29/06/2010 - 06h18min - Atualizado em 29/06/2010 - 06h18min

Prefeitura é convocada para explicar irregularidades no "lixão"

Magistrado aplicará sequestro de verba, caso município não cumpra condenação de 2005.

Audiência realizada na última quinta-feira, dia 24, na 1ª Vara da Fazenda Pública, em Porto Velho , põe a prefeitura mais uma vez em cheque sobre a situação do aterro sanitário. Desde que foi condenada a mudar o local do "lixão", em 2005, a administração municipal não cumpriu a sentença que determinava, entre outros pontos, a abertura de um novo local para o aterro, o monitoramento físico-químicos dos igarapés próximos, a adequação e fiscalização do depósito do lixo e a suspensão da coleta feita a céu aberto.

A prefeitura da capital não teria cumprido a sentença, além de não justificar satisfatoriamente a desobediência, por isso foi novamente convocada pela Justiça para explicar-se e tomar as medidas determinadas pelo juiz Alexandre Miguel à época. A sentença também condenava a Prefeitura a regularizar a atividade dos catadores, a impedir o acesso ao lixo por pessoas sem botas, luvas ou a lixo tóxico, a apresentar relatório técnico de análise de área danificada e plano de recuperação e recomposição ambiental, além de ressarcir e indenizar os danos causados ao meio ambiente em razão das constantes violações e degradações.

"Ocorre que de lá para cá nada foi realizado pelo requerido, no que se refere ao exato cumprimento da sentença condenatória", escreveu o Juiz no despacho, por isso fixou multa que segundo a última apuração chegava ao valor de 7 milhões 416 mil e 115 reais, e que se fosse corrigido até hoje poderia chegar a 10 milhões. A administração nunca pagou a multa e mais uma vez tentou apresentar documentos que, segundo os magistrados e promotores do caso, não justificam em nada a falta de atitude com relação a um problema tão sério que atinge a população da capital.

Dois secretários municipais, o de obras, Marcelo Fernandes, e o de serviços públicos, Jair Ramires, compareceram à audiência, acompanhados dos procuradores do município. Cada qual tentou se isentar de responsabilidades, mas o magistrado e o representante do Ministério Público foram incisivos ao cobrar das autoridades o cumprimento da determinação judicial. "Vários documentos foram juntados sem, contudo, especificar, indicar ou provar que a decisão foi cumprida a contento", esclareceu no despacho Alexandre Miguel.

Para o magistrado, a concorrência pública, que o município alega ser o gargalo para a resolução do problema, não pode ser a única alternativa para o cumprimento da decisão. "Já se passaram quase cinco anos do trânsito em julgado (quando a condenação não tem mais possibilidade de recursos) e o município não conseguiu e não me convém expor as razões disso para concluir tal concorrência. Nem mesmo há indicativo de que, realizada esta concorrência, o julgado estará cumprido integralmente", argumentou o magistrado.

Diante da falta de plano convincente, o Juízo concedeu prazo para o município apresentar relatório circunstanciado do que vem desenvolvendo para melhorar a coleta do lixo na cidade e o que está sendo cumprindo pelo município, segundo a sentença, bem como para apresentar uma agenda indicando os prazos para o cumprimento das demais obrigações.

Também o prefeito deverá ser convocado para dar explicações, já que, para o magistrado e para o Ministério Público, as secretarias municipais estão se eximindo de suas responsabilidades. Quanto à multa, o Ministério Público requererá a execução, nos termos da lei, ou seja, o sequestro do valor das contas públicas.

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 24/04/2015 ás 18:15:00

Telefonia celular chegará aos distritos ainda esse ano, afirma Lindomar Garçon

Garçon ressaltou que a ANATEL já licitou e contratou as companhias telefônicas que estão obrigadas a levar o serviço de telefonia celular com o prazo máximo até dezembro de 2015.

