29/06/2010 - 06h18min - Atualizado em 29/06/2010 - 06h18min

Prefeitura é convocada para explicar irregularidades no "lixão"

Magistrado aplicará sequestro de verba, caso município não cumpra condenação de 2005.

Audiência realizada na última quinta-feira, dia 24, na 1ª Vara da Fazenda Pública, em Porto Velho , põe a prefeitura mais uma vez em cheque sobre a situação do aterro sanitário. Desde que foi condenada a mudar o local do "lixão", em 2005, a administração municipal não cumpriu a sentença que determinava, entre outros pontos, a abertura de um novo local para o aterro, o monitoramento físico-químicos dos igarapés próximos, a adequação e fiscalização do depósito do lixo e a suspensão da coleta feita a céu aberto.

A prefeitura da capital não teria cumprido a sentença, além de não justificar satisfatoriamente a desobediência, por isso foi novamente convocada pela Justiça para explicar-se e tomar as medidas determinadas pelo juiz Alexandre Miguel à época. A sentença também condenava a Prefeitura a regularizar a atividade dos catadores, a impedir o acesso ao lixo por pessoas sem botas, luvas ou a lixo tóxico, a apresentar relatório técnico de análise de área danificada e plano de recuperação e recomposição ambiental, além de ressarcir e indenizar os danos causados ao meio ambiente em razão das constantes violações e degradações.

"Ocorre que de lá para cá nada foi realizado pelo requerido, no que se refere ao exato cumprimento da sentença condenatória", escreveu o Juiz no despacho, por isso fixou multa que segundo a última apuração chegava ao valor de 7 milhões 416 mil e 115 reais, e que se fosse corrigido até hoje poderia chegar a 10 milhões. A administração nunca pagou a multa e mais uma vez tentou apresentar documentos que, segundo os magistrados e promotores do caso, não justificam em nada a falta de atitude com relação a um problema tão sério que atinge a população da capital.

Dois secretários municipais, o de obras, Marcelo Fernandes, e o de serviços públicos, Jair Ramires, compareceram à audiência, acompanhados dos procuradores do município. Cada qual tentou se isentar de responsabilidades, mas o magistrado e o representante do Ministério Público foram incisivos ao cobrar das autoridades o cumprimento da determinação judicial. "Vários documentos foram juntados sem, contudo, especificar, indicar ou provar que a decisão foi cumprida a contento", esclareceu no despacho Alexandre Miguel.

Para o magistrado, a concorrência pública, que o município alega ser o gargalo para a resolução do problema, não pode ser a única alternativa para o cumprimento da decisão. "Já se passaram quase cinco anos do trânsito em julgado (quando a condenação não tem mais possibilidade de recursos) e o município não conseguiu e não me convém expor as razões disso para concluir tal concorrência. Nem mesmo há indicativo de que, realizada esta concorrência, o julgado estará cumprido integralmente", argumentou o magistrado.

Diante da falta de plano convincente, o Juízo concedeu prazo para o município apresentar relatório circunstanciado do que vem desenvolvendo para melhorar a coleta do lixo na cidade e o que está sendo cumprindo pelo município, segundo a sentença, bem como para apresentar uma agenda indicando os prazos para o cumprimento das demais obrigações.

Também o prefeito deverá ser convocado para dar explicações, já que, para o magistrado e para o Ministério Público, as secretarias municipais estão se eximindo de suas responsabilidades. Quanto à multa, o Ministério Público requererá a execução, nos termos da lei, ou seja, o sequestro do valor das contas públicas.

comentários
publicidade

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 28/06/2016 ás 18:21:00

Em Rolim de Moura, pacientes precisam buscar atendimento fora do município

Segundo relata o vereador Mani Rocha (PTB), nos 6 meses Luizão do Trento gastou o dinheiro com carnaval fora de época, passagens aéreas, diárias e não observou o cenário econômico do país.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 28/06/2016 ás 16:05:00

TSE reconhece flagrante preparado e anula processo criminal proposto contra o vereador Edwilson Negreiros

Para a Ministra Relatora do recurso, Luciana Lóssio, no “flagrante preparado, as provas por ele produzidas, as provas que dele derivam e o próprio crime a que ele se refere, tudo, não passa de uma farsa”.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 28/06/2016 ás 15:40:00

Será preciso fugir da Polícia? - por Andrey Cavalcante

...é fundamental exigir, em nome da sociedade, que o comando da Polícia Militar apure rigorosamente a agressão violenta praticada pelos policiais contra o advogado na última sexta-feira, durante a realização da Operação Lei Seca.

