29/06/2010 - 06h18min - Atualizado em 29/06/2010 - 06h18min

Prefeitura é convocada para explicar irregularidades no "lixão"

Magistrado aplicará sequestro de verba, caso município não cumpra condenação de 2005.

Audiência realizada na última quinta-feira, dia 24, na 1ª Vara da Fazenda Pública, em Porto Velho , põe a prefeitura mais uma vez em cheque sobre a situação do aterro sanitário. Desde que foi condenada a mudar o local do "lixão", em 2005, a administração municipal não cumpriu a sentença que determinava, entre outros pontos, a abertura de um novo local para o aterro, o monitoramento físico-químicos dos igarapés próximos, a adequação e fiscalização do depósito do lixo e a suspensão da coleta feita a céu aberto.

A prefeitura da capital não teria cumprido a sentença, além de não justificar satisfatoriamente a desobediência, por isso foi novamente convocada pela Justiça para explicar-se e tomar as medidas determinadas pelo juiz Alexandre Miguel à época. A sentença também condenava a Prefeitura a regularizar a atividade dos catadores, a impedir o acesso ao lixo por pessoas sem botas, luvas ou a lixo tóxico, a apresentar relatório técnico de análise de área danificada e plano de recuperação e recomposição ambiental, além de ressarcir e indenizar os danos causados ao meio ambiente em razão das constantes violações e degradações.

"Ocorre que de lá para cá nada foi realizado pelo requerido, no que se refere ao exato cumprimento da sentença condenatória", escreveu o Juiz no despacho, por isso fixou multa que segundo a última apuração chegava ao valor de 7 milhões 416 mil e 115 reais, e que se fosse corrigido até hoje poderia chegar a 10 milhões. A administração nunca pagou a multa e mais uma vez tentou apresentar documentos que, segundo os magistrados e promotores do caso, não justificam em nada a falta de atitude com relação a um problema tão sério que atinge a população da capital.

Dois secretários municipais, o de obras, Marcelo Fernandes, e o de serviços públicos, Jair Ramires, compareceram à audiência, acompanhados dos procuradores do município. Cada qual tentou se isentar de responsabilidades, mas o magistrado e o representante do Ministério Público foram incisivos ao cobrar das autoridades o cumprimento da determinação judicial. "Vários documentos foram juntados sem, contudo, especificar, indicar ou provar que a decisão foi cumprida a contento", esclareceu no despacho Alexandre Miguel.

Para o magistrado, a concorrência pública, que o município alega ser o gargalo para a resolução do problema, não pode ser a única alternativa para o cumprimento da decisão. "Já se passaram quase cinco anos do trânsito em julgado (quando a condenação não tem mais possibilidade de recursos) e o município não conseguiu e não me convém expor as razões disso para concluir tal concorrência. Nem mesmo há indicativo de que, realizada esta concorrência, o julgado estará cumprido integralmente", argumentou o magistrado.

Diante da falta de plano convincente, o Juízo concedeu prazo para o município apresentar relatório circunstanciado do que vem desenvolvendo para melhorar a coleta do lixo na cidade e o que está sendo cumprindo pelo município, segundo a sentença, bem como para apresentar uma agenda indicando os prazos para o cumprimento das demais obrigações.

Também o prefeito deverá ser convocado para dar explicações, já que, para o magistrado e para o Ministério Público, as secretarias municipais estão se eximindo de suas responsabilidades. Quanto à multa, o Ministério Público requererá a execução, nos termos da lei, ou seja, o sequestro do valor das contas públicas.

comentários
publicidade

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 31/05/2016 ás 13:11:00

Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres de Porto Velho marca presença na 5ª Rondônia Rural Show

A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (CMPPM) marcou presença na maior feira de agronegócios do estado...

