pela Prefeitura de Porto Velho aos vendedores ambulantes para a comercialização de produtos no “Dia dos Finados”, que transcorre neste sábado, 02. São 56 boxes no cemitério de Santo Antônio, no Triângulo, e 26, no cemitério dos Inocentes. As últimas vagas disponíveis foram preenchidas na quinta-feira. O cadastro era feito na Coordenadoria Município de Fiscalização e Postura (CMFP), órgão ligado à Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb).

Poderão ser comercializados produtos como velas, fósforos, ornamentos, flores, água, refrigerantes, refeições, frutas e outros itens tradicionais. Ao contrário do que ocorria nas vezes anteriores, este ano a prefeitura proibiu a vende de bebidas alcoólicas na porta dos cemitérios. Uma vigorosa fiscalização será montada para evitar a comercialização do produto. Esse trabalho terá o apoio dos policiais do 1º Batalhão da Polícia Militar.

“Tivemos a preocupação de assegurar um local com uma melhor infraestrutura a esses vendedores ambulantes, assim como também evitar que transtorno às pessoas que vão aos cemitérios prestar homenagens a seus entes queridos, com a proibição da venda de cerveja e outras bebidas alcoólicas. Tivemos essa preocupação porque queremos que nada atrapalhe quem for aos cemitérios para relembrar, matar a saudade do pai, mãe, irmão, esposa, filho, sejam qualquer parente que esteja sepultado no local”, explicou a coordenadora de fiscalização e postura da Semusb, Nathali Soltovski.

A coordenadora explicou que a partir desta quinta-feira, até sábado, Dia dos Finados, equipes de fiscais da coordenadoria estarão no cemitério dos Inocentes e de Santo Antônio para averiguar qualquer situação que esteja fora do que foi estabelecido para a ocupação desses espaços no entorno dos cemitérios.

Ela adiantou ainda que desde o início da semana a Semusb trabalha nos dos dois cemitérios da cidade com a realização de trabalho de limpeza, pintura de meio fio, capina entre outros serviços. “A secretaria elaborou uma programação que está sendo cumprida desde o início da semana. Queremos que as pessoas se sintam bem ao chegarem nos cemitérios, por isso esse trabalho foi antecipado e planejado, Nada foi feito em cima da hora”, afirmou.

Por Joel Elias