POLíTICA | matéria escrita em 24/04/2015 ás 18:09:00

Parlamentares visitam as embaixadas do Peru e Bolívia e discutem sobre Polos de desenvolvimento

Os deputados convidaram oficialmente o embaixador da Bolívia e do Peru para o lançamento da Frente Parlamentar Mista Brasil-Bolívia-Peru.

POLíTICA | matéria escrita em 24/04/2015 ás 17:24:00

Prefeito Mauro Nazif decreta fim do contrato com empresas de ônibus e anuncia licitação emergencial

Três Marias e Porto Velho não cumprem o contrato do transporte coletivo, reduzindo frota e colocando ônibus sucateados para atender a população. Além disso, não recolhem imposto. Por isso tiveram o contrato declarado "caduco".

POLíTICA | matéria escrita em 24/04/2015 ás 16:55:00

Maurão reúne diretores e reafirma compromisso com a legalidade

Presidente da Assembleia cobrou empenho e responsabilidade dos gestores em todos os atos.

POLíTICA | matéria escrita em 24/04/2015 ás 16:51:00

Discutidas garantias ao servidor que se aposentar

Segundo Maurão, com servidores se aposentando haverá uma redução no gasto com pessoal, abrindo espaço para a efetivação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos ativos e a abertura de concurso público.

GERAL | matéria escrita em 24/04/2015 ás 16:39:00

Vice-governador de Rondônia doa parte do salário para duas cidades do Cone Sul

Daniel Pereira vai contribuir com projeto de videomonitoramento.

POLíTICA | matéria escrita em 24/04/2015 ás 16:22:00

Aélcio da TV agradece recapeamento, mas chama atenção para periferias

Na ocasião, além do recapeamento de 27 quilômetros de ruas, também foram anunciadas outras ações que serão desenvolvidas na cidade de Porto Velho.

GERAL | matéria escrita em 24/04/2015 ás 13:23:00

Regime análogo à escravidão: Médicos residentes do HB pedem socorro ao MPT, Cremero e SRT e denunciam diretor

Eles estariam sendo submetidos à condições degradantes de trabalho pelo médico Renato Roris. A denúncia diz que os residentes são obrigados a trabalhar até 120 horas semanais, quando a lei estabelece 60 horas.

GERAL | matéria escrita em 24/04/2015 ás 12:05:00

E a Transputaria?!...

Pois a transposição está na ordem do dia... Há mais de 20 anos escuto esse lero lero... Porém, não vou dar trégua pra essa cachorra vadia...

POLíTICA | matéria escrita em 24/04/2015 ás 09:43:00

Coisas não vistas... nem feitas!!!!

Davi Nogueira

POLíTICA | matéria escrita em 24/04/2015 ás 09:40:00

Em Linhas Gerais

Gessi Taborda

GERAL | matéria escrita em 24/04/2015 ás 09:03:00

Coluna da Jussara Gottlieb - Homenagem ao General Josemar Câmara Feitosa

Clínica Marcelo Almeida completa 3 anos; Encontro de Advogados Trabalhistas da Região Norte; Hospital 9 de Julho.

CARNAVAL 2012 | matéria escrita em 23/04/2015 ás 18:55:00

Por descumprir a legislação, Justiça do Trabalho determina o fim da greve dos trabalhadores da UHE Santo Antônio

Em decorrência de não ter acontecido acordo entre as partes, o processo seguirá seu curso normal e será distribuído a um desembargador relator.

GERAL | matéria escrita em 23/04/2015 ás 18:45:00

Trabalhadores em educação aprovam proposta apresentada pelo governo

A nova contraproposta do governo, aprovada por mais de 75% da categoria, é a seguinte: - Aumento de 10% em forma de gratificação a partir de 01/04/2015 e sem prazo determinado...

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 23/04/2015 ás 18:37:00

STF decide que é legítima a divulgação de vencimentos de servidores

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, por unanimidade, que é legítima a publicação, inclusive em sítio eletrônico mantido pela Administração Pública, do nome de servidores e dos valores dos correspondentes vencimentos...

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com