GERAL | matéria escrita em 28/06/2016 ás 15:20:00

Reserva em Rondônia combate crimes ambientais

Operação desmonta grupo que praticava pesca, caça e mineração ilegais. Com os detidos, foram encontrados armas, motosserras, 40 kg de peixes e minério dourado.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 28/06/2016 ás 15:08:00

Justiça do Trabalho concede tutela antecipada requerida pelo MPT para que EUCATUR cesse a prática de violações à saúde e segurança dos seus trabalhadores

Multa fixada para o caso de a empresa não cumprir as obrigações foi fixada em 1 milhão de reais.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 28/06/2016 ás 15:05:00

Ricardo de Carvalho é empossado como defensor público substituto

Ele agradeceu ao empenho dos advogados que assinaram a ação - Juscelino Amaral e Marcelo Lessa - pela vitória.

GERAL | matéria escrita em 28/06/2016 ás 12:42:00

Quarta usina de asfalto quente do Governo de Rondônia se prepara para entrar em operação em Rolim de Moura

A empresa responsável pela instalação da usina, e que também tem a função de colocá-la em operação, realizou a primeira inspeção técnica e treinamento dos servidores que colocarão a fábrica de asfalto em funcionamento.

POLíTICA | matéria escrita em 28/06/2016 ás 12:35:00

Escola do Legislativo debate eleições 2016

O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), destacou que a Escola do Legislativo tem por objetivo realizar cursos destinados a capacitação dos servidores da Assembleia Legislativa e Câmaras Municipais.

GERAL | matéria escrita em 28/06/2016 ás 11:33:00

Movimento Rondônia pela Educação realiza Workshop sobre Enem 2016

Objetivo é mobilizar alunos que já estão inscritos para reduzir ausência no dia de realização do exame.

GERAL | matéria escrita em 28/06/2016 ás 11:27:00

Inscrições abertas para credenciamento de preceptores médicos para o período de 2016-2021

As inscrições devem ser realizadas no Departamento de Medicina, no Campus da UNIR em Porto Velho, entre os dias 28 de junho e 8 de julho de 2016.

POLíTICA | matéria escrita em 28/06/2016 ás 11:12:00

Comandante da Aeronáutica autoriza conclusão das obras do espaço alternativo, afirma Lindomar Garçon

Espero agora ver estas obras concluídas, por ser um desejo de todos os moradores da nossa capital, finalizou Lindomar Garçon.

GERAL | matéria escrita em 28/06/2016 ás 11:00:00

Estágio: órgãos federais darão prioridade a estudantes do ProUni e Fies

A realização do estágio não acarretará vínculo empregatício de qualquer natureza e dar-se-á mediante Termo de Compromisso de Estágio celebrado entre o estudante ou com seu representante ou assistente legal...

GERAL | matéria escrita em 28/06/2016 ás 10:55:00

Sancionada lei que permite entrada forçada em imóveis com focos de Aedes

A entrada forçada de agentes de saúde é permitida nos casos em que os imóveis estejam em situação de abandono e em que o dono do imóvel esteja ausente ou não tenha permitido a entrada.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 28/06/2016 ás 10:38:00

Judiciário realiza o 13º Encontro de Preparação para Adoção em Porto Velho

O evento é organizado e conduzido pela equipe de psicólogas e assistentes sociais do Serviço de Colocação Familiar/SCF do 2º Juizado...

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 28/06/2016 ás 10:36:00

Cerejeiras é a última Comarca a receber programação que promove a paz em casa

Como em todos os anos o Poder Judiciário busca comemorar o mês das mulheres de forma que as retrate na luta diária, conquistando espaços e batalhando seus direitos.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com