29/06/2010 - 06h18min - Atualizado em 29/06/2010 - 06h18min

Prefeitura é convocada para explicar irregularidades no "lixão"

Magistrado aplicará sequestro de verba, caso município não cumpra condenação de 2005.

Audiência realizada na última quinta-feira, dia 24, na 1ª Vara da Fazenda Pública, em Porto Velho , põe a prefeitura mais uma vez em cheque sobre a situação do aterro sanitário. Desde que foi condenada a mudar o local do "lixão", em 2005, a administração municipal não cumpriu a sentença que determinava, entre outros pontos, a abertura de um novo local para o aterro, o monitoramento físico-químicos dos igarapés próximos, a adequação e fiscalização do depósito do lixo e a suspensão da coleta feita a céu aberto.

A prefeitura da capital não teria cumprido a sentença, além de não justificar satisfatoriamente a desobediência, por isso foi novamente convocada pela Justiça para explicar-se e tomar as medidas determinadas pelo juiz Alexandre Miguel à época. A sentença também condenava a Prefeitura a regularizar a atividade dos catadores, a impedir o acesso ao lixo por pessoas sem botas, luvas ou a lixo tóxico, a apresentar relatório técnico de análise de área danificada e plano de recuperação e recomposição ambiental, além de ressarcir e indenizar os danos causados ao meio ambiente em razão das constantes violações e degradações.

"Ocorre que de lá para cá nada foi realizado pelo requerido, no que se refere ao exato cumprimento da sentença condenatória", escreveu o Juiz no despacho, por isso fixou multa que segundo a última apuração chegava ao valor de 7 milhões 416 mil e 115 reais, e que se fosse corrigido até hoje poderia chegar a 10 milhões. A administração nunca pagou a multa e mais uma vez tentou apresentar documentos que, segundo os magistrados e promotores do caso, não justificam em nada a falta de atitude com relação a um problema tão sério que atinge a população da capital.

Dois secretários municipais, o de obras, Marcelo Fernandes, e o de serviços públicos, Jair Ramires, compareceram à audiência, acompanhados dos procuradores do município. Cada qual tentou se isentar de responsabilidades, mas o magistrado e o representante do Ministério Público foram incisivos ao cobrar das autoridades o cumprimento da determinação judicial. "Vários documentos foram juntados sem, contudo, especificar, indicar ou provar que a decisão foi cumprida a contento", esclareceu no despacho Alexandre Miguel.

Para o magistrado, a concorrência pública, que o município alega ser o gargalo para a resolução do problema, não pode ser a única alternativa para o cumprimento da decisão. "Já se passaram quase cinco anos do trânsito em julgado (quando a condenação não tem mais possibilidade de recursos) e o município não conseguiu e não me convém expor as razões disso para concluir tal concorrência. Nem mesmo há indicativo de que, realizada esta concorrência, o julgado estará cumprido integralmente", argumentou o magistrado.

Diante da falta de plano convincente, o Juízo concedeu prazo para o município apresentar relatório circunstanciado do que vem desenvolvendo para melhorar a coleta do lixo na cidade e o que está sendo cumprindo pelo município, segundo a sentença, bem como para apresentar uma agenda indicando os prazos para o cumprimento das demais obrigações.

Também o prefeito deverá ser convocado para dar explicações, já que, para o magistrado e para o Ministério Público, as secretarias municipais estão se eximindo de suas responsabilidades. Quanto à multa, o Ministério Público requererá a execução, nos termos da lei, ou seja, o sequestro do valor das contas públicas.

comentários
publicidade

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 12/02/2016 ás 12:40:00

Governo de Rondônia realiza mobilização de combate ao Aedes aegypti neste sábado em Porto Velho

O objetivo é mobilizar famílias no combate ao mosquito transmissor do Zika, que também é vetor da dengue e da chikungunya. Três milhões de famílias deverão ser visitadas em suas casas, em 350 municípios.