POLíCIA | matéria escrita em 31/05/2016 ás 13:05:00

Adolescentes roubam motocicleta e na fuga batem em poste; Um morreu na hora e o outro está em estado gravíssimo

Por volta das 20h00, desta segunda-feira (30), um jovem estava abastecendo sua motocicleta em um posto de combustível, quando foi abordado pois dois adolescentes...

GERAL | matéria escrita em 31/05/2016 ás 12:59:00

Porto da fronteira entre Rondônia e Bolívia permanece fechado

Travessias foram proibidas por conta da crise em Guayaramerín, na Bolívia. Cônsul diz que aeroporto, rodovias e escolas, também estão fechadas.

GERAL | matéria escrita em 31/05/2016 ás 12:51:00

Entidades debatem entraves da navegação fluvial em Manaus, Rio Madeira foi um dos temas discutidos

O encontro reuniu empresários e lideranças sindicais do setor. A falta de dragagem e o garimpo ilegal no Rio Madeira foram temas discutidos.

POLíTICA | matéria escrita em 31/05/2016 ás 12:42:00

Comissão debate situação da Polícia Civil

Parlamentares pedem contratação de efetivo maior a fim de atender demandas crescentes em vários municípios.

POLíTICA | matéria escrita em 31/05/2016 ás 12:36:00

Escola do Legislativo altera inscrições para cursos

Ofertar cursos de acordo com a procura. Esta é a principal alteração que a Escola do Legislativo implementou em seu funcionamento.

POLíTICA | matéria escrita em 31/05/2016 ás 12:30:00

Emenda de Maurão contempla produtores rurais

Recurso garantiu compra de equipamentos agrícolas e melhorias nas propriedades rurais.

POLíTICA | matéria escrita em 31/05/2016 ás 12:26:00

Sessões e reuniões de comissões canceladas na Assembleia Legislativa

Parlamentares participam da Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais.

GERAL | matéria escrita em 31/05/2016 ás 12:13:00

Em Dia de Luta, bancários fazem manifesto contra as demissões do HSBC e descaso do Bradesco

O ato faz parte do Dia Nacional de Luta, que hoje acontece simultaneamente em todo o país...

POLíTICA | matéria escrita em 31/05/2016 ás 12:08:00

Técnicos de Rondônia participam de reunião a convite do programa Calha Norte

Para Capixaba, essa reunião técnica é de suma importância porque discuti todos os aspectos legais e técnicos na distribuição dos bens adquiridos por força da emenda impositiva...

GERAL | matéria escrita em 31/05/2016 ás 12:04:00

Detran-RO informatiza sistema de leilão em Rondônia

O encontro que terá a duração de uma semana tem como objetivo apresentar aos responsáveis pelo leilão a moderna ferramenta informatizada criada pela Coordenadoria de Tecnologia e Informática (CTI) da Autarquia...

GERAL | matéria escrita em 31/05/2016 ás 12:02:00

UNIR inicia triagem para atendimento psicológico

Na próxima segunda-feira, dia 6 de junho, terão início as triagens para atendimento psicológico no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA)...

GERAL | matéria escrita em 31/05/2016 ás 12:00:00

Time de Porto Velho é campeão da Copa Brasil de Futebol Society 2016

Com três rodadas e dois jogos pelas semifinais, a Copa do Brasil de Futebol Society 2016 chegou à final no último domingo no campo da Faculdade Fimca, em Porto Velho.

GERAL | matéria escrita em 31/05/2016 ás 11:58:00

Diretoria da Sociedade de Portos e Hidrovia busca ampliar estrutura portuária no Vale do Guaporé

A diretoria é composta pelo diretor presidente, Leudo Buriti; o diretor de fiscalização de operação, Edinaldo Gonçalves (Caico); e o diretor administrativo financeiro, João Bosco de Araújo.

GERAL | matéria escrita em 31/05/2016 ás 11:55:00

Banco de Olhos de Rondônia inicia avaliação de córneas em Porto Velho

Até o último dia 12, córneas doadas no estado seguiam diretamente para o Banco de Olhos do Distrito Federal.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com