GERAL | matéria escrita em 12/02/2016 ás 12:34:00

Ministério Público de Rondônia encerra inscrições para estágio neste domingo

Serão oferecidas oportunidades de estágio para estudantes de nível médio e universitários das áreas de Jornalismo, Administração, Ciências da Informação, Informática, Publicidade e Propaganda, Serviço Social e Ciências Contábeis.

GERAL | matéria escrita em 12/02/2016 ás 12:24:00

Jipeiros alertam para viagens pela BR 319

O problema, alertam os integrantes do Jeep Clube, é que as intensas chuvas deste período estão danificando a estrada, criando atoleiros e tornando a rodovia escorregadia.

POLíTICA | matéria escrita em 12/02/2016 ás 12:20:00

Lúcio Mosquini defende regulamentaçāo da profissāo de Tecnólogo em Segurança do Trabalho

Na sua primeira semana de trabalho deste ano, Mosquini começou a articular junto à presidência da Câmara a colocaçāo do projeto em pauta.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 12/02/2016 ás 12:10:00

Rondônia: Advogado é suspenso por desrespeito e falta de urbanidade contra magistrado

Segundo a decisão, o referido advogado possui maus antecedentes, razão pela qual a sua pena foi a de suspensão.

POLíTICA | matéria escrita em 12/02/2016 ás 12:05:00

Jaqueline Cassol convida mulheres para evento do PP Mulher em Vilhena e Cerejeiras

Jaqueline Cassol fez questão de ressaltar a parceria junto à Fundação Milton Campos.

GERAL | matéria escrita em 12/02/2016 ás 12:02:00

Juros voltam a aumentar – como agir?

Os números são assustadores e, por isso, a pergunta que fica é: o cartão de crédito é mesmo o vilão das finanças da família?

GERAL | matéria escrita em 12/02/2016 ás 12:00:00

Consórcio SIM faz ação beneficente em favor do Hospital Santa Marcelina no domingo (14)

Empresa vai destinar 10% do faturamento das passagens dos ônibus para unidade hospitalar.

GERAL | matéria escrita em 12/02/2016 ás 11:58:00

Machadinho: MP coordena audiência que define construção de novas salas de aula

Conduzida pela Promotora de Justiça Marlúcia Chianca de Morais, a reunião ocorrida no último dia 10 teve a presença do Prefeito daquele Município, Mário Alves.

GERAL | matéria escrita em 12/02/2016 ás 11:49:00

Sem data para pagamento! Prefeitura de Rolim de Moura atrasa mais uma vez salário de servidores municipais

Por três meses consecutivos o Executivo Municipal de Rolim de Moura vem atrasando o pagamento dos salários dos servidores Municipais.

GERAL | matéria escrita em 12/02/2016 ás 11:47:00

TCE-RO realiza Seminário Fechando as Contas para gestores em fim de mandato

As duas ações educativas foram apresentadas pelo TCE aos órgãos parceiros, a Assembleia Legislativa (AL-RO), o Tribunal de Justiça (TJ-RO), o Ministério Público do Estado (MP-RO) e o Ministério Público de Contas (MPC-RO)...

GERAL | matéria escrita em 12/02/2016 ás 11:39:00

Projeto MP Itinerante tem início nesta segunda-feira na zona leste de Porto Velho

A coordenação e as entidades parceiras do projeto se reuniram nesta quinta-feira, dia 11 de fevereiro, para discutir os ajustes finais da iniciativa.

GERAL | matéria escrita em 12/02/2016 ás 11:36:00

Embrapa Rondônia lança manual prático de ginecologia e ultrassonografia em bovinos

De acordo com um dos autores da obra, o pesquisador da Embrapa Rondônia Luiz Pfeifer, o livro apresenta uma visão prática, baseada em ampla pesquisa nas obras básicas e na experiência dos autores...

POLíTICA | matéria escrita em 12/02/2016 ás 11:26:00

Estudar para quê mesmo?

Professor Nazareno*

POLíTICA | matéria escrita em 11/02/2016 ás 19:07:00

Rover contesta pedido de afastamento e ex-secretários tentam anular condenações

Tese da defesa menciona prerrogativa de foro.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com